Nome do Projeto
PRIMEIROS SOCORROS - aproximando a escola e a academia.
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/10/2017 - 28/02/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Primeiros socorros são definidos como a avaliação e o manejo inicial de uma situação aguda que podem ser realizadas pelo leigo (ou pela própria vítima) sem nenhum equipamento (ou mínimo) com o objetivo de resolver ou minimizar os danos do agravo.1,2 Situações de emergência são comuns: uma crise convulsiva, uma queimadura, uma fratura e diversas outras. O leigo pode se deparar com a necessidade de oferecer o manejo inicial para algumas dessas situações, pelo menos até que o atendimento profissional se realize. A educação dos nossos jovens é tema de inegável relevância.

Objetivo Geral

O objetivo geral é ensinar e treinar o manejo das diversas situações que necessitam de primeiros socorros por leigos (não profissionais), bem como aprender com cada um dos participantes, na sua respectiva área de estudo, habilidades e conhecimentos que possam ser úteis para a disseminação do conteúdo pertinente ao projeto.

Justificativa

Os conhecimentos para prevenir, reconhecer e manejar inicialmente as situações de emergência na área da saúde (primeiros socorros) são relevantes para todo cidadão adulto. Infelizmente, no nosso meio, o currículo escolar não costuma contemplar esses ensinamentos. Nesse sentido, justifica-se o presente projeto, que visa treinar jovens adultos para a competência nessa área.
Por outro lado, essas habilidades e conhecimentos, estão restritas ao ambiente acadêmico, sendo fundamental sua disseminação na comunidade, a qual carece desse aprendizado. A academia encontra-se limitada em seu anseio por disseminar o conhecimento para a comunidade. Nesse sentido, o projeto reveste-se de uma importância transcendental: a participação ativa e proativa dos jovens leigos no sentido de efetivar o interfaceamento com a comunidade.

Metodologia

Os estudantes leigos receberão o material para estudar com antecedência de um mês. Comparecerão em uma data previamente agendada para realizar um pré-teste sobre os conhecimentos que tem – e que adquiriram com o material enviado – com vinte e cinco minutos de duração utilizando um projetor de multimídia (sem uso de papel para imprimir as questões). Na próxima semana haverá uma aula expositiva sobre primeiros socorros e prática com simulação. Na outra semana, aula sobre RCP adulto e prática com manequins. Na outra semana, aula sobre RCP pediátrica e prática com manequins. Na última semana, uma aula sobre avaliação da cena no trauma e prática com simulação.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final, todos alunos devem fazer uma prova prática padrão OSCE (Organized and Strutured Clinical Examination) sobre RCP adulto, RCP pediátrico, primeiros socorros e avaliação da cena do trauma.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIO DINIZ FIDELIS MOREIRA
JÉSSICA ROSÁRIO ROSA GONÇALVES
LUÍS HENRIQUE SALDANHA SANTOS
MARCELA KNUTH GAYER
NATHALIA FONTELLA STURBELLE
PEDRO JUNIOR DE OLIVEIRA VOLCAN
RENAN CARDOSO SANCHEZ
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID16
VÍTOR VERGARA DA SILVA

Página gerada em 20/04/2024 08:38:37 (consulta levou 0.144362s)