Nome do Projeto
ConjuntuRI - Análise de Conjunturea Internacional
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/04/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto tem como objetivo incentivar a reflexão sobre temas da agenda internacional e suas interações com os planos interno, regional e local junto à população da zona sul, à comunidade local e aos alunos da rede pública de ensino médio. Para atingir este objetivo o projeto conta com três instrumentos: o programa Vozes do Mundo que será veiculado via podcasts no site do projeto; com a organização de palestras abertas à comunidade no Centro de Integração do Mercosul; e com a apresentação de ciclos de palestras junto às escolas de ensino médio da rede pública de Pelotas.
Este projeto vem ganhando força e ampliando suas áreas de atuação desde sua primeira ve3rsão, em 2013.
O programa Vozes do Mundo é feito de duas formas, ou por meio de entrevistas com experts no tema proposto, ou pela apresentação do tema por parte dos alunos, com a supervisão do Coordenado. As gravações têm sido feitas no estúdio da Rádio Federal FM.
As palestras abertas à comunidade são organizadas em três eventos por ano, nos quais se traz algum intelectual com notório conhecimento no tema. Estas são abertas a toda a comunidade.
E junto às escolas de ensino médio da rede pública de Pelotas, são apresentados ciclos de quatro palestras aos alunos de ensino médio, com vistas a contribuir para seu conhecimento de temas internacionais candentes e auxiliá-los na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Objetivo Geral
Geral:
- Difundir e promover a reflexão sobre temas da agenda internacional e suas interações com os planos interno, regional e local junto à população da zona sul, à comunidade de Pelotas e região e aos alunos de ensino médio da rede pública de Pelotas e entorno.
Específicos:
- Produzir o programa de entrevistas Vozes do Mundo;
- Organizar palestras abertas à comunidade no Centro de Integração do Mercosul;
- Apresentar ciclos de palestras junto às escolas de ensino médio da rede pública de Pelotas e entorno;
- Capacitar os alunos do curso de Relações Internacionais a atuarem nessas três frentes;
- Difundir o conhecimento acerca do campo de estudos das Relações Internacionais;
- Divulgar o curso de Relações Internacionais da UFPel junto à comunidade e aos estudantes em fase de escolha profissional.
- Difundir e promover a reflexão sobre temas da agenda internacional e suas interações com os planos interno, regional e local junto à população da zona sul, à comunidade de Pelotas e região e aos alunos de ensino médio da rede pública de Pelotas e entorno.
Específicos:
- Produzir o programa de entrevistas Vozes do Mundo;
- Organizar palestras abertas à comunidade no Centro de Integração do Mercosul;
- Apresentar ciclos de palestras junto às escolas de ensino médio da rede pública de Pelotas e entorno;
- Capacitar os alunos do curso de Relações Internacionais a atuarem nessas três frentes;
- Difundir o conhecimento acerca do campo de estudos das Relações Internacionais;
- Divulgar o curso de Relações Internacionais da UFPel junto à comunidade e aos estudantes em fase de escolha profissional.
Justificativa
O processo de ensino e aprendizagem demanda ferramental criativo, interativo e atual para que se faça sentir na formação acadêmica. Para isso, considerou-se importante a criação de um espaço para além da carga horária normal do curso, com o intuito de promover uma maior interlocução entre docentes, discentes, população, comunidade e alunos do ensino médio da rede pública de Pelotas sobre temas atuais da agenda internacional, em suas interações com os planos interno, regional e local. É nesse anseio que nasce o projeto CONJUNTURI: pontuar questões da conjuntura internacional por abordagens interdisciplinares (antropologia, economia, direito, geografia, política, sociologia, entre outras áreas afins), a partir de amplos debates, junto à população da zona sul, à comunidade em geral e aos alunos do ensino médio.
Metodologia
A metodologia para a realização do trabalho consiste na realização de reuniões semanais para a promoção do evento periódico que debaterá de forma analítica e interdisciplinar um tema em pauta na conjuntura internacional. Os temas são sugeridos por todos, sendo a seguir submetidos à votação. A metodologia prima pelo protagonismo discente e supervisão dos docentes-idealizadores do projeto, a fim de que se crie uma cultura de participação dos alunos. Os alunos participantes do projeto subdividem-se em comissões que cuidam da infra-estrutura, divulgação, protocolo e pesquisa com atribuições específicas e cronogramas próprios. A participação dos alunos nas comissões ocorre de forma rotativa, a cada duas edições, a fim de proporcionar um aprendizado das diferentes funções. O resultado do trabalho é apreciado em eventos periódicos, nos quais ocorre a exposição da pesquisa realizada pelos alunos em seguida a exposição dos painelistas e, ao final, é realizado um debate entre alunos integrantes do projeto, painelistas, professores e demais ouvintes membros da comunidade acadêmica e geral.
