Nome do Servidor
ANDRÉ BARBACHAN SILVA
Matrícula SIAPE
3034585
Data de ingresso no serviço público
04/04/2018
Data de ingresso na UFPel
04/04/2018
Data de ingresso no cargo
04/04/2018
Data de saída do Cargo
22/12/2018
Cargo
Professor Substituto
Classe / Nível
7 / 701
Titulação
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Contratado / 40 horas

Resumo

DOUTORADO: Minha investigação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS e orientada pelo Prof. Dr. Alberto Marinho Ribas Semeler, na linha "Poéticas de Processos Híbridos", adota uma perspectiva inovadora na recontextualização de objetos eletrônicos obsoletos e descartados como elementos centrais em manifestações artísticas interativas. Através de técnicas como engenharia reversa, curto-circuitagem e reapropriação, este estudo não apenas desmonta a estrutura física e o conceito original desses dispositivos, mas também os reconfigura como peças de arte significativas. A utilização de microcontroladores Arduino é essencial para revigorar esses objetos com uma nova proposta de valor, reintegrando-os no tecido social e cultural contemporâneo como protagonistas de uma arte engajada com questões de sustentabilidade, tecnologia e impacto ambiental.A fundamentação teórica da pesquisa estabelece um diálogo com pensadores influentes: a concepção de objetos técnicos de Gilbert Simondon, que nos incentiva a considerar a evolução e o "modo de existência" desses dispositivos além de sua funcionalidade imediata; os "Conceitos de interface" de Pierre Lévy e Lev Manovich, que expandem nossa compreensão sobre como as obras podem mediar e transformar a interação entre o usuário e a mensagem; e, finalmente, o conceito de cyborg de Donna Haraway, que desafia as fronteiras tradicionais entre humanos e máquinas, propondo uma simbiose que questiona as identidades fixas em favor de um entendimento mais fluido e interconectado de existência. Esses aportes teóricos não apenas enriquecem a reflexão sobre o papel e o potencial dos objetos tecnológicos na arte contemporânea, mas também fornecem um sólido alicerce conceitual para explorar a interseção entre arte, tecnologia e sociedade de maneiras que ressoam profundamente com as urgências do nosso tempo.MESTRADO: Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com especialização na linha de pesquisa "Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano". Minha dissertação, intitulada "Qual o som deste lugar? Investigações poéticas acerca da paisagem sonora", explora a adaptação dos conceitos de studium e punctum, desenvolvidos por Roland Barthes no final do século XX, para o âmbito das paisagens sonoras, introduzindo as noções de "studium sonoro" e "punctum sonoro". Esta investigação se baseia no conceito de "soundscape" (paisagem sonora), proposto por Murray Schafer nos anos 1970, analisando as sonoridades presentes em obras de arte interativas e sonoras. A pesquisa foi orientada por Angela Raffin Pohlmann e coorientada por Reginaldo Nobrega Tavares. Fui bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil.GRADUAÇÃO: Cursei graduação em Artes Visuais na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no Brasil. Durante meu percurso acadêmico, desenvolvi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob o título "Ritmo, luz, e o que for de um pólo ao outro", que foi orientado por João Carlos Machado. Paralelamente, tive a oportunidade de ser bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Essa experiência foi fundamental, contribuindo significativamente para minha formação e pesquisa acadêmica na área de Artes Visuais.ATUAÇÃO DOCENTE: Em 2018, tive a oportunidade de atuar como Professor Substituto na Universidade Federal de Pelotas, especificamente no Centro de Artes. Fui encarregado de ministrar disciplinas focadas em diversas técnicas de gravura, incluindo xilogravura (xilo), gravura em metal, litografia (lito) e serigrafia. Além disso, tive a iniciativa de idealizar e introduzir a disciplina de Arte/Tecnologia, promovendo a integração entre práticas artísticas tradicionais e novas tecnologias.- Idealizador do Ateliê MAKER (www.ateliemaker.com)No âmbito do Ateliê MAKER, desenvolvemos atividades escolares especificamente destinadas a exposições de arte.

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Visuais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Em andamento)
Mestrado em Artes Visuais (Universidade Federal de Pelotas, 2016)
Graduação em Artes Visuais (Universidade Federal de Pelotas, 2013)
Graduação em Publicidade e Propaganda (Universidade Católica de Pelotas, Incompleto)

Áreas de atuação

Artes
Comunicação
Robótica, Mecatrônica e Automação
Música - Composição Musical
Artes - Cinema

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Extensão
Título do Projeto Início Fim CH
Ações Multidisciplinares com Arte e Engenharia Digital08/05/201730/12/2019

Página gerada em 25/04/2024 10:42:33 (consulta levou 0.213523s)