Nome do Projeto
Curso de formação continuada para professores - pesquisa na escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/05/2017 - 22/11/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O curso pretende oportunizar a formação continuada do professor da Educação Básica, através dos pressupostos do Educar pela pesquisa, tendo em vista que a mera transmissão do conteúdo não garante a aprendizagem do aluno e que as inovações pedagógicas são necessárias e emergente.
Objetivo Geral
Oportunizar ao professor da Educação Básica, reflexão sobre a sua prática, incentivando seu protagonismo e de seu aluno, através da participação em um curso on line de formação continuada na perspectiva do educar pela pesquisa.
Justificativa
Tendo em vista que a mera transmissão de conteúdos não garante a aprendizagem dos educandos e sabendo que ainda a educação tradicional é a que impera dentro das escolas é mister que haja uma mudança de concepção, por parte principalmente do professor, de como conduzir seu trabalho pedagógico dentro da sala de aula. Pois o objetivo principal da educação é fazer com que o aluno aprenda. E uma das maneiras de contribuir com a mudança de concepção do professor e garantir que o aluno aprenda é através do educar pela pesquisa. Portanto, este curso on-line para professores, tem a intenção de trabalhar o educar pela pesquisa tanto teoricamente quanto na prática, propondo aos professores cursistas vídeo-aula e textos expondo a teoria dessa proposta e atividades embasadas nos pressupostos do educar pela pesquisa para serem vivenciadas em sala de aula junto dos seus alunos, promovendo assim o protagonismo tanto do professor, quanto do aluno.
Metodologia
o curso estará dividido em 5 módulos, sendo que cada um deles terá vídeo-aulas, textos para leituras e atividades práticas ou de reflexão.
1º módulo: pressupostos do educar pela pesquisa, pesquisa no aluno e no professor. Atividade de reflexão sobre educar pela pesquisa e de autoria do professor, através de produção textual desse.
2º módulo: aprofundamento referente ao educar pela pesquisa, ações do professor. Atividade de reflexão sobre sua prática em sala de aula e elaboração e execução de aulas que atendam aos pressupostos do educar pela pesquisa.
3º módulo: discussão sobre currículo. Atividade de reflexão, como deverá ser o currículo da escola para atender a proposta do educar pela pesquisa.
4º e 5º módulos: metodologias práticas que atendem aos pressupostos do educar pela pesquisa. Trabalhar com a pergunta do aluno e com Projetos de Trabalho. Os professores deverão elaborar e executar aulas que pratiquem essas duas metodologias.
1º módulo: pressupostos do educar pela pesquisa, pesquisa no aluno e no professor. Atividade de reflexão sobre educar pela pesquisa e de autoria do professor, através de produção textual desse.
2º módulo: aprofundamento referente ao educar pela pesquisa, ações do professor. Atividade de reflexão sobre sua prática em sala de aula e elaboração e execução de aulas que atendam aos pressupostos do educar pela pesquisa.
3º módulo: discussão sobre currículo. Atividade de reflexão, como deverá ser o currículo da escola para atender a proposta do educar pela pesquisa.
4º e 5º módulos: metodologias práticas que atendem aos pressupostos do educar pela pesquisa. Trabalhar com a pergunta do aluno e com Projetos de Trabalho. Os professores deverão elaborar e executar aulas que pratiquem essas duas metodologias.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se, com este curso, qualificar a prática docente e as aprendizagens dos alunos da Educação Básica, proporcionando avanços na prática pedagógica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
JAIANE OSTEMBERG DUMMER | |||
JOÃO HENRIQUE FIGUEREDO DE OLIVEIRA | |||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 2 |