Ir para o conteúdo
BETA

Portal de Informações Institucionais

Universidade Federal de Pelotas

Nome do Curso / Conceitos (*)
Letras - Português e Espanhol
Enade (2014)3CPC (2014)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Licenciatura
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
3660
Código e-MEC
1102186
Unidade
Centro de Letras e Comunicação
Coordenador
URUGUAY CORTAZZO GONZALEZ
SiSU/ENEM (2017/1) - TOTAL: 30 (AC:15 L1:7 L2:1 L3:3 L4:4)
PAVE (2017/1) - TOTAL: 3 (AC:1 L1:0 L2:1 L3:0 L4:1)
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 235 de 24/04/1989. Publicada no D.O.U. de 26/04/1989.

Contextualização

O Curso de Licenciatura em Letras – Português e Espanhol, de acordo com a proposta de seu Projeto Pedagógico atual, deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua (s) e/ou literatura (s) capazes de:
a) dominar o uso da língua portuguesa, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
b) compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de explicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
c) empenhar-se no combate ao preconceito lingüístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto quanto no ensino da língua padrão;
d) dominar o uso da língua estrangeira objeto de seu curso, em manifestações orais e escritas;
e) aplicar teorias lingüísticas à análise dos diversos níveis da (s) língua (s) objeto de seu estudo;
f) analisar obras representativas da literatura correspondente à língua objeto de estudo, como forma de conhecimento de culturas diversas, engajamento social, compreensão de sentimentos, paixões e comportamentos humanos, ou como forma de punição, que possa concorrer para o desenvolvimento de sua sensibilidade estética;
g) dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
h) analisar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
i) utilizar multimeios como recursos didáticos;
j) executar planos de ação interdisciplinar;
k) conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
l) conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.

Objetivos

Objetivos gerais do curso
  • Proporcionar ao aluno uma formação lingüística, pedagógica e literária  que o capacite para atuar desde o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até os cursos livres, ensino técnico e superior.
  • Contribuir, através do ensino, da pesquisa e da extensão, para o desenvolvimento dos estudos lingüísticos e literários, bem como da metodologia relacionada com o ensino de línguas e literaturas.
 Objetivos específicos do curso
  • Capacitar o aluno para que possa lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos.
  • Conscientizar o aluno acerca da sua inserção na sociedade e do papel sociopolítico do professor de língua(s) e de literatura(s).
  •   Possibilitar ao aluno o domínio estrutural e funcional das línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escrita, em termos de recepção e produção de textos.
  •    Conscientizar o aluno da existência de variedades lingüísticas e culturais de ambos os idiomas.  
  •  Despertar a consciência sobre a inter-relação entre os fatos histórico-sociais, sócio-culturais e as manifestações literárias, ampliando assim sua  a visão de mundo.
  •   Estimular a reflexão teórica sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.
  •   Propiciar o uso de novas tecnologias relacionadas ao ensino.
  •   Fazer com que o aluno assuma sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.  
  •   Motivar o aluno a participar  de projetos de que articulem ensino, pesquisa e extensão.
 

Perfil do Egresso

O Curso de Letras proposto neste Projeto Pedagógico deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que se tornem professores de língua(s) e/ou literatura(s) capazes de:
  1.  compreender a linguagem como fenômeno histórico, social, cultural, político e ideológico; 
  2. dominar o uso das línguas portuguesa e espanhola, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer suas variações e variedades regionais e sociais;
  3. compreender que a língua, produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresenta “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de aplicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos e sistemáticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
  4. empenhar-se no combate a todo e qualquer preconceito, entre eles o preconceito linguístico, que constrange a livre expressão e a atuação social das classes populares, tanto na aprendizagem quanto no ensino da língua padrão;
  5. dominar o uso da língua espanhol, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas e reconhecer as variações  regionais e sociais; 
  6. aplicar teorias linguísticas à análise dos diversos níveis das línguas portuguesa e espanhol ;
  7. analisar obras representativas das literaturas em língua espanhol e em língua portuguesa e estabelecer relações extratextuais com outros códigos e discursos, tendo em vista que estudos literários e linguísticos são indissociáveis, posto que a língua representa a dimensão histórica e ideológica da literatura, o código comum a todos os escritores de uma época, um horizonte delimitador do fazer literário; 
  8. compreender que as obras literárias, longe de serem objetos de erudição, possibilitam, através dos tempos, a reflexão sobre as identidades culturais, a evolução das formas do saber e das sensibilidades, e a expressão individual dos estilos;
  9. dominar princípios técnico-metodológicos de ensino de línguas e literaturas que fundamentem atividades levadas à sala de aula, formas de avaliação e planejamento de curso;
  10. dominar os aspectos metalinguísticos relativos à língua e à literatura;
  11. analisar e utilizar criticamente materiais didáticos e paradidáticos;
  12. utilizar multimeios como recursos didáticos;
  13. executar planos de ação interdisciplinar;
  14. conscientizar-se de sua responsabilidade no processo de educação para a cidadania;
  15. conscientizar-se de que sua formação global e crítica deve ser um processo continuado e autônomo.
  16. desenvolver pesquisa nas áreas de letras, linguística e literatura, no âmbito dos diversos níveis de ensino e outros contextos.

Competências e habilidades

O objetivo do Curso de Licenciatura em Letras: Português e Espanhol é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. 
O profissional em Letras: Português e Espanhol deve ter domínio do uso da Língua Portuguesa e Espanhola, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre os temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
 

Organização Curricular

Os conteúdos curriculares, as atividades práticas e de estágio da Licenciatura em Letras Português e Espanhol  organizam-se em eixos. A estrutura curricular por eixos redesenha o Curso de Letras, apontando pelo menos para duas direções significativas:
(a) garante-se ao aluno uma formação melhor centrada nos aspectos teóricos e práticos específicos de sua formação;
(b) propicia-se ao aluno a flexibilização e a interdisciplinaridade.
O Eixo da Formação Complementar em Letras possibilita ao aluno a integralização de conteúdos e carga horária a partir das disciplinas “disciplinas Optativas A”, facultando ao acadêmico a complementação de seus estudos em áreas de maior interesse pessoal.
                Além dessa modalidade de optativas, oferece-se ao aluno a possibilidade de cursar disciplinas cuja carga horária não é somada à carga horária obrigatória do curso, mas sim às horas relativas à formação livre ou opcional. Essas disciplinas são classificadas como “Optativas B” e estão descritas no item 6.5, “Formação Livre ou opcional”.
 
