Nome do Projeto
PET Stop da Saúde
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/06/2017 - 23/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O \"PET-STOP da saúde\" foi idealizado pelo PET-ESEF/UFPel com o intuito de prestar serviços a comunidade em geral relativos aos cuidados básicos com a saúde, tais como: verificação de pressão arterial e frequência cardíaca, avaliação antropométrica (medida de dobras cutâneas e perímetros corporais), cálculo do índice de massa corporal (IMC) e relação cintura-quadril (RCQ), entrega de material de leitura (folders informativos), orientação quanto a prática de atividades e exercícios físicos, e controle alimentar. Tais serviços serão disponibilizados a população em diferentes pontos estratégicos (locais caracterizados como de grande circulação de pessoas e potencial para a prática de atividades físicas - como praças e avenidas equipadas com ciclovias e pistas de caminhada/corrida.

Objetivo Geral

Verificar a pressão arterial e frequência cardíaca, avaliar os parâmetros antropométrica (medida de dobras cutâneas e perímetros corporais), calcular o índice de massa corporal (IMC) e a relação cintura-quadril (RCQ), e orientar a população sobre a prática de atividades e exercícios físicos, e controle alimentar.

Justificativa

Os espaços públicos são locais gratuitos onde a população pode desenvolver a prática de atividades físicas. Apesar dessa gratuidade, esses locais não contam com profissionais da área de saúde e atividade física que consigam avaliar parâmetros de saúde dos praticantes, bem como auxiliá-los a rever, quando necessário, a execução de suas atividades. A universidade pode e deve prestar serviço a população na qual está inserida como forma de realizar a aproximação dos ensinamentos acadêmicos as necessidades dos indivíduos. Com esse intuito, acadêmicos do curso de Educação Física participantes do Programa de Educação Tutorial da ESEF vão a campo tentando preencher tal necessidade.

Metodologia

O evento terá a duração de um dia e será realizado trrimestralmente.Contará com a participação de todos os petianos do grupo, que se dividirão entre as funções de: verificação de pressão arterial e frequência cardíaca, avaliação antropométrica (medida de dobras cutâneas e perímetros corporais), cálculo do índice de massa corporal (IMC) e relação cintura-quadril (RCQ), entrega de material de leitura (folders informativos), orientação quanto a prática de atividades e exercícios físicos, e controle alimentar. Tais serviços serão disponibilizados a população em diferentes pontos estratégicos (locais caracterizados como de grande circulação de pessoas e potencial para a prática de exercícios físicos - como praças e avenidas e pistas de caminhada e corrida.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, a longo prazo, que o projeto apresente resultados positivos relativos a promoção da saúde na
cidade de Pelotas. Tal verificação será efetuada, considerando-se as próximas edições do evento, através da
coleta dos dados dos participantes da intervenção. Tais informações serão disponibilizadas aos membros do grupo auxiliando na elaboração de pesquisas e trabalhos que possam ter seus resultados apresentados à comunidade científica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRENDA DE PINHO BASTOS
CHRISTINE VIEIRA SPIEKER1
FELIPE GUSTAVO GRIEP BONOW
ITALO FONTOURA GUIMARÃES
JULIANA DIEL DE ARRUDA
JULIE HELLEN DE BARROS DA CRUZ
KAROLINE DA SILVA DUARTE
LORENA RODRIGUES SILVA
LUCAS DE SOUZA RAUGUST
MARCELO COZZENSA DA SILVA1
RAFAELA CESTITO PEREIRA DA SILVA
RITA DE CÁSSIA PANIZ BOTELHO
RÚBIA DA CUNHA GORZIZA GARCIA
VINICIUS GUADALUPE BARCELOS OLIVEIRA

Página gerada em 28/03/2024 06:52:58 (consulta levou 0.144889s)