Nome do Projeto
SESC-UFPEL: perspectivas artísticas, científicas e culturais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
13/09/2017 - 12/09/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
Projeto para o desenvolvimento de ações e, consequentes, atividades da UFPEL realizadas em parceria com o SESC. A partir do Termo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural assinado com o SESC, setembro de 2017, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura propõe, através do seu projeto de Extensão SESC-UFPEL: perspectivas arísticas, científicas e culturais, oferecer à comunidade acesso e participação dos seus projetos realizados com o SESC, potencializando a interação, qualificando-se como instituição, formando público às àreas que atende e impulsionando a produção e a inovação tecnológica.

Objetivo Geral

A partir da execução de oficinas, workshops, seminários, comunicações, intervenções artisticas culturais busca capacitação técnica, artísticas e culturais das potencialidades da comunidade discente, docente e tecnica-administrativa da UFPEL a partir da interação com a comunidade.

- formação musical;
- gerar cultura e formação de público para a música.
- incentivar as expressões populares;
- valorizar o cidadão em idade escolar;

Justificativa

A Música, como fenômeno universal, é a linguagem que todos os seres humanos entendem. É o traço mais expressivo de união entre os povos (BANDEIRA, 2008), é forma de expressão humana mais completa. Nela, e através dela, o sujeiito, independente de idade, coloca todas as suas emoções, sensações e percepções em relação a si mesmo e ao mundo (BANDEIRA, 2008).

Possui a potencialidade de unir povos com propósitos sócio-culturais.

Com a proposta de apresentar a diversidade da produção musical produzida pela UFPEL, em seus âmbitos acadêmicos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando a promoção, circulação e a formação de público para as manifestações artísticas culturais, a presente proposta justifica-se pela, consequentemente, integração entre músicos e sociedade. A realização de tal projeto surgiu da experiência com o 8 Festival Internacional SESC de Música. As expressão das potencialidades dos recursos humanos da UFPEL, com a parceria da equipe do SESC, configurará um conjunto de ações artísticas e culturais envolvendo a comunidade dentro do conceito de circuitos culturais, caracterizados pela sua mobilidade, descentralização e multiplicidade em suas articulações e interdependências.

Metodologia

Propõe-se como estratégia metodológica a aplicação e o desenvolvimento do conceito de trama cultural. Um conceito que se define pela oposição, direcionando e redirecionando os significados e significantes culturais na sua relação de proximidade com a vida e com a estética da existência na qual a diferença se afirma como um modo de ser aliado ao sensível. A estratégia metodológica segue pela metáfora da trama sendo coerente com os trabalhos que se vem desenvolvendo na Universidade Federal de Pelotas em parceria com o SESC identificando os traços desta singularidade.

Em síntese:
1. Identificação das ações/atividades;
2. Formação dos agentes/ministrantes/mediadores;
3. Cronograma das atividades;
4. Inscrições de interessados;
5. Execução das atividades;
6. Relatório.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores
- Festival Internacional SESC de Música.

Metas
- Apresentações musicais, seminários e cursos de extensão.

Resultados
- Qualificação e integração dos envolvidos.

Página gerada em 20/10/2019 05:59:28 (consulta levou 0.116136s)