Eixos Curriculares
 
I Eixo da Língua Portuguesa, Linguística e Latim — LPLL
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua Portuguesa, Linguística, Língua e Literatura Latina e Produção Textual.
 
II Eixo da Literatura em Língua Portuguesa — LIT
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Teoria da Literatura, Crítica Literária, Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Literaturas Portuguesa e Lusófonas.
 
III Eixo da Educação — EDUC
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas de Pedagogia, Didática, Aprendizagem e Política de Ensino.
 
IV Eixo da Formação Pedagógica em Língua Portuguesa e Literatura — LPLIT
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Portuguesa e Literatura, com ênfase nas áreas da Leitura, Linguística Aplicada, Ensino da Língua Portuguesa e Ensino da Literatura.
 
V Eixo do Estágio em Língua Portuguesa e Literatura — ELPLIT
                Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Portuguesa e Literatura.
 
VI Eixo da Língua Estrangeira / Língua Espanhol- LE
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Língua e da Fonética e Fonologia de Língua Estrangeira.
 
VII Eixo da Formação Pedagógica em Língua Estrangeira e Literaturas/Língua Espanhola— LELIT
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à formação pedagógica do futuro docente de Língua Estrangeira e Literaturas de Língua Estrangeiras, com ênfase na Linguística Aplicada e no ensino de língua e literaturas de língua estrangeira.
 
VIII Eixo do Estágio em Língua Estrangeira e Literatura/Língua Espanhola— ELELIT
                Práticas de ensino e atuação pedagógica, com ênfase na atuação profissional do docente de Língua Estrangeira e Literaturas.
 
IX Eixo da Literatura em Língua Estrangeira/Língua Espanhola — LITLE
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes às áreas da Cultura, Civilização e Literaturas de Língua Estrangeira.
 
X Eixo Curricular da Formação Complementar – CLET
                Conteúdos curriculares e atividades práticas que visam à aquisição de capacidades, conhecimentos, competências e habilidades pertinentes à área de Letras, com foco na Língua Portuguesa, Linguística, Latim e Literatura
O fluxograma do curso pode ser encontrado no site do Curso de Letras Português e Espanhol do CLC :http://wp.ufpel.edu.br/espanhol/grade-curricular/

Procedimentos e metodologias de ensino

Partindo do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de interação para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a transposição didática, é necessário que haja diversas formas de abordagem em relação ao trabalho desenvolvido nas diferentes disciplinas do curso. As aulas podem acontecer por meio de exposições dialogadas, debates, seminários, apresentação e discussão de filmes e documentários, pesquisa bibliográfica e de campo, etc. A metodologia é pensada a partir das necessidades específicas de cada disciplina e de cada grupo de trabalho, buscando estimular o discente como sujeito de seu próprio processo de construção de conhecimento. Dessa forma, espera-se que o graduando desenvolva autonomia e senso crítico no trabalho com as diferentes linguagens.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Concebe-se o processo de ensino-aprendizagem como complexo e contínuo, o qual deve vincular a teoria à prática e a educação ao ensino, além de considerar aspectos éticos, sociais, psicológicos, filosóficos e políticos. Partindo dessa compreensão, os instrumentos de avaliação desse processo também são percebidos como contínuos e complexos.
As práticas avaliativas visam a diagnosticar os avanços e a detectar as dificuldades, para levar o discente a superar problemas e obstáculos nos processos de assimilação, construção e aplicação de conhecimentos, bem como no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e posturas que promovam a inclusão social. Em outras palavras, as práticas avaliativas visam a diagnosticar “o saber, o saber fazer e o saber ser”, para promover o exercício consciente e competente da profissão de professor e da cidadania (BARROS, 2010, p. 12).
As avaliações são diversificadas e fundamentadas em critérios flexíveis às especificidades das diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Entre outros aspectos, visam a identificar interesses, aptidões, traços de personalidade e graus de envolvimento, para facilitar a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
                As avaliações do processo ensino-aprendizagem seguirão o disposto nos artigos 65, 66, 67, 68, 69 e 70 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel. Acrescenta-se ainda que será considerado aprovado o aluno que, com pelo menos 75% de presenças na disciplina, obtiver média 7,0, resultado da soma e divisão pelo número de avaliações presenciais (no mínimo 2 e com o mesmo peso) realizadas durante o semestre e cujo peso será estabelecido pelo professor da disciplina. O aluno que não frequentar no mínimo 75% da disciplina será considerado reprovado, independentemente da média obtida. Aquele que tiver a frequência mínima e atingir a média entre 3,0 e 6,9 poderá prestar exame, que consistirá na realização de uma prova (peso dez) sobre o conteúdo desenvolvido no semestre. A nota do exame será somada à nota final do semestre e dividida por 2. O resultado para aprovação deverá ser igual ou superior a 5.
O docente apresenta à turma no início do período letivo os instrumentos, critérios e conceitos de avaliação, conforme o plano de ensino. Além disso, discute os resultados de cada avaliação parcial antes do próximo processo avaliativo, conforme o estipulado no artigo 67 do regulamento do ensino de graduação da UFPel.
O objetivo central dos processos de avaliação consiste na formação acadêmica e cidadã do discente, visando a sua emancipação social e profissional, a partir de reflexões sobre as práticas pedagógicas e o significado social do trabalho docente, levando-o a tomar decisões e a buscar alternativas, para atender às necessidades dos diferentes contextos socioculturais e educacionais.
A avaliação no Curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol tem um caráter permanente e fundamenta-se nos planos de ensino e nas práticas sociais e pedagógicas dos professores, cujo papel é facilitar e mediar a aprendizagem e estimular o discente a desenvolver seus próprios meios de assimilação e aprendizagem. Parte-se do entendimento de que a avaliação da docência no ensino superior envolve questões éticas, ideológicas, políticas, culturais, didático-pedagógicas e técnicas. Além disso, deve voltar-se para o que a sociedade espera do futuro professorado e da educação institucionalizada, que deve acompanhar as constantes mudanças políticas, sociais e mercadológicas.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

A Câmara de Pesquisa do CLC desenvolve, de modo consistente, um número relevante de projetos, em sua maioria articulados a linhas de pesquisa e vinculados a grupos de pesquisa do CNPq. Há, no momento,  un número expressivo de  projetos de pesquisa em andamento, os quais contam com a participação de inúmeros alunos de graduação e pós-graduação. Os nomes e coordenadores de cada um desses projetos estão descritos na tabela seguinte.
 
