Nome do Projeto
ConjuntuRI - Análise de Conjunturea Internacional
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/04/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto tem como objetivo incentivar a reflexão sobre temas da agenda internacional e suas interações com os planos interno, regional e local junto à população da zona sul, à comunidade local e aos alunos da rede pública de ensino médio. Para atingir este objetivo o projeto conta com três instrumentos: o programa Vozes do Mundo que será veiculado via podcasts no site do projeto; com a organização de palestras abertas à comunidade no Centro de Integração do Mercosul; e com a apresentação de ciclos de palestras junto às escolas de ensino médio da rede pública de Pelotas. Este projeto vem ganhando força e ampliando suas áreas de atuação desde sua primeira ve3rsão, em 2013. O programa Vozes do Mundo é feito de duas formas, ou por meio de entrevistas com experts no tema proposto, ou pela apresentação do tema por parte dos alunos, com a supervisão do Coordenado. As gravações têm sido feitas no estúdio da Rádio Federal FM. As palestras abertas à comunidade são organizadas em três eventos por ano, nos quais se traz algum intelectual com notório conhecimento no tema. Estas são abertas a toda a comunidade. E junto às escolas de ensino médio da rede pública de Pelotas, são apresentados ciclos de quatro palestras aos alunos de ensino médio, com vistas a contribuir para seu conhecimento de temas internacionais candentes e auxiliá-los na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Objetivo Geral

Geral:
- Difundir e promover a reflexão sobre temas da agenda internacional e suas interações com os planos interno, regional e local junto à população da zona sul, à comunidade de Pelotas e região e aos alunos de ensino médio da rede pública de Pelotas e entorno.

Específicos:
- Produzir o programa de entrevistas Vozes do Mundo;
- Organizar palestras abertas à comunidade no Centro de Integração do Mercosul;
- Apresentar ciclos de palestras junto às escolas de ensino médio da rede pública de Pelotas e entorno;
- Capacitar os alunos do curso de Relações Internacionais a atuarem nessas três frentes;
- Difundir o conhecimento acerca do campo de estudos das Relações Internacionais;
- Divulgar o curso de Relações Internacionais da UFPel junto à comunidade e aos estudantes em fase de escolha profissional.

Justificativa

O processo de ensino e aprendizagem demanda ferramental criativo, interativo e atual para que se faça sentir na formação acadêmica. Para isso, considerou-se importante a criação de um espaço para além da carga horária normal do curso, com o intuito de promover uma maior interlocução entre docentes, discentes, população, comunidade e alunos do ensino médio da rede pública de Pelotas sobre temas atuais da agenda internacional, em suas interações com os planos interno, regional e local. É nesse anseio que nasce o projeto CONJUNTURI: pontuar questões da conjuntura internacional por abordagens interdisciplinares (antropologia, economia, direito, geografia, política, sociologia, entre outras áreas afins), a partir de amplos debates, junto à população da zona sul, à comunidade em geral e aos alunos do ensino médio.

Metodologia

A metodologia para a realização do trabalho consiste na realização de reuniões semanais para a promoção do evento periódico que debaterá de forma analítica e interdisciplinar um tema em pauta na conjuntura internacional. Os temas são sugeridos por todos, sendo a seguir submetidos à votação. A metodologia prima pelo protagonismo discente e supervisão dos docentes-idealizadores do projeto, a fim de que se crie uma cultura de participação dos alunos. Os alunos participantes do projeto subdividem-se em comissões que cuidam da infra-estrutura, divulgação, protocolo e pesquisa com atribuições específicas e cronogramas próprios. A participação dos alunos nas comissões ocorre de forma rotativa, a cada duas edições, a fim de proporcionar um aprendizado das diferentes funções. O resultado do trabalho é apreciado em eventos periódicos, nos quais ocorre a exposição da pesquisa realizada pelos alunos em seguida a exposição dos painelistas e, ao final, é realizado um debate entre alunos integrantes do projeto, painelistas, professores e demais ouvintes membros da comunidade acadêmica e geral.
Realização de ciclos de 4 palestras em temas contemporâneos da área de relações internacionais, proferidas pelos próprios discentes, sob a orientação do coordenador e colaboradores docente, nas escolas públicas de ensino médio do município de Pelotas. Com essa atividade de pretende, além de reforçar o aspecto pedagógico de aprendizado de conteúdos e formas de expressão oral para os discentes, cumprir de forma cada vez mais ampla a vocação extensionista de servir a comunidade. Nesta frente de atividades a escolha dos temas a serem abordados são discutidos previamente com os professores das escolas de ensino médio a fim de suprir suas demandas.
A segunda das novas atividades é a veiculação do programa "Vozes do Mundo" na rádio. Semelhantemente, com essa atividade se pretende, além de reforçar o aspecto pedagógico de aprendizado de conteúdos e formas de expressão oral para os discentes, cumprir de forma cada vez mais ampla a vocação extensionista de servir a comunidade.

Indicadores, Metas e Resultados

A avaliação se dará pela elaboração de um relatório acerca da pesquisa dos discentes e da qualidade dos eventos promovidos pelo projeto à comunidade acadêmica e geral. Será analisada a participação dos alunos do curso de RI, dos alunos de outros cursos da Universidade e do público externo. Como avaliação será investigada se houve alguma contribuição para a compreensão conjuntural dos discentes do Curso de Relações Internacionais, buscando identificar o percentual dos alunos que participaram e que expressaram uma avaliação positiva do projeto como um todo, podendo se fazer uma plenária de avaliação ao final de cada semestre entre os docentes e discentes participantes para compilar avaliação dos mesmos.
Ademais, em cada evento nas escolas e no Centro de Integração do Mercosul serão distribuídos questionários de avaliação para os participantes a fim de serem analisados posteriormente pelos integrantes do projeto com vistas a avaliar as atividades e, eventualmente, corrigir os formatos de desenvolvimento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE SUCENA FUSCALDO
BERNARDO AVILA SIMON
CÍCERO FERNANDES CRUZ
DEVALCIR SONNEMBERG VIEIRA RIBEIRO
FABIO AMARO DA SILVEIRA DUVAL8
FERNANDA MENDONÇA VARELLA
FERNANDO BOLDRINI VARGAS
FERNANDO BOTAFOGO DE OLIVEIRA
GENARO DA SILVA RIBEIRO
LAURA POWER DE LLANO
LAÍS APARECIDA MACIEL
LUCAS DE OLIVEIRA RAMOS
MAURÍCIO DE SOUSA BARBOSA
NAIRANA KARKOW BONES
VALENTINA KLEIN PASINATTO
WILLIAM FERNANDO KELLEMANN SILVEIRA

Página gerada em 23/04/2024 12:11:22 (consulta levou 0.145834s)