Ir para o conteúdo
BETA

Portal de Informações Institucionais

Universidade Federal de Pelotas

Nome do Curso / Conceitos (*)
Música - Música Popular
CC (2014)3
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
3790
Código e-MEC
1260513
Unidade
Centro de Artes
Coordenador
SiSU/ENEM (2017/1) - TOTAL: 20 (AC:12 L1:2 L2:3 L3:3 L4:0)
PAVE (2017/1) - TOTAL: 2 (AC:1 L1:0 L2:1 L3:0 L4:0)
Criação e Reconhecimento
Curso reconhecido pela Portaria nº 494 de 29/06/2015. Publicada no D.O.U de 30/06/2015.

Contextualização

O curso tem como objetivo estimular o aluno a criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico; promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras; formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical; formar um profissional apto a situar-se e dialogar com o atual estado das pesquisas de Música Popular; oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades mediante disciplinas específicas rigorosamente estruturadas; estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da musica de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas; instrumentalizar o aluno para utilização e exploração de variadas tecnologias musicais e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos; viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Música Popular, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Objetivos

  1. estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico;

  2. promover a divulgação e difusão do conhecimento construído e desenvolvido no meio acadêmico em diálogo com a sociedade, através de mostras, apresentações, shows, espetáculos, pesquisas, artigos, textos acadêmicos, gravações e palestras;

  3. formar um profissional que além de competente em sua linha de formação específica, possa atuar nos diversos processos de criação e manifestação artística e do conhecimento musical;

  4. formar um profissional apto a situar- se e dialogar com o atual estado das pesquisas em Música Popular;

  5. oferecer ao aluno uma formação sólida através de uma ampla gama de possibilidades mediante disciplinas específicas rigorosamente estruturadas;

  6. estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;

  7. instrumentalizar o aluno para utilização e exploração de variadas tecnologias musicais e interação com outras mídias, tais como cinema, dança, teatro, vídeo e jogos eletrônicos;

  8. viabilizar projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de Música Popular, visando a difusão e o desenvolvimento do conhecimento artístico e intelectual.

Perfil do Egresso

Espera-se do formado o pensamento crítico-reflexivo, a sensibilidade artística e o domínio técnico-musical que potencializem as habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional e sua capacidade transformadora na sociedade. Espera-se que esteja apto a adequar-se ao mercado de trabalho existente e a identificar novas possibilidades de atuação. Além disso, são desejadas habilidades de organização coletiva, de colaboração e de respeito à diversidade de identidades culturais, como forma de construção do conhecimento e consolidação de um paradigma ético.

Competências e habilidades

O curso de graduação em Música, atento às tecnologias de produção e reprodução musical, de novas demandas de mercado e de sua contextualização marcada pela competição e pela excelência nas diferentes modalidades de formação profissional, deve possibilitar ao formando:

  1. intervir na sociedade de acordo com suas manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e criatividade artísticas e excelência prática;

  2. viabilizar pesquisa científica e tecnológica em música, visando à criação, compreensão e difusão da cultura e seu desenvolvimento;

  3. atuar, de forma significativa, nas manifestações musicais instituídas ou emergentes;

  4. atuar nos diferenciados espaços culturais e, especialmente, em articulação com instituições de ensino específico de música;

  5. estimular criações musicais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.

  6. desenvolver e implementar projetos de criação artística, em uma atitude colaborativa que integre compositores, intérpretes, produtores culturais, órgãos de fomento e espaços culturais;

  7. estar atento a seu papel de difusor da música de seu tempo, contribuindo para a formação de novas platéias e de novos paradigmas de espetáculos;

  8. contribuir para o avanço da pesquisa em Música Popular no âmbito acadêmico e para o desenvolvimento epistemológico da área;

  9. ter desenvolvidas suas principais concepções estéticas, com competência para refletir sobre elas, seus desdobramentos e possibilidades futuras;

  10. demonstrar conhecimento de diversos aspectos teóricos da música, assim como o domínio de diferentes ferramentas tecnológicas ligadas ao fazer musical.

