Nome do Projeto
Concertos Campestres
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/11/2017 - 21/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
O projeto consiste na preparação e execução de concertos públicos na zona rural de Pelotas, tendo como princípio a descentralização e democratização da arte e cultura, ao mesmo tempo promovendo e reforçando a identidade local, por meio do material de divulgação dos concertos, da seguinte forma. O projeto propõe uma edição (uma série de execuções de um mesmo programa de concerto, em várias localidades rurais) para cada estação do ano, sendo que o cartaz de divulgação será feito utilizando uma fotografia artística que mostre a paisagem rural pelotense e cenas da vida e das culturas locais, relativas às estações do ano - por exemplo: a floração (e poda) dos pessegueiros no inverno, os milharais no verão, etc.

Objetivo Geral

Promover e oportunizar a fruição musical, a escuta atenta de música, em comunidades rurais consideradas de difícil acesso.
Formar público e incentivar o engajamento musical nas comunidades.
Valorizar e atrair o olhar à cultura, costumes, atividades e paisagens das localidades visitadas, por meio de divulgação de fotografias no material de divulgação.

Justificativa

As comunidades rurais contam com uma tradição musical herdada dos imigrantes (alemães, pomeranos, franceses, italianos). No entanto, tal tradição se viu interrompida e atualmente a atividade musical nessas localidades consiste em bandas de baile, de forma que a audição atenta de música não está sendo sistematicamente cultivada (exceto pelas apresentações - uma por ano - promovidas pelo Festival de Música SESC Pelotas). O projeto Concertos Campestres se fundamenta nessa necessidade, posto que o engajamento musical em uma comunidade, através de concertos públicos, assim como o aprendizado e a prática em instrumentos e canto coral, fomentados pelos concertos, contribui para o enriquecimento humano, o aumento da auto-estima das pessoas e o alargamento de significado para a vida. Além disso, por meio da arte do material de divulgação, com fotos das paisagens e atividades locais, ao mesmo tempo em que se oportuniza a fruição de música nessas localidades de difícil acesso, também promove-se a sensibilização do olhar e a poetização do cotidiano.

Metodologia

Preparação, ensaios e execução pública de um programa de concerto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se despertar o interesse por mais apresentações, e estimular o engajamento musical nas comunidades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA NIEVES LAMONACA
CARLOS WALTER ALVES SOARES15
ELIANE BRUM MACHADO12
JOYCE CRUZ SILVA
MARCELO EDUARDO DE ALMEIDA
NATALIA CORDEIRO MULLER
RICARDO FERREIRA DA SILVA
TIAGO SABINO RIBAS15

Página gerada em 16/04/2024 16:01:21 (consulta levou 0.638080s)