Nome do Projeto
II Seminário Integrador Obeduc-Pacto: formação de professores, leitura e escrita no ciclo de alfabetização
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
25/09/2017 - 29/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
O II SEMINÁRIO INTEGRADOR OBEDUC-PACTO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LEITURA E ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO é uma promoção do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFPel, coordenado por pesquisadoras e estudantes vinculadas ao grupo de Pesquisa GEALE (Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita) e CIC (Crianças, Infâncias e Culturas). Trata-se de evento que socializará atividades de formação, estudo e pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto Observatório da Educação/CAPES: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Formação continuada de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo inicial de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)
Objetivo Geral
Socializar e aprofundar pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto Obeduc-Pacto/CAPES, visualizando possibilidades de investigação e de qualificação do trabalho pedagógico conduzido no âmbito das escolas-parceiras.
Justificativa
A realização do II Seminário Integrador Obeduc-Pacto/CAPES, justifica-se em razão de:
- atender aos objetivos do projeto de pesquisa financiado no âmbito do programa Observatório da Educação;
- fortalecer e intensificar práticas de formação de professores das escolas-parceiras e demais escolas das redes de ensino da cidade de Pelotas e região;
- socializar resultados de pesquisas desenvolvidas ao longo do exercício do projeto;
- contribuir com a melhoria dos processos de ensino da escrita e da leitura no ciclo de alfabetização, socializando conhecimentos produzidos no âmbito do projeto.
- atender aos objetivos do projeto de pesquisa financiado no âmbito do programa Observatório da Educação;
- fortalecer e intensificar práticas de formação de professores das escolas-parceiras e demais escolas das redes de ensino da cidade de Pelotas e região;
- socializar resultados de pesquisas desenvolvidas ao longo do exercício do projeto;
- contribuir com a melhoria dos processos de ensino da escrita e da leitura no ciclo de alfabetização, socializando conhecimentos produzidos no âmbito do projeto.
Metodologia
a estrutura do seminário é composta por:
- três momentos de palestras, ministradas por pesquisadores de renome no campo da formação de professores e dos estudos sobre leitura e escrita nos anos iniciais.
- quatro seções denominados Painel de Pesquisas, momento no qual serão apresentadas resultados de pesquisas realizadas no âmbito do projeto Obeduc-Pacto. Cada apresentador terá até 20 minutos para a apresentação e, ao final, serão destinados 40 minutos para debate ao final da seção. Cada seção contará com a participação de professores convidados para atuar como debatedor)
- uma seção de relatos de experiências: professores das redes de ensino poderão submeter resumo de experiência de ensino desenvolvida, que será avaliado por equipe constituída pelos bolsistas de educação básica, de pós-graduação e pesquisadores do Projeto Obeduc-Pacto.
- três momentos de palestras, ministradas por pesquisadores de renome no campo da formação de professores e dos estudos sobre leitura e escrita nos anos iniciais.
- quatro seções denominados Painel de Pesquisas, momento no qual serão apresentadas resultados de pesquisas realizadas no âmbito do projeto Obeduc-Pacto. Cada apresentador terá até 20 minutos para a apresentação e, ao final, serão destinados 40 minutos para debate ao final da seção. Cada seção contará com a participação de professores convidados para atuar como debatedor)
- uma seção de relatos de experiências: professores das redes de ensino poderão submeter resumo de experiência de ensino desenvolvida, que será avaliado por equipe constituída pelos bolsistas de educação básica, de pós-graduação e pesquisadores do Projeto Obeduc-Pacto.
Indicadores, Metas e Resultados
Socialização dos resultados de pesquisa;
Participação de estudantes do curso de Pedagogia e da pós-graduação em Educação da UFPEL;
Participação de professores dos anos iniciais da rede de ensino pública do município de Pelotas e Capão do Leão;
Fortalecimento das ações de formação com a rede municipal de ensino de Pelotas.
Participação de estudantes do curso de Pedagogia e da pós-graduação em Educação da UFPEL;
Participação de professores dos anos iniciais da rede de ensino pública do município de Pelotas e Capão do Leão;
Fortalecimento das ações de formação com a rede municipal de ensino de Pelotas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA RUTH MORESCO MIRANDA | 3 | ||
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 2 | ||
ARITA MENDES DUARTE | |||
CARMEN REGINA GONÇALVES FERREIRA | |||
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL | |||
EDGAR ROBERTO KIRCHOF | |||
EDSON PONICK | 2 | ||
FRANCIELE NUNES BRISOLARA | |||
GABRIELA SCHANDER BRAGA | |||
GILCEANE CAETANO PORTO | 2 | ||
GISELE RAMOS LIMA | |||
JERUZA DA ROSA DA ROCHA | |||
JOSIANE JARLINE JÄGER | |||
JULIANA MENDES OLIVEIRA JARDIM | |||
KATLEN BOHM GRANDO | |||
LETÍCIA PACHECO DOS REIS WESTPHAL | |||
LISSA PACHALSKI | |||
LUIZA KERSTNER SOUTO | |||
MARCIA LORENA SAURIN MARTINEZ | |||
MARCUS FREITAS NEVES | |||
MARTA NORNBERG | 5 | ||
MARÍLIA MÜLLER DOS SANTOS | |||
PATRICIA PEREIRA CAVA | 1 | ||
Patrícia dos Santos Moura | |||
SÍLVIA NILCÉIA GONÇALVES | |||
VALÉRIA ALESSANDRA COELHO ISLABÃO |