 
Sistema Literário, História da Literatura e Descolonização nos Países Africanos de Língua (Oficial) Portuguesa
 Coordenador: Alfeu Sparemberger
 
Vozes de aprendizagem E/LE e fronteiras linguísticas 

Coordenador: Ana Lourdes da Rosa Nieves Brochi Fernández 
 
O ritmo linguístico em dados de escrita do PB e do PE: a relação entre grupos rítmicos e domínios prosódicos
 
Período: 01/06/2013 a 01/06/2017
Ana Paula Nobre da Cunha 
 
Orações Interrogativas no Latim Tardio: Comparações com o Latim Clássico e o Português

Período: 01/01/2014 a 31/12/2017
André Luís Antonelli
 
Literatura de cárcere: o testemunho histórico-político e a escrita de si

Período: 01/07/2011 – 31/12/2014
Aulus Mandagará Martins  
 
Literatura e experiência histórica

Período: 05/2013 a 06/2017
Aulus Mandagará Martins  
 
Teoria da Relevância e a tradução do humor em Shakespeare

Período: 18/08/2014 – 17/08/2015
Beatriz Viegas Faria 
 
Tradução Teatral – Shakespeare em back-translation

Período: 26/05/2014 – 27/07/2018
Beatriz Viegas Faria 
 
Descrição do sistema linguístico do português, com ênfase na fonologia e na morfologia 

Período: 30/11/2008 – 30/12/2014
Cintia da Costa Alcântara

Sobre o conhecimento linguístico de L2/LE e sua (inter)relação com o PB como língua materna

Período: 18/03/2012 – 18/03/2016
Cintia da Costa Alcântara
 
Intertexto e Latinoamérica – vozes e estilhaços mais

Período: 02/10/2012 – 03/10/2017
Claudia Lorena Vouto da Fonseca 
 
Competências e habilidades do Redator e Revisor de Textos – perspectiva profissional
 
Período: 21/05/2014 a 31/07/2015
Cleide Inês Wittke
 
O texto/gênero textual como objeto de estudo no ensino de língua: estratégias para desenvolver a capacidade leitora e seus efeitos na expressão escrita

Período: 19/07/2013 a 17/07/2015
Cleide Inês Wittke
 
Releituras do medievo: a recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do século XIX ao XXI

Período: 01/03/2013 – 01/03/2017
Daniele Gallindo Goncalves Silva 
 
 O mundo que (des)conhecemos: examinando as distopias pós-modernas nas literaturas anglófonas contemporâneas

Período: 01/04/2013 – 02/04/2015
Eduardo Marks de Marques
 
O Onze de Setembro nas literaturas de língua inglesa

Período: 11/09/2008 – 11/09/2014
Eduardo Marks de Marques
 
A realidade da UFPEL “Zerolibras” e o desafio da produção de uma disciplina de libras na modalidade a distância
 
Período: 18/05/2011 a 31/12/2015
Fabiano Souto Rosa
 
Cultura da mídia, rock e recepção

Período: 23/06/2014 a 20/06/2016
Fábio Souza da Cruz
 
 A investigação de aspectos culturais e sociais em atividades de leitura disponibilizadas em portais educacionais para professores de língua inglesa

Período: 05/05/2012 – 06/09/2015
Flávia Medianeira de Oliveira
 
Ultrassonografia aplicada ao ensino de línguas

Período: 19/05/2014 – 19/05/2017
Giovana Ferreira Gonçalves 
 
Aquisição da fonologia – emergência de gestos articulatórios como unidades representacionais

Período: 01/11/2010 – 01/11/2014
Giovana Ferreira Gonçalves 
 
 O que resta do mito nazista: leitura críticas sobre o nacional-socialismo no contemporâneo
 
Período: 22/04/2014 a 02/05/2017
Helano Jader Cavalcante Ribeiro
 
Intelectuais, identidade e cultura: Karl von Koseritz (1830-1890)

Período: 01/07/2012 – 01/01/2016
Imgart Grutzmann 
 
Comércio livreiro e acesso à literatura alemã e a outras obras oriundas da Alemanha entre os imigrantes eseus descendentes no Rio Grande do Sul (1877-1941)- Parte II
 
Período: 01/05/2014 a 30/04/2018
Imgart Grutzmann 
 
O contato linguístico em situação artificial e natural

Período: 15/01/2012 – 15/01/2015
Isabella Mozzillo
 
A literatura dramática de João Simões Lopes Neto: a face do escritor gaúcho

Período: 02/06/2014 a 30/12/2016
João Luis Pereira Ourique 

Um olhar sobre o ensino de literatura: entraves e possibilidades na formação do leitor

Período: 01/02/2009 – 02/01/2015
João Luis Pereira Ourique 
 
 Literatura Brasileira Contemporânea: fluxos e influxos transtextuais

Período: 01/03/2007 – 31/07/2015
João Manuel dos Santos Cunha  

Ficção brasileira do século XXI: intertextualidade e interdiscursividade

Período: 01/03/2013 a 01/03/2016
João Manuel dos Santos Cunha  
 
William Blake em tradução: The Four Zoas
 
Período: 01/10/2013 a 01/10/2015
Juliana Steil Tenfen
 
O tratamento discursivo da linguagem nos livros didáticos de português
 
Período: 06/05/2013 a 07/05/2015
Karina Giacomelli
 
Linguagem, narrativas e identidades no contexto de formação e de atuação de professores de línguas

