Nome do Projeto
Estatística na Escola
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Cada vez mais o conhecimento estatístico é requerido nas diversas situações do cotidiano. Por esta razão a escola adquire um papel fundamental na capacitação dos alunos da educação básica na compreensão de fenômenos estocásticos e suas aplicações. Ao mesmo tempo, professores de matemática relatam as suas dificuldades em desenvolver tais conteúdos. O objetivo deste projeto é identificar as demandas de professores e alunos no ensino de estatística bem como propor metodologias visando auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Para isso são propostas diversas ações as quais pretendem aproximar professores e alunos do conhecimento estatístico.

Objetivo Geral

Identificar as dificuldades na abordagem de conteúdos de Estatística no Ensino Médio, em escolas do município de Pelotas-RS e propor metodologias de suporte ao trabalho do professor.

Justificativa

A Estatística está presente no cotidiano. Contudo, muitas vezes, a Estatística não é percebida e, por esta razão, muitas informações não são compreendidas tanto no que se refere ao conteúdo quanto ao processo de obtenção das mesmas. A dificuldade em entender assuntos discutidos em livros, jornais, revistas e internet pela falta de conhecimento básico de Estatística pode gerar uma distorção na interpretação das informações e, consequentemente, na compreensão do mundo.
Devido a sua importância e interdisciplinaridade, a Estatística, segundo as normas que norteiam a educação básica, deve ser trabalhada desde as séries iniciais até o ensino médio. Contudo, muitas vezes, observa-se que os alunos ao ingressarem no ensino superior não possuem o conhecimento de Estatística necessário para perceber sua importância na assimilação e interpretação de informações que vão auxiliar, de forma significativa, na sua formação profissional. Tal fato faz que com que surjam questionamentos sobre a abordagem da Estatística na educação básica. Lopes (1999) afirma que cabe à Matemática trabalhar os conteúdos relacionados a organização de dados, leitura e interpretação de gráficos.
Neste contexto, acredita-se que uma aproximação entre as escolas de ensino médio e a universidade pode ser bastante proveitosa pois, possibilitará que se estabeleça um diálogo entre os profissionais que formam os alunos para ingressarem no ensino superior e os profissionais que recebem estes alunos e que também formam os professores da educação básica. Assim, espera-se estabelecer uma cooperação entre escolas e universidade de forma que seja possível identificar quais as dificuldades do professor ao trabalhar os conteúdos de Estatística no ensino médio e, a partir disto, propor estratégias para minimizar tais dificuldades como, por exemplo, cursos e oficinas para professores e alunos.

Metodologia

Inicialmente será feito um levantamento dos conteúdos de Estatística que precisam ser trabalhados nas escolas de ensino médio.
Em seguida, serão construídos dois instrumentos (questionários), o primeiro será aplicado aos professores visando identificar a forma de abordagem dos conteúdos de Estatística as dificuldades encontradas no processo. O segundo questionário seja aplicado aos alunos e terá como objetivo verificar a percepção dos mesmos sobre a Estatística e suas aplicações no cotidiano e na ciência.
A partir da análise dos dados dos questionários serão realizadas duas abordagens: a primeira direcionada aos professores aos quais serão oferecidas a atividades complementares de formação com carga horária de 40 h. A segunda abordagem será direcionada aos alunos, os quais terão oportunidade de “vivenciar” a Estatística em atividades interativas
Todas as atividades relacionadas à escola serão realizadas no Colégio Estadual Dom João Braga, situado na cidade de Pelotas.
Ao final do projeto será realizada a avaliação do mesmo.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: Professores de matemática da rede pública relatam uma necessidade de um suporte para o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao pensamento estocástico e suas aplicações.

Metas: Utilizando as diretrizes estabelecidas pelos PCNs, juntamente com a identificação da demanda dos professores do ensino médio, através do levantamento de dados, serão desenvolvidas atividades complementares para professores e alunos. Estas consistem em propor metodologias alternativas para trabalhar os conteúdos, como, por exemplo, aulas interativas, vídeos ilustrativos e trabalhos de pesquisa a serem desenvolvidos pelos alunos. Para os professores, serão oferecidas atividades de formação complementar visando melhor capacitar o professor para a execução das atividades em sala de aula.

Resultados esperados: Com este projeto espera-se aproximar a ciência com o cotidiano de estudantes do ensino médio. Dessa forma, acredita-se ser possível diminuir o abismo existente entre o meio acadêmico e a sociedade em geral, no que se refere a Estatística. Com isso, espera-se que o projeto seja um estímulo ao estudo e a descoberta, o que, certamente, contribuirá com a redução dos índices de reprovação e evasão tanto na escola como na Universidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELISIA RODRIGUES CORREA4
GISELDA MARIA PEREIRA4
MAICON NARDINO
MARTA OLIVEIRA GUIMARÃES
MÁRCIO FOUCHY DOMINGUES
OTTO WEREMCHUK

Página gerada em 18/04/2024 17:28:34 (consulta levou 0.142855s)