Realização de ciclos de 4 palestras em temas contemporâneos da área de relações internacionais, proferidas pelos próprios discentes, sob a orientação do coordenador e colaboradores docente, nas escolas públicas de ensino médio do município de Pelotas. Com essa atividade de pretende, além de reforçar o aspecto pedagógico de aprendizado de conteúdos e formas de expressão oral para os discentes, cumprir de forma cada vez mais ampla a vocação extensionista de servir a comunidade. Nesta frente de atividades a escolha dos temas a serem abordados são discutidos previamente com os professores das escolas de ensino médio a fim de suprir suas demandas.
A segunda das novas atividades é a veiculação do programa "Vozes do Mundo" na rádio. Semelhantemente, com essa atividade se pretende, além de reforçar o aspecto pedagógico de aprendizado de conteúdos e formas de expressão oral para os discentes, cumprir de forma cada vez mais ampla a vocação extensionista de servir a comunidade.
Realização de ciclos de 4 palestras em temas contemporâneos da área de relações internacionais, proferidas pelos próprios discentes, sob a orientação do coordenador e colaboradores docente, nas escolas públicas de ensino médio do município de Pelotas. Com essa atividade de pretende, além de reforçar o aspecto pedagógico de aprendizado de conteúdos e formas de expressão oral para os discentes, cumprir de forma cada vez mais ampla a vocação extensionista de servir a comunidade. Nesta frente de atividades a escolha dos temas a serem abordados são discutidos previamente com os professores das escolas de ensino médio a fim de suprir suas demandas.
A segunda das novas atividades é a veiculação do programa "Vozes do Mundo" na rádio. Semelhantemente, com essa atividade se pretende, além de reforçar o aspecto pedagógico de aprendizado de conteúdos e formas de expressão oral para os discentes, cumprir de forma cada vez mais ampla a vocação extensionista de servir a comunidade.
Indicadores, Metas e Resultados
A avaliação se dará pela elaboração de um relatório acerca da pesquisa dos discentes e da qualidade dos eventos promovidos pelo projeto à comunidade acadêmica e geral. Será analisada a participação dos alunos do curso de RI, dos alunos de outros cursos da Universidade e do público externo. Como avaliação será investigada se houve alguma contribuição para a compreensão conjuntural dos discentes do Curso de Relações Internacionais, buscando identificar o percentual dos alunos que participaram e que expressaram uma avaliação positiva do projeto como um todo, podendo se fazer uma plenária de avaliação ao final de cada semestre entre os docentes e discentes participantes para compilar avaliação dos mesmos.
Ademais, em cada evento nas escolas e no Centro de Integração do Mercosul serão distribuídos questionários de avaliação para os participantes a fim de serem analisados posteriormente pelos integrantes do projeto com vistas a avaliar as atividades e, eventualmente, corrigir os formatos de desenvolvimento.
Ademais, em cada evento nas escolas e no Centro de Integração do Mercosul serão distribuídos questionários de avaliação para os participantes a fim de serem analisados posteriormente pelos integrantes do projeto com vistas a avaliar as atividades e, eventualmente, corrigir os formatos de desenvolvimento.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE SUCENA FUSCALDO | |||
BERNARDO AVILA SIMON | |||
CÍCERO FERNANDES CRUZ | |||
DEVALCIR SONNEMBERG VIEIRA RIBEIRO | |||
FABIO AMARO DA SILVEIRA DUVAL | 8 | ||
FERNANDA MENDONÇA VARELLA | |||
FERNANDO BOLDRINI VARGAS | |||
FERNANDO BOTAFOGO DE OLIVEIRA | |||
GENARO DA SILVA RIBEIRO | |||
LAURA POWER DE LLANO | |||
LAÍS APARECIDA MACIEL | |||
LUCAS DE OLIVEIRA RAMOS | |||
MAURÍCIO DE SOUSA BARBOSA | |||
NAIRANA KARKOW BONES | |||
VALENTINA KLEIN PASINATTO | |||
WILLIAM FERNANDO KELLEMANN SILVEIRA |