Período: 01/08/2012 – 02/08/2015
Leticia Fonseca Richthofen de Freitas
 
Marcadores linguísticos de identidade

Período: 01/05/2013 a 11/05/2018
Luís Isaías Centeno do Amaral
 
Mídias e tecnologias no contexto escolar

Período: 13/01/2013 – 31/07/2015
Marcia Dresch 
 
Variação fonológica – produção e percepção

Período: 01/11/2008 – 31/10/2015
Maria Jose Blaskovski Vieira 
 
 O contato linguístico e o ensino-aprendizagem de línguas

Período: 20/11/2009 – 21/11/2015
Maria Nilse Schneider 
 
Processamento de leitura: planejamento, tomadas de decisão e procedimentos de leitura para a tradução e em tradução 

Período: 02/02/2014 – 20/02/2016
Marisa Helena Degasperi Gasperazzo
 
 A experiência extensionista na formação do professor de francês na UFPel. Estudo dos impactos sobre a formação para o ensino da língua-cultura-literatura estrangeira

Período: 27/08/2010 – 17/10/2014
Mariza Pereira Zanini  

O texto em sala de aula: práticas docentes e formativas em Frances Língua Estrangeira (FLE)

Período: 10/05/2013 a 11/05/2015
Mariza Pereira Zanini  
 
A identidade cultural do pelotense no programa Jornal do Almoço

Período: 01/05/2013 a 010/07/2017
Michele Negrini
 
Dinâmica dos movimentos articulatórios: padrões de vogais e consoantes líquidas do português Brasileiro 
 
Período: 01/05/2013 a 01/12/2015
Mirian Rose Brum-de-Paula
 
 Introdução, tradução e notas dos livros XXV a XXVII da História Natural de Plínio, o Velho

Período: 01/09/2014 a 30/09/2017
Paula Branco de Araujo Brauner
 
A investigação de fenômenos sintáticos em redações produzidas por candidatos ao vestibular da UFPEL
 
Período: 01/07/2013 a 01/07/2017
Paula Fernanda Eick Cardoso
 
 Descrição e análise das produções escritas de alunos de duas escolas municipais do ensino fundamental de Santana do Livramento: como trabalhar as dificuldades recorrentes na escrita dos alunos
 
Período: 24/03/2014 a 31/01/2015
Paulo Ricardo Silveira Borges
 
Programa Escolas Interculturais de Fronteira – UFPel-PEIF

Período: 26/05/2014 – 31/01/2015
Paulo Ricardo Silveira Borges
 
 Línguas estrangeiras: perspectivas emergentes em aprendizagem de línguas, elaboração de materiais e formação de professores

Período: 25/04/2013 a 25/01/2016
Rafael Vetromille de Castro
 
O estudo dos gêneros textuais sob uma perspectiva funcionalista

Período: 01/12/2008 – 02/12/2014
Rejane Flor Machado 
 
Percepção da representação da mulher em obras da literatura de língua inglesa

Período: 12/05/2014 – 12/05/2016
Renata Kabke Pinheiro
 
Da centralidade dos dispositivos midiáticos nos processos de midiatização

Período: 08/01/2013 – 09/01/2016
Ricardo Zimmermann Fiegenbaum 
 
Teoria e prática em tradução para tradutores em formação

Período: 02/05/2011 a 30/11/2015
Roberta Rego Rodrigues
 
Análise comparativa entre gramáticas normativas e de usos da Língua Portuguesa e as formas mais recorrentes de suas efetivas aplicações em textos de universitários

Período: 01/10/2013 a 30/07/2015
Sandra Maria Leal Alves
 
Conhecimento linguístico e comportamento verbal: aproximações e distanciamentos nas obras de N.Chomsky e B. F. Skinner
 
Período: 01/12/2013 a 01/12/2016
Taís Bopp da Silva
 
               
 
 

Acompanhamento de Egressos

O ideal é poder acompanhar os profissionais formados pelo curso e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho.
A UFPel institui em 2016 uma “pesquisa do egresso” para proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias nos cursos de graduação e pós-graduação.
A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação. 

