Nome do Projeto
Odontologia e o espectro autista
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 01/08/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Pessoas com deficiências incapacidades, e necessidades especiais
Resumo
O portador do espectro autista tem m mundo só seu, cria sua realidade e sente de formas genuinamente diferentes. Isso o torna um ser autentico, autenticidade esta classificada como um comportamento natural, genuíno, próprio, com as características específicas para cada gênero. Tal comportamento desenvolve-se na infância e faz parte de um grupo de condições psiquiátricas denominado Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) . É uma síndrome que está presente desde o nascimento e se manifesta antes dos trinta meses, na existe deficiência nas respostas aos estímulos visuais, auditivos e fala ausente ou deficiente. Com a finalidade de promover saúde bucal este projeto propõe a partir de observações e análise uma forma de contribuir para a Promoção de Saúde Bucal destes pacientes bem como a Prevenção da doença cárie. Está previsto atividades de higiene bucal com os pacientes e capacitação do grupo familiar e dos cuidadores com este propósito. Ainda, produção de uma cartilha orientando a higienização oral destes pacientes.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
Promover a saúde bucal e prevenir doenças bucais em pacientes portadores do espectro autista de diferentes faixas etárias.

Objetivos Específicos:
Conhecer as dificuldades enfrentadas por familiares e cuidadores em realizar a higiene oral;
Apresentar maneiras mais eficientes e eficazes e menos estressantes para a realização da higiene oral;
Elaborar uma cartilha orientando a higiene oral para grupo familiar e cuidadores.

Justificativa

A partir do apresentando acima, e conhecedores de que este paciente necessita de cuidados especiais, e considerando ainda que no curso de Odontologia a presença deste pacientes não acontece, procuramos, para desenvolver este estudo, o Centro de Atenção ao Autista Dr. Danilo Rolim, na cidade de Pelotas/RS. Importante lembra que na realidade do exercício da profissão de Cirurgião Dentista este deverá acolher estes pacientes visando atendimentos mais efetivos e ações menos desgastantes e estressante e menos traumáticas aos autistas, seus familiares e cuidadores.

Metodologia

Após contemplados todos os trâmites burocráticos junto à Instituição dr. Danilo Rolim os familiares e/ou cuidadores serão entrevistas e responderão ao um questionário onde poderão manifestar as dificuldades que encontram para o desempenho da higiene oral do paciente. Concomitante serão organizadas rodas de conversa para esses pais e/ou cuidadores troquem experiências de cuidados com as dificuldades encontradas. Também será realizada a escovação supervisionada, com duração de no máximo 10 minutos, com cada paciente , ou de acordo com o tempo de tolerância de cada um. A partir dos dados coletados e embasados em literatura científica, elaborar uma cartilha para orientar a higiene oral.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: não existe nenhum acadêmico de odontologia desenvolvendo atividade neste local. A partir deste projeto a proposta é de dar continuidade e tornar esta atividade rotineira.
Pretende-se executar a escovação supervisionada em todos os pacientes do centro Dr. Danilo Rolim.
Elaboração da cartilha a partir do conhecimento das reais necessidades destes pacientes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA DE MELLO PORCIUNCULA
ANA PAULA BARCELOS LACERDA
ANNA CAROLINA PERES BRASIL
BRUNA TAUBE DA SILVA
ELISABETE KASPER6
HAIESCA MARIN SIQUEIRA
LIZANDRA PICCOLI KUTSCHER
MARIANA DORNELES DOS REIS

Página gerada em 24/04/2024 01:02:34 (consulta levou 0.131053s)