Nome do Projeto
Colóquio - Teatros do Real: documentos, memórias, afetos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
17/07/2017 - 16/10/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes cênicas
Resumo
O Colóquio "Teatros do Real: documentos, memórias, afetos" pretende discutir uma vertente extremamente importante e atual do teatro realizados neste início do século XXI, aquela que incorpora em sua dramaturgia elementos, fatos e documentos retirados diretamente da realidade, tensionando os imites entre real e ficção. O evento faz parte do projeto de pesquisa "O Ator e o teatro contemporâneo: Atuação e Dramaturgias", coordenado pelo professor Daniel Furtado Simões da Silva, que estuda as relações entre o trabalho do ator e as dramaturgias contemporâneas, com foco naquelas que transitam entre a ficção e o real. A pesquisa visa investigar e descrever a metodologia de trabalho do ator no teatro que é realizado neste início de século XXI, detendo-se naquelas dramaturgias que exploram tanto a desconstrução da narrativa dramática, quanto a performatividade do ator, questionando a maneira tradicional de atuação e rompendo limites entre o ficcional e o não-ficccional. Partimos da observação dos desdobramentos ocorridos na dramaturgia teatral a partir do último quartel do século XX, não só como texto, mas como cena repetidamente atualizada diante do espectador, e de como isso se refletiu e se reflete na maneira como o ator concebe e executa o seu trabalho, tanto em cena como em sala de ensaio. O Colóquio será realizado entre os dias 05 e 07 de outubro, e está sendo organizado pelo professor Daniel Furtado e por Davi Giordano, ex-professor da UFPel e atualmente doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e contará com a presença de Patrícia Fagundes, professora da UFRGS, Pamela Brownell, doutora pela Universidade de Buenos Aires, Gabriela Lírio, professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Desirée Pessoa, diretora do Grupo Neelic – Teatro e Performance, ex-professora da UFPel e doutoranda em Teatro pela UFRGS. O programa do colóquio será constituído de oficinas, mesas-redondas e apresentações artísticas, e ocorrerá nas dependências do Centro de Artes da UFPel.

Objetivo Geral

O colóquio pretende trazer para a UFPel, Pelotas e região uma discussão central em grande parte do teatro contemporâneo, que envolve o questionamento da ficcionalidade que é intrínseca ao evento teatral, e o tensionamento entre o Real e Ficção.
Temos como principais objetivos:
- Discutir a relação entre teatralidade e ficcionalidade, observando como estes aspectos se apresentam num contexto que rompe com a dramaturgia tradicional, fundada na capacidade de criar um tempo e um universo ficcionais sem relação com o momento do evento teatral;
- Discutir o caráter de evento (“eventness”) que esse teatro apresenta, incorporando o risco, trabalhando acentuadamente com a performatividade do ator, e incorporando a plateia no aqui-agora do espetáculo;
- Discutir a incorporação de documentos e elementos autobiográficos na dramaturgia desses espetáculos;
- Discutir a presença de não-atores no espetáculo, e a ficcionalização que o “enquadramento teatral” proporciona.

Justificativa

Nos primórdios do século XXI, a dramaturgia teatral se apresenta em constante transformação, incorporando diversos elementos e procedimentos advindos da Performance Art. Desde o último quartel do século XX este processo vem tensionando os limites do teatro, do personagem ficcional, da narrativa teatral e das relações que são criadas entre atores e espectadores. Essa forma de conceber e fazer teatro, teorizada por pensadores como Hans-Thies Lehmann (que o denomina de Teatro Pós-Dramático) e Josette Féral (Que, numa visada diferente, prefere chamá-lo de Teatro Performativo), incorpora e lida com elementos extraídos diretamente da realidade, daí a denominação de Teatros do Real. Título de um livro publicado em 1998 por Maryvone Saison, as práticas cênicas englobadas por esta denominação não se apóiam apenas no documental, mas buscam questionar a conversão do real em signo e em elemento narrativo, analisando suas imbricações com a ficção e questionando os limites entre ambos. Como diz José Sánchez “Não se trata de mostrar a possibilidade de apresentar o real prescindindo de qualquer construção, senão de mostrar que a incorporação da composição formal ou inclusive da ficção ao tratamento visual e narrativo do verdadeiro não tem porque acabar ocultando-o”.
A imbricação entre ficção, autobiografia e documentário não apenas se apresenta como recorrente no teatro que é feito nos dias de hoje. A compreensão dos seus fundamentos e da forma como ela vem transformando tanto o trabalho do ator quanto a construção dramatúrgica, é de extrema relevância para todos os profissionais, professores e estudiosos envolvidos no processo de criação e recepção teatral.

Metodologia

O colóquio ocorrerá entre 05 e 07 de outubro e envolverá oficinas, mesas-redondas, debates e apresentações artísticas.
No dia 05/10 será realizada a oficina Performance e Auto-Ficção, ministrada por Davi Giordano. Nos dias 06 e 07 de outubro serão realizadas as mesas-redondas Auto-ficção e Memórias e Autobiografia, Documentos e Procedimentos Criativos com a presença de Davi Giordano, ex-professor da UFPel e atualmente doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Patrícia Fagundes, professora da UFRGS, Pamela Brownell, doutora pela Universidade de Buenos Aires, Gabriela Lírio, professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Desirée Pessoa, diretora do Grupo Neelic – Teatro e Performance, ex-professora da UFPel e doutoranda em Teatro pela UFRGS.
Nos dias 06 e 07 de outubro serão realizadas apresentações artísticas, a serem definidas.

Indicadores, Metas e Resultados

Além da presença dos alunos do curso de Licenciatura em Teatro da UFPel, esperamos contar com a presença de artistas e pesquisadores em Artes Cênicas de Pelotas e da região.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DA SILVA MEIRA COTRIM
CARLA SILVA ARAÚJO
DANIEL FURTADO SIMOES DA SILVA8
DAVI FREIRE GIORDANO
DESIREE GOMES DA VEIGA PESSOA
EVELIN CRISTINE SUCHARD AIRES
JOÃO MATHEUS PASSOS GUELSI
THALLES ECHEVERRY FEIJÓ

Página gerada em 25/04/2024 14:15:15 (consulta levou 0.136440s)