Matriz Curricular

1º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0360246FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS EDUCAÇÃOObrigatória468
1320261INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSObrigatória585
1310263LÍNGUA ESPANHOLA IObrigatória11187
1320259LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IObrigatória585
1320260PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA IObrigatória585
1320002TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURAObrigatória585
2º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0350233EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICASObrigatória468
1310281FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLA1310263 - LÍNGUA ESPANHOLA IObrigatória585
1310269LÍNGUA ESPANHOLA II1310263 - LÍNGUA ESPANHOLA IObrigatória7119
1320314LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE II1320259 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IObrigatória585
1320268LINGÜÍSTICA GERALObrigatória585
1320427PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA I1320261 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSObrigatória585
3º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0360245FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória468
1310276LÍNGUA ESPANHOLA III1310269 - LÍNGUA ESPANHOLA IIObrigatória7119
1320255LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA1320314 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIObrigatória585
1310282LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L ESPANHOLA I1310269 - LÍNGUA ESPANHOLA IIObrigatória585
1320044LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L PORTUGUESA1320002 - TEORIAS E PRÁTICAS DE LEITURAObrigatória585
1320428PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA II1320427 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IObrigatória585
1320043SOCIOLINGÜÍSTICA1320268 - LINGÜÍSTICA GERALObrigatória585
4º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320424CRÍTICA LITERÁRIA1320428 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IIObrigatória585
1310290CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICA1310276 - LÍNGUA ESPANHOLA IIIObrigatória585
1310431ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTAL1310276 - LÍNGUA ESPANHOLA III1310282 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L ESPANHOLA IObrigatória585
1320385LATIM BÁSICO I1320314 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIObrigatória585
1310279LÍNGUA ESPANHOLA IV1310276 - LÍNGUA ESPANHOLA IIIObrigatória7119
1320039LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA1320255 - LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIAObrigatória585
1320425LINGUÍSTICA TEXTUAL1320268 - LINGÜÍSTICA GERALObrigatória585
5º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320323ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA I1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAObrigatória585
1320426ENSINO DA LITERATURA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAObrigatória585
1310456ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. ESPANHOLA1310279 - LÍNGUA ESPANHOLA IVObrigatória234
1320437ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAObrigatória234
1320386LATIM BÁSICO II1320385 - LATIM BÁSICO IObrigatória585
1310277LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória468
1310280LÍNGUA ESPANHOLA V1310279 - LÍNGUA ESPANHOLA IVObrigatória7119
1310167LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA I1310279 - LÍNGUA ESPANHOLA IV1310290 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICAObrigatória585
6º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320094ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LIT1320437 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. PORT. E LIT.Obrigatória6102
1310284LÍNGUA ESPANHOLA VI1310280 - LÍNGUA ESPANHOLA VObrigatória7119
1310169LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA II1310280 - LÍNGUA ESPANHOLA V1310290 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICAObrigatória585
7º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1310032ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ESPANHOL1310284 - LÍNGUA ESPANHOLA VI1310456 - ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO / LING. ESPANHOLAObrigatória6102
1310285LÍNGUA ESPANHOLA VII1310284 - LÍNGUA ESPANHOLA VIObrigatória7119
1310171LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA III1310280 - LÍNGUA ESPANHOLA V1310290 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICAObrigatória585
8º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320100ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERAT1320094 - ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LITObrigatória8136
1310033ESTÁGIO DE REGÊNCIA LÍNGUA ESPANHOLA1310032 - ESTÁGIO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA L. ESPANHOL1310285 - LÍNGUA ESPANHOLA VIIObrigatória8136
1310286LÍNGUA ESPANHOLA VIII1310285 - LÍNGUA ESPANHOLA VIIObrigatória585
1310174LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA IV1310280 - LÍNGUA ESPANHOLA V1310290 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICAObrigatória585
OPTATIVAS
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320446ANÁLISE DO DISCURSO E LINGUÍSTICA TEXTUAL1320268 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa468
1310470DIDÁTICA EM LETRASOptativa585
1320324ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA II1320323 - ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA IOptativa585
1320031ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA: FICÇÃOOptativa468
1320059ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIAOptativa468
1320429ESTUDOS GRAMATICAIS IOptativa468
1320431ESTUDOS GRAMATICAIS II1320429 - ESTUDOS GRAMATICAIS IOptativa468
1320432ESTUDOS LITERÁRIOS II1320261 - INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOSOptativa468
1320315FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA I1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320316FICÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA II1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
0110246HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTALOptativa468
1310028HISTÓRIA DA LÍNGUA ESPANHOLAOptativa585
1320017INTRODUÇÃO À NARRATIVA DE JORGE LUIS BORGESOptativa585
1320047INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA POESIA HISPÂNICAOptativa468
D000628INTRODUÇÃO À SINTAXE DE LÍNGUA ESPANHOLAOptativa585
1320435INTRODUÇÃO À TERMINOLOGIAOptativa468
1320389LEITURAS DIRIGIDAS: AUTORES E OBRAS1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1310027LEITURAS EM DOM QUIXOTE DE LA MANCHAOptativa585
1320376LÍNG PORTUG:PERSPECTIVA ESTILÍSTICO-DISCURSIVA1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa585
1310409LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS III ( LIBRAS III )1310371 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )Optativa468
1310371LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS II ( LIBRAS II )1310277 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa468
1310408LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS IV ( LIBRAS IV )1310409 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS III ( LIBRAS III )Optativa468
1320091LÍNGUA E LITERATURA LATINA I1320386 - LATIM BÁSICO IIOptativa585
1320092LÍNGUA E LITERATURA LATINA II1320091 - LÍNGUA E LITERATURA LATINA IOptativa585
1310287LÍNGUA ESPANHOLA IXOptativa8136
1320030LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA ESTILÍSTICA1320268 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa468
1320313LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA HISTÓRICA1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa585
1320312LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA1320268 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa585
D000379LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA II1310282 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L ESPANHOLA IOptativa468
D000380LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA III1310282 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L ESPANHOLA IOptativa468
D000381LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA IV1310282 - LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA L ESPANHOLA IOptativa468
1320090LINGUÍSTICA II1320268 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa468
1320046LITERATURA E HISTÓRIAOptativa585
1320416NARRATIVA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320434NORMAS TÉCNICAS IOptativa468
1320447NORMAS TÉCNICAS II1320434 - NORMAS TÉCNICAS IOptativa468
1320003PANORAMA CULT. DAS LIT PORTUGUESA E AFRICANA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320457PESQUISA EM LETRAS IOptativa468
1320481PESQUISA EM LETRAS II1320457 - PESQUISA EM LETRAS IOptativa468
1320318POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA I1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320007POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA II1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320393POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320256PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA II1320260 - PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITURA IOptativa585
1320390PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICOOptativa585
1320445PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO ACADÊMICOOptativa468
1320458PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO CRIATIVOEletiva468
1320456PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO JURÍDICOOptativa468
1320289PSICOLINGUÍSTICA1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAOptativa585
D000382RACISMO E LITERATURAOptativa585
1320433REVISÃO GRAMATICAL E LINGUÍSTICA 1320268 - LINGÜÍSTICA GERALOptativa468
1320321SOCIOLINGÜÍSTICA EDUCACIONAL1320043 - SOCIOLINGÜÍSTICAOptativa585
D000576TEORIA DO CONTO - UMA ABORDAGEM LATINO-AMERICANAOptativa585
1320374TÓPICOS DE LITERATURA BRASILEIRA1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAOptativa585
1320375TÓPICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO1320043 - SOCIOLINGÜÍSTICAOptativa585
1320460TRADUÇÃO: ASPECTOS TEÓRICOS1320435 - INTRODUÇÃO À TERMINOLOGIA1320432 - ESTUDOS LITERÁRIOS II1320431 - ESTUDOS GRAMATICAIS II1320090 - LINGUÍSTICA IIOptativa468
1320483TRADUÇÃO - HISTÓRIA E ÉTICAOptativa468
99
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1320383ATIVIDADES COMPLEMENTARESOptativa200

