Nome do Projeto
Curso de formação continuada para professores - pesquisa na escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/05/2017 - 22/11/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O curso pretende oportunizar a formação continuada do professor da Educação Básica, através dos pressupostos do Educar pela pesquisa, tendo em vista que a mera transmissão do conteúdo não garante a aprendizagem do aluno e que as inovações pedagógicas são necessárias e emergente.

Objetivo Geral

Oportunizar ao professor da Educação Básica, reflexão sobre a sua prática, incentivando seu protagonismo e de seu aluno, através da participação em um curso on line de formação continuada na perspectiva do educar pela pesquisa.

Justificativa

Tendo em vista que a mera transmissão de conteúdos não garante a aprendizagem dos educandos e sabendo que ainda a educação tradicional é a que impera dentro das escolas é mister que haja uma mudança de concepção, por parte principalmente do professor, de como conduzir seu trabalho pedagógico dentro da sala de aula. Pois o objetivo principal da educação é fazer com que o aluno aprenda. E uma das maneiras de contribuir com a mudança de concepção do professor e garantir que o aluno aprenda é através do educar pela pesquisa. Portanto, este curso on-line para professores, tem a intenção de trabalhar o educar pela pesquisa tanto teoricamente quanto na prática, propondo aos professores cursistas vídeo-aula e textos expondo a teoria dessa proposta e atividades embasadas nos pressupostos do educar pela pesquisa para serem vivenciadas em sala de aula junto dos seus alunos, promovendo assim o protagonismo tanto do professor, quanto do aluno.

Metodologia

o curso estará dividido em 5 módulos, sendo que cada um deles terá vídeo-aulas, textos para leituras e atividades práticas ou de reflexão.
1º módulo: pressupostos do educar pela pesquisa, pesquisa no aluno e no professor. Atividade de reflexão sobre educar pela pesquisa e de autoria do professor, através de produção textual desse.
2º módulo: aprofundamento referente ao educar pela pesquisa, ações do professor. Atividade de reflexão sobre sua prática em sala de aula e elaboração e execução de aulas que atendam aos pressupostos do educar pela pesquisa.
3º módulo: discussão sobre currículo. Atividade de reflexão, como deverá ser o currículo da escola para atender a proposta do educar pela pesquisa.
4º e 5º módulos: metodologias práticas que atendem aos pressupostos do educar pela pesquisa. Trabalhar com a pergunta do aluno e com Projetos de Trabalho. Os professores deverão elaborar e executar aulas que pratiquem essas duas metodologias.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, com este curso, qualificar a prática docente e as aprendizagens dos alunos da Educação Básica, proporcionando avanços na prática pedagógica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JAIANE OSTEMBERG DUMMER
JOÃO HENRIQUE FIGUEREDO DE OLIVEIRA
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ2

Página gerada em 25/04/2024 14:41:45 (consulta levou 0.120451s)