Nome do Projeto
O Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia e a criação de material didático como apoio à educação básica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
São diversas as questões que afligem a educação, mais especificamente, nas escolas de educação básica enfatizam-se a relação teoria e prática, a inovação pedagógica e a aprendizagem dos alunos. As escolas necessitam investir na inovação pedagógica, como forma de acompanhar a juventude atual em suas características emocionais, atitudinais, cognitivas, sociais e nos processos de compreensão e aprendizagem, tendo em vista as mudanças que a sociedade contemporânea apresenta nas formas de educar e compreender da juventude atual.
Manter a escola inalterada, face a tantas mudanças, nos parece ampliar a sua ineficiência como locus de produção de conhecimento e construção de cidadania. Nesse contexto, analisa-se que uma das formas de incentivar tais modificações na prática pedagógica dos professores seja através da utilização de recursos pedagógicos inovadores. Citamos, como exemplo, a produção e utilização de material didático em sala de aula a fim de favorecer a compreensão e estimular a criatividade dos alunos, possibilitando um ensino contextualizado e significativo. A que se considerar também a importância de estudos, planejamento e confecção de recursos didáticos adaptados para pessoas com deficiência, que possam constituir em suporte para as práticas e aprendizagens na educação básica. Urge superar a concepção de inclusão escolar como impossível de ocorrer devido a incapacidade de aprender dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE).
Nesse sentido, o Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia (LenciBio) da Universidade Federal de Pelotas vem desenvolvendo recursos que instrumentalizem e incentivem os licenciandos a produzirem diferentes recursos a serem implementados nas escolas, bem como atividades de pesquisa e extensão, como forma de melhorar a compreensão e socialização do conhecimento científico. Várias pesquisas apontam (Krasilchik e Marandino, 2004; Galiazzi et al 2008; Bizzo, 2009; Marandino et al 2009; Duso e Hoffmann, 2013) a importância de estratégias metodológicas diferenciadas e a necessidade de superação de aulas predominantemente expositivas, centradas na figura do professor e que priorizam a memorização.
Através das diferentes iniciativas desenvolvidas no LenciBio, preocupa-se com a formação inicial integrada e contextualizada, preparando os futuros docentes para os diversos desafios encontrados no mercado de trabalho, bem como o LenciBio se constitui também em um espaço para a realização de formação continuada de professores, oportunizando vivências e a troca de saberes entre a escola e a Universidade.
Objetivo Geral
Oportunizar aos professores da educação básica espaço para estudo, planejamento, elaboração e execução de materiais e recursos inovadores a partir das demandas observadas nas escolas públicas do Município de Pelotas;
Justificativa
Muitos professores da educação básica, embora manifestem desejo, não conseguem desenvolver ideias inovadoras que tornariam suas aulas mais criativas, inovadoras e dinâmicas, seja por falta de tempo para produção, quanto por brechas na formação. Quando se trata da produção de recursos didáticos adaptados à alunos com necessidades educativas especiais (NEE) a realidade educacional se agrava ainda mais, pois além do despreparo dos docentes para lidar com as diferentes NEEs, a infraestrutura de muitos laboratórios não auxilia no desenvolvimento de estratégias diversificadas com diferentes materiais pedagógicos que possam enriquecer a prática pedagógica do professor. No entanto, se sabe que o uso adequado de alternativas didáticas (aulas práticas, maquetes, modelos, produção de vídeos, mídias digitais entre outros materiais) pode estimular a participação, valorizar a iniciativa, os avanços coletivos e individuais e contribuir para uma melhor compreensão dos conceitos teóricos apresentados no espaço escolar.
Nesse contexto, as disciplinas de Ciências e Biologia da educação básica necessitam, na maioria das vezes, demonstrar os fenômenos biológicos, utilizando-se, para isso, de diferentes materiais. No entanto, os laboratórios de ciências das escolas, muitas vezes, são precários e os procedimentos laboratoriais precisam de materiais de elevado custo, o que inviabilizam a execução de muitas práticas. Nesse sentido, um dos objetivos deste projeto é auxiliar na adequação e substituição das atividades de laboratório através da produção de material de fácil obtenção e baixo custo. Além disso, instrumentalizar os professores da educação básica para que aprendem a desenvolver, de acordo com as características de cada deficiência, materiais adaptados que integrem os alunos com NEEs aos demais colegas e ao espaço da escola, proporcionando a compreensão do conhecimento científico.
Objetiva-se, também, oportunizar aos professores de Ciências e Biologia apropriarem-se dos conhecimentos teóricos necessários para a compreensão de que todo o recurso didático utilizado em sala de aula precisa apresentar objetivos pedagógicos claros e adequados para, efetivamente, auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem. Para isso, o LenciBio, em parceria com alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEM/UFPel) e alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas se propõe a atender estas demandas através da construção do ideário metodológico, tendo em vista a utilização das tecnologias e de recursos didáticos como atividades centrais para o ensino, tendo como espaço formativo o Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia.
