Resumo
Doutora e Mestre em Letras (Linguística Aplicada / Aquisição da Linguagem), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Também realizou cursos de aperfeiçoamento no International English Institute (Nashville-Tennessee) e no Institute for Training and Development (Amherst-Massachussetts), nos Estados Unidos. Neste último, participou como representante brasileira do Programa Study of the United States Institutes (Edição 2008), promovido pela Embaixada Americana e patrocinado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. Docente titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense/IFSul, tendo atuado no Ensino Médio e no ensino profissionalizante de nível básico, no PROEJA, bem como nos cursos superiores de Tecnologia em Gestão e Saneamento Ambiental e de Licenciatura em Computação.Na mesma instituição, exerceu funções de coordenação de cursos, além de ter integrado comissões institucionais. Foi professora e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagens Verbo-Visuais e Tecnologias e da Especialização em Educação Tecnológica. Exerceu, ainda, as funções de coordenadora pedagógica, gestora acadêmica e revisora linguística do material didático-instrucional do Curso de Pós-Graduação a Distância em Educação Espaços e Possibilidades para a Formação Continuada, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil/UAB-IFSUL. Desde 2012, integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Tecnologia, do Instituto Federal Sul-rio-grandense, do qual também foi coordenadora, no biênio 2016-2017. De 2011 a 2017,integrou a Câmara de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul. Integrou a equipe multidisciplinar dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pelo IFSul, exercendo a função de revisora linguística do material didático-instrucional produzido. É líder do grupo de pesquisa Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias. Tem publicações nas áreas de Educação e de Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: práticas pedagógicas, formação de professores, TDIC aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem, interação, EaD, ensino híbrido, Recursos Educacionais (Digitais) Abertos, discurso pedagógico, crenças sobre o ensinar e o aprender, identidade e pedagogias culturais.
Formação acadêmica
Doutorado em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003)
Mestrado em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997)
Especialização em Pós-graduação em Educação Digital (Centro Universitário SENAI/SC, UniSENAI, 2023)
Graduação em Licenciatura Plena Em Letras Hab Port Inglês (Universidade Federal de Pelotas, 1989)
Áreas de atuação
Lingüística - Lingüística Aplicada
Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Educação
Informações extraídas do Lattes