Nome do Projeto
Semana Animada
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 31/10/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Cultura
Linha de Extensão
Artes integradas
Resumo
A SEMANA ANIMADA é um evento organizado e realizado por professores e, principalmente, pelos estudantes do curso Cinema de Animação da UFPel. Sua programação tem como foco atividades que fomentam a divulgação de conhecimentos, projeção de filmes (curadoria realizada e cedida pela Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA) e experimentação com oficinais sobre especificidades do "fazer animação". O público principal deste evento são as mais diversas pessoas interessadas pela animação, quer seja estudantes (nível fundamental, médio e superior), bem como a comunidade geral.

Objetivo Geral

Promover atividades de divulgação e experimentação sobre o universo do que tem sido feito e de quem faz produtos audiovisuais animados em âmbito nacional e internacional.

Justificativa

O curso Cinema de Animação (UFPel) existe desde 2010 e é um diferencial em termos de instituição educacional federal em nível superior. No contexto nacional atual, este curso existe somente em três universidades (UFPel, UFMG e UFSC). Desde 2010 realizávamos, como projeto de extensão, o evento "Dia Internacional da Animação" (DIA) que é uma data comemorativa promovida por mostra de filmes com duas sessões (infantil e adulta) no dia 28 de outubro. Este material é organizado e distribuído, anualmente, pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Desde 2015 percebemos a necessidade de ampliar este evento. Assim surgiu a SEMANA ANIMADA com atividades próximas da data de 28 de outubro sempre destacando a participação de pessoas que fazem filmes de animação para que o público em geral possa, além de assistir os filmes, compreender como eles são feitos, ou ainda, dados sobre este mercado de trabalho, bem como o curso (bacharelado) de formação que temos na UFPel.

Metodologia

O evento SEMANA ANIMADA se desenvolve em três meses:
:: PLANEJAMENTO (01 de agosto a 20 de outubro):
. início em 01 de agosto;
. confirmação de pré-reservas das datas/locais (23 a 28 de outubro);
. definição da planilha de programação;
. convite dos palestrantes/oficineiros;
. materiais e espaços de divulgação (redes sociais, visitas a escolas, cartazes)
. confecção da ficha de avaliação a ser entregue na saída das atividades
. REALIZAÇÃO (23 a 28 de outubro): realização das atividades entre os turnos da manhã, tarde e/ou noite
. ENCERRAMENTO (29 a 31 de outubro): avaliação e relatório

Indicadores, Metas e Resultados

Como instrumento de avaliação para as atividades propostas, será entrega uma ficha de avaliação quando estiver chegando ao final de cada turno das atividade da programação. Inicialmente haverá espaço para a pessoa escrever o nome da atividade que estava participando e após haverá a pergunta "esta atividade atendeu a sua expectativa de aprendizado?" As opções de resposta serão: a) foi acima das minhas expectativas; b) foi dentro do esperado; c) foi abaixo do esperado; d) deixe seu comentário (ele é muito importante para nós):

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE LUIS PORTO MACEDO4
CARLA SCHNEIDER3
EMMANUELLE SCHIAVON MELGAREJO
GISSELE AZEVEDO CARDOZO3
JEFFERSON E SILVA NASCIMENTO
LUANA BIAGIONE CARVALHO SANTA ROSA
MURILO DA COSTA JARDIM
RAMONA BACKES KRÜGER

Página gerada em 23/04/2024 15:53:22 (consulta levou 0.150113s)