Nesse contexto, as disciplinas de Ciências e Biologia da educação básica necessitam, na maioria das vezes, demonstrar os fenômenos biológicos, utilizando-se, para isso, de diferentes materiais. No entanto, os laboratórios de ciências das escolas, muitas vezes, são precários e os procedimentos laboratoriais precisam de materiais de elevado custo, o que inviabilizam a execução de muitas práticas. Nesse sentido, um dos objetivos deste projeto é auxiliar na adequação e substituição das atividades de laboratório através da produção de material de fácil obtenção e baixo custo. Além disso, instrumentalizar os professores da educação básica para que aprendem a desenvolver, de acordo com as características de cada deficiência, materiais adaptados que integrem os alunos com NEEs aos demais colegas e ao espaço da escola, proporcionando a compreensão do conhecimento científico.
Objetiva-se, também, oportunizar aos professores de Ciências e Biologia apropriarem-se dos conhecimentos teóricos necessários para a compreensão de que todo o recurso didático utilizado em sala de aula precisa apresentar objetivos pedagógicos claros e adequados para, efetivamente, auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem. Para isso, o LenciBio, em parceria com alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEM/UFPel) e alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas se propõe a atender estas demandas através da construção do ideário metodológico, tendo em vista a utilização das tecnologias e de recursos didáticos como atividades centrais para o ensino, tendo como espaço formativo o Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia.
Metodologia
O projeto será desenvolvido através de diversas ações tanto na educação básica, quanto na universidade, envolvendo: Levantamento do número de escolas públicas do Município de Pelotas que apresentam Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) considerado baixo; Levantamento da existência de laboratórios de ciências, bem como, sua qualidade, a frequência de utilização do espaço e a confecção de diferentes estratégias metodológicas adaptadas ou não voltadas para o ensino de Ciências e Biologia nas escolas identificadas com os menores Idebs em Pelotas; Levantamento, junto aos professores de Ciências e Biologia, das demandas das escolas quanto à produção de materiais pedagógicos adaptados ou não; estudo e desenvolvimento pelos professores da educação básica, com auxílio dos licenciandos e alunos de pós-graduação, de recursos pedagógicos inovadores; Socialização e aplicação de diferentes materiais didáticos adaptados ou não no Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia e publicação em formato digital.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se, através deste projeto de extensão, aprimorar a formação de professores, assim como qualificar as práticas desenvolvidas nas escolas de educação básica. A formação continuada requer aprimoramento para que, os professores compreendam a importância da inclusão escolar e da inovação pedagógica como processos necessários e fundamentais para qualificação de suas práxis e do espaço escolar, assim como a pós-graduação serve como momento de reflexão e pesquisa durante a formação continuada.
Espera-se, através dos indicadores obtidos nas escolas com Idebs baixos no Município de Pelotas, auxiliar e incentivar os professores de Ciências e Biologia a compreenderem a importância da utilização de recursos pedagógicos inovadores, assim como pensar em estratégias para a promoção da inclusão escolar.
Além disso, se espera que os professores da educação básica percebam a influência positiva que a criação e aplicação em sala de aula de materiais pedagógicos apresenta na compreensão dos conceitos científicos; que se sintam mais preparados para trabalhar com alunos com NEEs no espaço escolar; que aprendam a ter criatividade e versatilidade quando a escola não dispor de muitos recursos; que compreendam a importância da construção coletiva junto à comunidade escolar.
Espera-se, através dos indicadores obtidos nas escolas com Idebs baixos no Município de Pelotas, auxiliar e incentivar os professores de Ciências e Biologia a compreenderem a importância da utilização de recursos pedagógicos inovadores, assim como pensar em estratégias para a promoção da inclusão escolar.
Além disso, se espera que os professores da educação básica percebam a influência positiva que a criação e aplicação em sala de aula de materiais pedagógicos apresenta na compreensão dos conceitos científicos; que se sintam mais preparados para trabalhar com alunos com NEEs no espaço escolar; que aprendam a ter criatividade e versatilidade quando a escola não dispor de muitos recursos; que compreendam a importância da construção coletiva junto à comunidade escolar.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ELLEN ALDRIGHI GALARZ | |||
FRANCELE DE ABREU CARLAN | 2 | ||
LEONARDO NOGUEIRA ZANCHETTA | |||
LUCIANA HENZEL DOS SANTOS | |||
PRISCILA KRÜGER VOIGT | |||
RAQUEL LUDTKE | 2 | ||
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 2 | ||
STHÉFANI BORGES BREGUE | |||
VERÔNICA PORTO GAYER |