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

NomeUnidade
ALFEU SPAREMBERGERCLC
ALINE COELHO DA SILVACLC
AMANDA PINHEIRO DAMASSENOCLC
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZCLC
ANA LUCIA PEDERZOLLI CAVALHEIRO RECUEROCLC
ANA PAULA NOBRE DA CUNHACLC
ANGELA NEDIANE DOS SANTOSCLC
AULUS MANDAGARA MARTINSCLC
Bruna Teixeira CorreaCLC
CINTIA DA COSTA ALCANTARACLC
CLAUDIA LORENA VOUTO DA FONSECACLC
DAIANE NEUMANNCLC
DIRLEI DE AZAMBUJA PEREIRAFAE
ELTON LUIZ VERGARA NUNESCLC
Fabio Bortolazzo PintoCLC
IMGART GRUTZMANNCLC
JANAINA CARDOSO BRUMCLC
JOAO LUIS PEREIRA OURIQUECLC
LETICIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITASCLC
LUCIANA IOST VINHASCLC
LUCIANE BOTELHO MARTINSCLC
MARCELO DE ANDRADE DUARTECLC
MARCIA DRESCHCLC
MARIA JOSE BLASKOVSKI VIEIRACLC
MITIZI DE MIRANDA GOMESCLC
PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNERCLC
PAULO RICARDO SILVEIRA BORGESCLC
SANDRA MARIA LEAL ALVESCLC
URUGUAY CORTAZZO GONZALEZCLC
WAGNER CORIOLANO DE ABREUCLC

Turmas ofertadas em 2017 / 2

2º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1310281 - FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA ESPANHOLAProfessor responsável pela turma: ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ
SEG (17:10-18:00) SEG (18:00-18:50) TER (17:10-18:00) TER (18:00-18:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
16:50XX
17:10XX
18:00
M13026
1310269 - LÍNGUA ESPANHOLA IIProfessor responsável pela turma: URUGUAY CORTAZZO GONZALEZ
Grade de horários
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10XX
16:00XX
16:50
17:10
18:00
M13012
1310269 - LÍNGUA ESPANHOLA IIProfessor responsável pela turma: AMANDA PINHEIRO DAMASSENO
Grade de horários
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10XX
16:00XX
16:50
17:10
18:00
M21515
1320314 - LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE IIProfessor responsável pela turma: LUCIANA IOST VINHAS
QUI (17:10-18:00) QUI (18:00-18:50) SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
16:50X
17:10X
18:00
M33021
1320268 - LINGÜÍSTICA GERALProfessor responsável pela turma: DAIANE NEUMANN
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30XX
14:20XX
15:10
16:00
16:50
17:10
18:00
M33554
1320427 - PANORAMA CULTURAL DA LIT. BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: ALFEU SPAREMBERGER
QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50) QUA (17:10-18:00) QUA (18:00-18:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
16:50X
17:10X
18:00
M33029
4º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1320424 - CRÍTICA LITERÁRIAProfessor responsável pela turma: JOAO LUIS PEREIRA OURIQUE
QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50) SEX (17:10-18:00) SEX (18:00-18:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
16:50X
17:10X
18:00
M22534
1310290 - CULTURA E CIVILIZAÇÃO HISPÂNICAProfessor responsável pela turma: ALINE COELHO DA SILVA
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30XX
14:20XX
15:10
16:00
16:50
17:10
18:00
M13017
1310431 - ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA INSTRUMENTALProfessor responsável pela turma: ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ
SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10) SEX (15:10-16:00) SEX (16:00-16:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
16:50
17:10
18:00
M13519
1320385 - LATIM BÁSICO IProfessor responsável pela turma: PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNER
TER (15:10-16:00) TER (16:00-16:50) QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10XX
16:00XX
16:50
17:10
18:00
M22525
1310279 - LÍNGUA ESPANHOLA IVProfessor responsável pela turma: ANA LUCIA PEDERZOLLI CAVALHEIRO RECUERO
Grade de horários
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
16:50XXX
17:10XXX
18:00
M13019
1320039 - LÍNGUA PORTUGUESA: FONOLOGIAProfessor responsável pela turma: MARIA JOSE BLASKOVSKI VIEIRA
SEG (17:10-18:00) SEG (18:00-18:50) TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
16:50X
17:10X
18:00
M22526
1320425 - LINGUÍSTICA TEXTUALProfessor responsável pela turma: MARCIA DRESCH
SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50) QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
16:50
17:10
18:00
M22532
6º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1320094 - ESTÁGIO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA LÍNG PORT E LITProfessor Regente: WAGNER CORIOLANO DE ABREU
Professor responsável pela turma: CINTIA DA COSTA ALCANTARA
QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
16:50
17:10
18:00
P12039
1310284 - LÍNGUA ESPANHOLA VIProfessor responsável pela turma: ELTON LUIZ VERGARA NUNES
Professor Regente: AMANDA PINHEIRO DAMASSENO
Grade de horários
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
16:50XX
17:10XX
18:00
M12529
1310169 - LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA IIProfessor responsável pela turma: ALINE COELHO DA SILVA
SEG (17:10-18:00) SEG (18:00-18:50) TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
16:50X
17:10X
18:00
M13028
8º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1320100 - ESTÁGIO DE REGÊNCIA / LÍNG PORT E LITERATProfessor responsável pela turma: LUCIANA IOST VINHAS
P1262
1310033 - ESTÁGIO DE REGÊNCIA LÍNGUA ESPANHOLAProfessor responsável pela turma: ANA LUCIA PEDERZOLLI CAVALHEIRO RECUERO
P1359
1310286 - LÍNGUA ESPANHOLA VIIIProfessor responsável pela turma: URUGUAY CORTAZZO GONZALEZ
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30XX
14:20XX
15:10
16:00
16:50
17:10
18:00
M12515
1310174 - LITERATURAS DE LÍNGUA ESPANHOLA IVProfessor responsável pela turma: ALINE COELHO DA SILVA
SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50) QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10XX
16:00XX
16:50
17:10
18:00
M12520
88
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
1310470 - DIDÁTICA EM LETRASProfessor responsável pela turma: LETICIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS
SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10) SEX (15:10-16:00) SEX (16:00-16:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
16:50
17:10
18:00
M11337
1320059 - ESTUDOS DA LITERATURA BRASILEIRA - POESIAProfessor responsável pela turma: AULUS MANDAGARA MARTINS
TER (18:50-19:40) TER (19:40-20:30) TER (20:30-21:20) TER (21:20-22:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
T1641
1310028 - HISTÓRIA DA LÍNGUA ESPANHOLAProfessor responsável pela turma: ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ
QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10) QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
16:50
17:10
18:00
M1309
1320389 - LEITURAS DIRIGIDAS: AUTORES E OBRASProfessor responsável pela turma: CLAUDIA LORENA VOUTO DA FONSECA
QUA (18:50-19:40) QUA (19:40-20:30) QUA (20:30-21:20) QUA (21:20-22:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
M1620
1320091 - LÍNGUA E LITERATURA LATINA IProfessor responsável pela turma: PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNER
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
16:50
17:10
18:00
M1917
1320030 - LÍNGUA PORTUGUESA: PERSPECTIVA ESTILÍSTICAProfessor responsável pela turma: LUCIANE BOTELHO MARTINS
SEX (18:50-19:40) SEX (19:40-20:30) SEX (20:30-21:20) SEX (21:20-22:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30X
21:20X
22:10
T1649
1320312 - LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICAProfessor responsável pela turma: JANAINA CARDOSO BRUM
Professor Regente: SANDRA MARIA LEAL ALVES
TER (15:10-16:00) TER (16:00-16:50) QUA (17:10-18:00) QUA (18:00-18:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
16:50X
17:10X
18:00
M11030
1320046 - LITERATURA E HISTÓRIAProfessor responsável pela turma: IMGART GRUTZMANN
TER (17:10-18:00) TER (18:00-18:50) QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
16:50X
17:10X
18:00
M1922

