Nome do Projeto
Triagem de Acuidade Visual em meninas de 6 a 12 anos frequentantes de uma instituição beneficente de assitência social
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
20/11/2017 - 20/05/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Avaliações adequadas desde a primeira infância permitem a prevenção de problemas visuais pois é nesse período da vida que parcela significativa das alterações são reversíveis ou controladas. Sabe-se que grande parcela da população carece de recursos para chegar até um atendimento médico e isso impacta negativamente na qualidade de vida de crianças que apresentam problemas visuais tratáveis. Desta forma, o presente projeto tem a proposta de fazer busca ativa em uma população de crianças em situação de vulnerabilidade social.

Objetivo Geral

Identificar as meninas frequentantes do Instituto Nossa Senhora da Conceição que apresentam baixa acuidade visual, e associar a aplicação de questionário não nominal com questões relacionadas ao exame oftalmológico para construção de banco de dados com informações relevantes ao profissional em formação, com atenção voltada a investigação e ao diagnóstico das doenças oculares da infância.

Justificativa

A promoção da saúde ocular é um princípio básico para qualidade de vida. Em crianças essa temática torna-se ainda mais relevante tendo em vista que o sentido da visão ainda está em fase de amadurecimento. A ambliopia (disfunçao visual causada pelo desenvolvimento anormal de um dos olhos – “olho preguiçoso”) é uma das maiores causas de cegueira prevenível no mundo, principalmente nas crianças, e para que seja evitada é necessário um diagnóstico precoce com posterior correção. Esse projeto se justifica porque a taxa da população que não possui equipe especializada para diagnóstico dessas patologias é elevada, agravada pela dificuldade financeira e social. O Instituto Nossa Senhora da Conceição se presta a realizar atividades no horário contrário à escola para meninas que estão em vulnerabilidade social. Através do projeto, poderemos detectar precocemente, por meio de um teste de triagem da acuidade visual, o déficit visual nas crianças em fase de desenvolvimento e promover o seu manejo adequado, colaborando assim para o atendimento aos objetivos da formação de uma Liga Acadêmica bem como promover a integração saúde/educação e a promoção da saúde.

Metodologia

O projeto abrangerá meninas de 6 a 12 anos frequentadoras de uma casa de acolhimento para crianças em vulnerabilidade social. A amostragem será estabelecida a partir da devolução do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado, que será entregue previamente para que pais e responsáveis autorizem a coleta de dados. Será combinado um dia específico com a instituição e com os pais das crianças para que seja feita a triagem. Esta será realizada pelos alunos da liga acadêmica de oftalmologia que serão orientados/treinados previamente para esta atividade pelo professor titular da FAMED UFPEL Dr. Victor Delpizzo Castagno. A triagem da Acuidade Visual será feita através da tabela de Snellen, que é um método universalmente aceito e de fácil aplicabilidade. As crianças que apresentarem baixa de acuidade visual (considerada abaixo de 20/30 ) serão vinculadas ao Ambulatório de Oftalmologia da Universidade Federal de Pelotas onde passarão por exame oftalmológico com médico especialista que determinará a melhor conduta para cada criança.

Indicadores, Metas e Resultados

Metas para 2017: 1) Realizar a triagem de acuidade visual nas crianças frequentantes da Instituição Nossa Senhora da Conceição e vincular, as que necessitarem, ao ambulatório de oftalmologia da Universidade Federal de Pelotas
Metas para 2018: 1) Associar o projeto extensionista a um projeto de pesquisa que vise avaliar sistematicamente as causas da baixa de acuidade visual nas crianças da amostra
Espera-se encontrar meninas que apresentem baixa de acuidade visual. Estas receberão consulta médica, prescrição de óculos (se necessário) ou acompanhamento/orientação caso apresentem outra patologia responsável pela baixa acuidade visual. A equipe deste projeto também quer arrecadar recursos para ajudar as meninas com ametropias a adquirir os óculos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA LIMA RIBEIRO
CAROLINE THAÍS MACHRY FINGER
FELIPE DE VARGAS ZANDAVALLI
PEDRO HENRIQUE ONGARATTO BARAZZETTI
VICTOR DELPIZZO CASTAGNO2

Página gerada em 18/04/2024 09:27:09 (consulta levou 0.368487s)