Nome do Servidor
JOVINO PIZZI
Matrícula SIAPE
2092418
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
30/09/2010
Data de ingresso na UFPel
30/09/2010
Data de ingresso no cargo
01/03/2013
Cargo
Professor do Magistério Superior
Classe / Nível
7 / 703
Titulação
Doutorado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

(VÍNCULO ENCERRADO) - 1092418 - Professor Substituto/Assistente
Matrícula SIAPE
1092418
Data de ingresso no serviço público
28/11/1994
Data de ingresso na UFPel
28/11/1994
Data de ingresso no cargo
28/11/1994
Data de saída do Cargo
31/12/1995
Cargo
Professor Substituto/Assistente
Classe / Nível
5 / 001
Titulação
Mestrado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Contratado / 40 horas

Resumo

Formado em Filosofia e em Comunicação Social - Jornalismo; mestre em Filosofia (PUCRGS, 1992) e doutor em Ética y Democracia pela Universidad Jaume I (UJI, Espanha, 2002), onde foi pesquisador visitante por três vezes (2005-2006, 2007 e 2020). Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Foi professor na Universidade Católica de Pelotas, entre 1995 e 2010. Atualmente, é professor do depatamento de Fundamentos da Educação (Faculdade de Educação) da Universidade Federal de Pelotas. Além da graduação, atua em dois PPGs: Filosofia e em Educação, com orientações em nível de mestrado e doutoramento.Na área das publicações, destaca-se a coletânea Diálogo Crítico Educativo, com o primeiro livro publicado em 2008. Desde 2005 vem coordenando a Coletânea Diálogo Critico-Educativo (volume VIII foi publicado em 2017). Essa atividade coletiva reúne o esforço constante e permanente de expandir contatos, vínculos e relações entre pesquisadores. O conjunto dos oito (8) volumes reúne autores do Brasil, América Latina, Estados Unidos, Europa e da Oceania. No total, são mais de 120 autores, uma interação entre distintos pesquisadores, significando mais de uma década de diálogo, seja do âmbito nacional e internacional, com diferentes abordagens a respeito dos fundamentos filosóficos e políticas de educação. A partir de 2018, passou a integrar o projeto do Observatório Global de Patologias Sociais. Em consonância com o CAPES/Print, o projeto integra diversos PPGs da UFPel (principalmente Educação, Filosofia e Odontologia). Com Maximilaino Sérgio Cenci, organizou o Glosario de Patologías Sociales (2021), em forma de e-book (http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7723), com 23 autores, de oito (8) países, e 15 instituições distintas. Além de atual coordenador do Observatório, é responsável pelo Seminário Avançado sobre Patologias Sociais, em três edições (I, II e III), com estudantes de diversos cursos de pós-graduação da UFPel e de outras IES (do país e do exterior). Missões de trabalho financiadas pelo CAPES/Print nas Universidade de Múrcia, Valência e UJI, Bonn e Universidade Católica de Lovaina (2019); nas Universidades chilenas de Concepción, Temuco e Austral e Valdívia (2022) e, novamente, UJI (2023). Além disso, é autor de publicou diferentes artigos e capítulos de livros, seja em periódicos nacionais e, principalmente, internacionais (de distintos países). A segunda edição de seu livro O mundo da vida: Husserl y Habermas (Chile, 2016) foi ampliada. Também possui capítulos em coletâneas publicadas pelas editoras internacionais renomadas como Clacso, Comares e Lit Verlag. Contabilizando as produções bibliográficas, soma-se: a) periódicos: 69; livros: 9; capítulos de livros: 70; livros organizados: 16.Projetos de pesquisa atual na UFPel: Patologias sociais: o diagnóstico de nosso tempo e as alternativas a partir da racionalidade ético-comunicativa (com financiamento CAPES/Print)Projeto Internacional: Bioética cordial e democracia algorítmica para uma sociedade hiperdigitalizada (UJI, com financiamento do Ministério da Educação da Espanha).No projeto Print/UFPel, coordena o seminário virtual Social Pathologies, atualmente na sua sexta edição, com mais de 30 estudantes de pós-graduação também de outras do Brasil e do Chile, através da WebConf https://webconf.ufpel.edu.br/b/jov-qp3-2jzAlém da rede do Observatório, integra outras redes, como: a) Claves de la Democracia, com pesquisadores do Chile e da Colômbia; b) da RELATESC - Red Latinoamericana de Estudos Sociales Críticos (Brasil, Argentina e Colômbia).ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-3722-7343

Formação acadêmica

Doutorado em Ética y Democracia (Universidat Jaume I, 2002)
Mestrado em Filosofia (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1992)
Especialização em Especialisa Em Educaçao e Sociedade (Universidade Federal de Pelotas, 1987)
Graduação em Licenciado Em Filosofia (Universidade Católica de Pelotas, 1983)
Graduação em Bacharel Em Comunicaçao Social Jornalismo (Universidade Católica de Pelotas, 1992)