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ACHILEI FERREIRA DA SILVA20171
Adryan Vargas Kunrath20171
Airton Borges20172
Amanda Duro dos Santos20171
ARIEL DE MELLO MARTINS20171
CAROLINA ALVES20171
Debora da costa lopes20171
DJULIANA BORGES ZURSCHIMITTEN20171
EDUARDO RAMSON SANES20171
ELAINE RODRIGUES DE ANDRADE20171
Emanoel Ignácio da Costa20171
FELIPE LONDERO ALMEIDA20171
Geórgia Giampaoli Ferreira20171
INGRID MOGENTALE BASAGLIA20171
JAQUELINE ESCALANTE AYRES20171
JARDEL MENDES DE FREITAS20171
JESSICA FERNANDA ANTUNES DA SILVA20171
JULIA IARA HENSE20171
KAROLAYNE FEIJO CARDOSO20171
KAUANA DA ROSA BIALVES20171
MARIA EDUARDA DA CUNHA LOFFHAGEN20171
MILENE GOMES ROMERO20171
THIERSE SOUZA MENEZES20171
TUANE SAN MARTINS DA SILVA20171
ULISSES COELHO DA SILVA20172
ALINE RODRIGUES FREDA PAZ20161
Auri de Freitas Pereira20162
BIANCA BECKER PERTUZATTI20161
BIANCA FERNANDA LEAL DUARTE20161
Brisa do Amaral Rodrigues20161
CAMILA ALEJANDRA LOAYZA VILLENA20161
DEIVITI RODRIGUES BARCELOS20161
EVA REGINA MACHADO FARIAS20161
GABRIELI MACHADO XAVIER20161
JAIME LUCAS CARAMAO DE MATTOS20161
JAISE JESKE VERGARA20161
JANAINA DA CRUZ PIEDRAS20161
JEAN SILVA DA SILVA20161
JERRI ROGERIO DE VASCONCELOS MADRUGA20161
JULIANO MENDIETA MARQUES20161
Marcelo Felipeti Júnior20161
MARIA DE CASSIA SPECHT PINTANEL20161
MARLIZE INACIO FONSECA20161
RAFAELA PIRES REIS20162
RICARDO PEREIRA SANCHEZ20161
SAMANTA DA ROSA OLIVEIRA20161
VANICE ANTUNEZ COSTA20161
AIDANA SCARPARO VALENTE20151
ALEXANDRA SOARES DE OLIVEIRA20151
AMANDA APARECIDA SILVA DA COSTA20151
CAMILA DEVANTIER MORALES20151
CAMILA SILVA ROCHA20151
CAROLINE HARILIUK FONSECA20151
CRISTIANE NIEVES DA COSTA20151
ERIX BARROS MIRANDA20151
JÉSSICA PORCIUNCULA IUNG DA SILVA20151
JESSICA VILELA ACOSTA20151
JULIA KARINA OLIVEIRA DUARTE20151
LAIS SILVA GARCIA20151
LAURA BEATRIZ ANGHINONI MACHADO20152
MICHELLE PIRES SILVEIRA20151
OLMA REGINA RODRIGUES GONÇALVES20151
RAPHAELA PALOMBO BICA DE FREITAS20151
ROSINETE VOSS DE MEDEIROS20151
STEFANO DOS SANTOS MARQUES20152
VANESSA DE OLIVEIRA MARTINS20151
Antonia Lucicleia Lima Oliveira20141
CARLOS EDUARDO MACEDO MEIRELES20141
ELIZANGILA GONÇALVES CAETANO20141
Gerusa Leston Corrêa20142
GISELE OLIVEIRA DIAS20141
HELAINE FAGUNDES DOS SANTOS20141
IVANA COSTA MARTINS20141
JANE ALVES DE AZEVEDO20141
Jessé Carvalho Lebkuchen20141
JULIO CESAR INSAURRIAGA DUARTE20141
LISIANE BESKOW BOTTERMUND20141
MAICON LOPES GONZALEZ20141
MÁRCIA DOS SANTOS SOARES DA ROCHA20141
NATÁLIA RUTZ20141
PRISCILA COSTA MACHADO20141
ROBERTA BRUNIS LOUZADA20141
Roberta Nogueira Corrêa20141
STEFANIE NUNES BRISOLARA20142
VANESSA BOETTGE DA SILVA20142
VIVIAN RECUERO RODRIGUES20141
ANDRÉIA LUÍSA LIMA NUNES SILVA20132
FERNANDO MACHADO FOLHA NETO20132
LEANDRO DURO RAMOS20132
LUANA BRASIL MACHADO20132
VIVIANE PÔRTO DA SILVEIRA20132
DENISE BLANK CORRÊA20131
ELISÂNGELA MONTES DE OLIVEIRA JORGE20131
LUISA RIPOL PAULO20131
NATÁLIA GIUSTI RADTKE20131
RITA DE CASSIA DE MEDEIROS RODRIGUEZ20122
JEFFERSON AJALA GONCALVES20112
LINA MARA MARTINS SOARES20111
CHANES DA SILVA MOREIRA20081

