Nome do Projeto
IV Congresso de Extensão e Cultura
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
31/07/2017 - 29/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
É um dos Congressos que ocorrerão dentro da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, relacionadas aos eixos dominantes da extensão universitária e cultura da UFPel. Além de congregar a comunidade extensionista da UFPel, realizará o registro das ações concomitantes, intensificando o diálogo entre os diversos agentes da extensão universitária. Oportunizará o registro da produção extensionista (Anais), a divulgação da Coleção Extensão e Sociedade, o convívio com a produção artística dos discentes e das unidades e o intenso diálogo com o ensino e a pesquisa.

Objetivo Geral

Dar continuidade ao Congresso de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, ajustando-o ao contexto contemporâneo da crise social do país.
Trazer à luz da discussão os conflitos que o confronto dos saberes acadêmicos e populares promovem, fomentando as discussões reflexivas e analíticas, inerentes ao esforço de compreensão dos fênomenos sociais da contemporaneidade.

Justificativa

A Semana Integrada das dimensões acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas inscreve-se em uma trajetória que pode ser entendida como a decisão institucional por formar o estudante com a plena competência para o exercício da sua profissão de modo amplo e integrado à realidade social. No que tange, especificamente à Extensão e Cutura, a reunião e divulgação do que produz a dimensão extensionista da Universidade e o confronto entre esta produção com a de outras instituições é uma circunstância desejável para que se observe e avalie a amplitude das atuais competências existentes para tratar da realidade social a partir do conhecimento acadêmcio. Desse modo, o Congresso de Extensão, na sua quarta edição, busca aproximar os agentes da Extensão Universitária, promover o conhecimento da produção interna, intensificar as possibilidades de estabelecimento de parcerias, estimular o interesse dos estudantes por estas práticas e evidenciar os conflitos que surgiram ou persistiram ao longo de uma longa e diversa trajetória da extensão local. Justifica-se, também, pelo fato de que durante a Semana Integrada, o calendário assume a ocorrência dos congressos, possibilitando que a maior mostra do conhecimento produzido na UFPel, a partir das dimensões acadêmicas, conflua desejavelmente para as discussões que pautam a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e o cumprimento da missão social da universidade na essencial ação transformadora da realidade.

Metodologia

Eventos organizados dentro da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, contemplando as vertentes definidoras da política extensionista da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. A cada vertente, corresponde uma ação: 1. Congresso de Extensão e Cultura: divulgação e debate dos resultados dos projetos e ações cadastrados, na forma de sessões de apresentação de debates organizadas por temas que reúnem projetos de diferentes áreas da extensão e com a presença de coordenadores-debatedores. 2. Encontro de estudantes extensionistas: mostra de trabalhos em forma de posters e bancas com a presença dos estudantes com vistas à troca de experiências. 3. Encontro do Fórum Social: reunião ampliada com apresentação das iniciativas realizadas durante o ano. 4. Atividades culturais: de diferentes naturezas, predominando a apresentação de estudantes de diferentes modalidades artísticas, visita aos museus, exposições etc. 5. Lançamento dos Anais do CEC e do primeiro volume da Coleção Extensão e Sociedade.

Indicadores, Metas e Resultados

Número de trabalhos submetidos para o CEC - espera-se que o resultado seja próximo a 80% dos projetos e ações cadastrados no Sistema Unificado.
Número de resumos expandidos publicados nos Anais: para a publicação, os resumos devem atender a critérios de conteúdo e apresentação. Espera-se atingir 20% a mais do publicado em 2016.
Número de colaboradores debatedores: Espera-se atingir 20% a mais do disponível em 2016.
Número de parceiros externos: Espera-se atingir 80% dos integrantes do Fórum Social.
Número de apresentações culturais: Espera-se promover uma apresentação por dia.
Número de alunos envolvidos: Espera-se envolver diretamente no Encontro de Estudantes, ao menos 200 alunos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE REGIANE DE JESUS MOTA
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE
ANA CAROLINA OLIVEIRA NOGUEIRA2
ANDREA LACERDA BACHETTINI2
ANDRÉIA SKUPIEN BIANCHINI
CARLA SILVA ARAUJO
CAROLINE DOS SANTOS TABELIÃO
DENILSON COSSERES FERREIRA
EDUARDO MENDES
ELIAS LISBOA DOS SANTOS2
FELIPE DANIEL RIBEIRO
FERNANDA KEIKO MIKI DA COSTA
FRANCISCA FERREIRA MICHELON2
FREDERICO DA ROSA BLANK
JARDEL DA SILVA MOURA
JAYNE SOUZA PEIXINHO
JOAO FERNANDO IGANSI NUNES2
JOICE VIEIRA SOARES
JÉSSICA ARENA BANDEIRA
JÉSSICA CAMPOS DAS NEVES FARIA
KEVIN BORGES GARCIA
LISIANE GASTAL PEREIRA
LUCAS PEREZ FONTOURA
LUIZA DA SILVA SOUZA
Lucas Lobo Pouey
MARLENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA
MATEUS SCHMECKEL MOTA2
MATHEUS BLAAS BASTOS2
NADIA NAJARA KRUGER ALVES2
NATHANIEL DA CUNHA PEREIRA
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL2
PEDRO MATHEUS
RAFAEL EVANGELISTA DE SOUSA
RAPHAEL HENRIQUE DO ROSARIO GONCALVES
RENILDO FRANCISCO DA SILVA JUNIOR
ROSE MERI SANTOS DA SILVA2
ROSINEI SILVA SANTOS
TAIS ULLRICH FONSECA2
THAMISA RAMOS FLORES DOS SANTOS2
VINÍCIUS CAMARGO ZIENTARSKI2
VITOR GOVEIA RECHIA
YADNI DA SILVA CABRAL

Página gerada em 23/10/2019 10:08:11 (consulta levou 0.153495s)