Áreas de atuação

Filosofia - Ética
Ética - Filosofía Prática
História da Filosofia - História da Filosofía Comtemporanea
Filosofia - Filosofia moral e política
Educação

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
Patologias sociais: o diagnóstico de nosso tempo e as alternativas a partir da racionalidade ético-comunicativa COORDENADOR DO PROJETO01/09/201930/06/20224
ESTUDO HISTÓRICO-SISTEMÁTICO DO CONSTITUCIONALISMO ATUAL: DOUTRINA DA “CRISE DO ESTADO”. CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUCIONALISMOS31/12/201930/06/20202
Uma pedagogia triangular: a superação da dicotomia opressor oprimidoCOORDENADOR DO PROJETO01/04/201831/03/20204
A racionalidade ético-comunicativa e as interações mediadas linguisticamente frente à questão do sujeito pronominal em uma sociedade secular: reconhecimento e justiçaCOORDENADOR DO PROJETO01/07/201902/03/202020
A racionalidade ético-comunicativa e as interações mediadas linguisticamente frente à questão do sujeito pronominal em uma sociedade secular: reconhecimento e justiçaCOORDENADOR DO PROJETO01/07/201630/06/201920
ESTUDO HISTÓRICO-SISTEMÁTICO DO CONSTITUCIONALISMO ATUAL: DOUTRINA DA “CRISE DO ESTADO”. CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUCIONALISMOS05/05/201505/06/20182
Patologias sociais: o diagnóstico de nosso tempo e as alternativas a partir da racionalidade éticocomunicativaCOORDENADOR DO PROJETO30/06/202231/12/202414
Extensão
Título do Projeto Início Fim CH
III Jornada sobre a Pedagogia Triangular: epistemologias e decolonialidade26/06/202331/08/20235
CONVERSA ABERTA SOBRE PESQUISAS PUBLICADAS: AUTORAS E COMUNIDADE ACADÊMICACOORDENADOR DO PROJETO07/11/202209/12/20221
A ANTESSALA DA FORMAÇÃO DOCENTE: DIÁLOGOS RECONSTRUTIVOS E INTERCULTURAISCOORDENADOR DO PROJETO16/04/202229/07/20224
II Jornada sobre a Pedagogia Triangular: As rotas da escravidão e as perspectivas teórico-filosóficas dos diferentes mundos da vidaCOORDENADOR DO PROJETO16/09/201906/12/20194

Disciplinas ministradas nos três últimos semestres

Ano Turma Disciplina CH * Curso
2024/101S.A.: PODER E SOBERANIA: PATOLOGIAS DO NOSSO TEMPO (S.A. Poder y soberanía: palorías del nuestro tiempo)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
51+0Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional)
Filosofia (Mestrado acadêmico)
Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2024/120PRÁTICA DE PESQUISA II
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
0+17Educação (Doutorado)
Educação (Mestrado acadêmico)
2024/1T1PROBLEMAS DE FUNDAMENTAÇÃO DA MORAL
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
68+0Educação (Doutorado)
Filosofia (Mestrado acadêmico)
Filosofia (Doutorado)
2024/1T1FILOSOFIA DA CIÊNCIA
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
54+0Ciências Biológicas (Bacharelado)
2023/216PRÁTICA DE PESQUISA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:20 - 15:10
0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2023/201SEMINÁRIO DE PESQUISA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
51+0Educação (Doutorado)
2023/2M1Social Pathologies: methods for data collection and knowledge synthesis
Horários
ManhãTardeNoite
QUI16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
17+0
2023/201SEMINÁRIO AVANÇADO: A INTERPRETAÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
SAB09:40 - 10:30
10:30 - 11:20
11:20 - 12:10
34+0Filosofia (Mestrado acadêmico)
Filosofia (Doutorado)
Educação (Doutorado)
Educação (Mestrado acadêmico)
2023/110PRÁTICA DE PESQUISA II
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:00 - 10:50
0+17Educação (Doutorado)
Educação (Mestrado acadêmico)
2023/101SEMINÁRIO AVANÇADO: PENSAMENTO CRÍTICO LATINO-AMERICANO
Horários
ManhãTardeNoite
SAB09:40 - 10:30
10:30 - 11:20
11:20 - 12:10
51+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
Arquitetura e Urbanismo (Mestrado acadêmico)
Biotecnologia (Mestrado acadêmico)
Filosofia (Mestrado acadêmico)
2023/1M1SEMINARIO AVANZADO III: ESTADO, SOCIEDAD Y NOCIÓN DE LO "SOCIAL": ANÁLISIS TEÓRICO E INSTRUMENTOS PARA DATOS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
34+0
2023/1T7FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
72+0Todos Os Cursos
2023/1T1FILOSOFIA DA CIÊNCIA
Horários
ManhãTardeNoite
TER14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
54+0Ciências Biológicas (Bacharelado)
Ciências Biológicas (Licenciatura)

* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.

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