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
GABRIELLE DA SILVA FORSTER20042008
JOSIANE TEIXEIRA POZZEDIN20042008
LALINE BROMBILA BLUMENTRITT20042008
MÔNICA FERREIRA CASSANA20052008
PATRÍCIA BERSCH BARBOSA20042008
DICIANE BOTELHO ROCHA20052009
GILCIANE TORRES SANDRINI20042009
JOICE DA SILVA VIEIRA20052009
MANOELA FARIAS AVILA20042009
MARIA INEZ QUEVEDO RIVAS20052009
MICHELE DUARTE ALMEIDA20052009
VIVIAN PEREIRA FIALHO20062009
ADRIANA BARBOZA CARDOSO20072010
CAMILA DA COSTA FONSECA20072010
CÍNTIA VICTORIA DE AZAMBUJA20072010
DÉBORA MEDEIROS DA ROSA AIRES20062010
FABRÍCIA DA CRUZ CZERMAINSKI20072010
FABRÍCIO DA COSTA RODRIGUES20052010
IVONICE MESQUITA SIGALES20072010
JAIRES ANDERSON SOARES PORCIUNCULA20062010
JOSIANE CONRADO PINHO20062010
KELEN AVILA DOS SANTOS20072010
LUANA BORGES EVALDT20072010
LÚCIA MOREIRA PEREIRA20072010
LUZIANE FERNANDES MÜLLER20062010
MÁRCIA DE AVILA EVANGELISTA20072010
MÁRCIO PEREIRA CORRÊA20072010
MONICA IZABEL MACEDO MACHADO20072010
NATÁLIA MEDEIROS OLIVEIRA20062010
RICELI VALADÃO DA SILVA20072010
ROSSITA VERIDIANA DE LIMA LUCATELLI20072010
SIMONE SCHWADE20072010
Valquiria Rosler Zschornack20062010
ALINE DE MARE AIRES20082011
CARLOS ANTÔNIO DA SILVA CAMARGO20082011
DEBORA REGINA DIAS MACEDO20082011
ELISANGELA BRANDÃO SILVA DE MATOS20062011
FERNANDA CRISTINA RUTZ RAATZ20082011
JOSIARA RIBEIRO VINHOLES MACHADO20082011
JULIANA TERRA MOROSINO20082011
SUZANNE BERNEIRA DA SILVEIRA20082011
TEREZINHA ROCHA DA SILVA20052011
VERIDIANA WEINERT20082011
ZILÁ PEREIRA DAS NEVES SENNA20072011
ALINE BIERHALS KONFLANZ20072012
ELIZÂNGELA FISCHER KLUG20092012
EVELIN SOUZA DA SILVA20082012
HELENA CRISTINA WEIRICH20092012
KHIGLER RAMOS CORRÊA20082012
LUANA CENTENA MENDES20072012
MARILEI BORGES MASTRANTONIO20082012
PABLO JUAN ZAFFARONI ELOLA20092012
PAULA DA COSTA CORRÊA CAÑIZARES20102012
PAULA PENTEADO DE DAVID20092012
TIETA AFRA NEITZKE20092012
VALESKA MONTEBLANCO LEAL20092012
ANGELITA CARVALHO DE OLIVEIRA DE FREITAS20092013
BRUNA SANTANA DIAS CAVALHEIRO20102013
ISADORA NUÑEZ DE MATTOS20102013
NATIELE COUTO KOLOSQUE20102013
PAMELA RUTZ DA ROCHA20102013
RUAN ARAMIS DIAS PINTO20102013
SILVANA LUCERO DINEGRI20102013
ADRIANA LOPES DA SILVA20112014
ANA PAULA SANTOS DE OLIVEIRA BATISTA20092014
ANGELA MARIA KOLESNY20112014
CARLA LUCIELE MATOZO AIRES20112014
ELENYR CAVADAS20102014
GRAZIELE SOUZA DA SILVA20082014
JACKELLINE LEITE SILVEIRA20112014
JÉSSICA NUNES DA SILVA20102014
SEILA MARISA DA CUNHA ISLABÃO20092014
MILENA ALVES BORBA20122015
Pierre Moreira dos Santos20092015
SUZANA SCHMECHEL DE AVILA20122015
CLARISSE SAMPAIO RECUERO20112016
DELIANE LEIVAS TAVARES20122016
ERICK ROSA HERNANDES20132016
FERNANDA FERRARI MÜLLER20092016
ISABEL BARCELLOS NUNES20132016
JAQUELINE MOREDA NEVES20112016
JOSIANE GONSALVES PORTO20112016
KEILA DUARTE DOS ANJOS20122016
MAICON PETER BEDUHN20132016
MAURÍCIO BEMUR NUNES DE AZAMBUJA20132016
PATRÍCIA CONCEIÇÃO BOLOGNA SOTO VIEIRA20122016
RODRIGO DE PAULA OLIVEIRA20112016
TEREZINHA CAMPOS DA CRUZ20132016
ISABELA BRITO OLIVEIRA20122017

Localização e contatos