Organização Curricular

A carga horária total do Curso de Música, linha de formação Música Popular, é de 2572 horas, divididos entre a formação Específica, a Formação Complementar e a Formação Livre. Formação Específica -Disciplinas do Núcleo Comum 884horas/aula - 736,66horas - 28,6% -Disciplinas Específicas 1020horas/aula - 850horas - 33,4% Total Formação Específica 1904horas/aula - 1586,66horas - 62% Formação Complementar - 504horas - 19,5% Formação Livre 578horas/aula - 481,66horas - 18,5% TOTAL 2572,2horas - 100%

Procedimentos e metodologias de ensino

O projeto pedagógico do curso, em consonância com as orientações legais propostas pelo MEC (LDB 9394/96; CNE/CES 2/2004), é fruto de um diagnóstico identificado na unidade que visa adequar as propostas curriculares vigentes em relação às novas demandas artísticas, socioculturais, científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, apresentadas na resolução nº2 de 8 de março de 2004,

o curso de graduação em Música deve ensejar [...] a capacitação para apropriação do pensamento reflexivo, da sensibilidade artística,[...] revelando habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional na sociedade, nas dimensões artísticas, culturais, sociais, cientificas e tecnológicas, inerentes à área da música.

 

Frente a estas demandas, entende-se a necessidade de um Curso de Música que induza a uma postura dinâmica empreendedora, reflexiva e ativa, em interação com a sociedade. Conforme estabelecido no parecer nº0195/2003, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior, as Diretrizes Curriculares Nacionais

devem induzir à criação de diferentes formações e habilitações para cada área do conhecimento, possibilitando ainda definirem múltiplos perfis profissionais, garantindo uma maior diversidade de carreiras, promovendo a integração do ensino de graduação com a pós-graduação, privilegiando, no perfil de seus formandos, as competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais.

 

Indispensável para um efetivo diálogo com as variáveis demandas sociais do nosso tempo é a valorização de uma formação sólida envolvendo estudos básicos relacionados com a cultura, as artes e também as ciências humanas e sociais, envolvendo estudos relacionados com a pluralidade de conhecimentos instrumentais, composicionais, tecnológicos e estéticos, bem como estudos que permitam a integração teoria/prática relacionada com o exercício da arte musical e do desempenho profissional. Deste modo, o curso propicia a constituição de habilidades ou capacidades para se situar e dialogar com o atual estado das pesquisas em música e que possibilitam o trânsito nas diversas correntes estéticas instituídas, da música de concerto e popular.

Consonante a isto, esta concepção de curso prioriza a flexibilização do percurso acadêmico, aliando a construção de perfis profissionais individuais ao desenvolvimento de competências e habilidades específicas do fazer musical. A flexibilidade da formação se reflete na possibilidade de trânsito nas diversas linhas de formação do bacharelado em música e na valorização da formação livre e das Atividades Complementares.

Ao mesmo tempo, o curso apresenta uma formação acadêmica que é estabelecida através de um eixo comum de saberes em sintonia com outras IES, tais como os da História da Música (Geral e Brasileira) e da Teoria Musical (Harmonia, Contraponto e Análise). Esta característica é fundamental para facilitar a mobilidade acadêmica e a integração da graduação com pós-graduação.

A valorização da reflexão sobre o fazer musical, sobre a relação do músico com a sociedade, com o mercado trabalho, assim como sobre as concepções estéticas e éticas também é tônica do curso. Com este objetivo, há um eixo da formação composto por disciplinas obrigatórias (Música e Sociedade; Estética; Produção Cultural) e que pode ser aprofundado em disciplinas da formação livre. Este eixo serve de embasamento para a consolidação de uma postura engajada e ativa dos alunos, no sentido de construir um percurso acadêmico condizente com os interesses particulares e respeitador de sua identidade cultural, mas, ao mesmo tempo, crítico e consciente de suas responsabilidades com a sociedade e do espírito colaborativo dentro e fora do âmbito acadêmico.

 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

 De acordo com os princípios norteadores do processo de ensino-aprendizagem, apresentamos os procedimentos e critérios a serem utilizados para a avaliação do referido processo. Os procedimentos e critérios estão subdivididos em quatro categorias, de acordo com os tipos de disciplinas, quais sejam: teóricas, teórico-práticas, práticas interpretativas e composição.

Nas quatro categorias estão contemplados os procedimentos de avaliação continuada e a participação do aluno no processo avaliativo, de modo a propiciar uma maior eficiência de ensino-aprendizagem.

Disciplinas de cunho Teórico


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua, constituída por diversas ferramentas de avaliação.

Avaliação contínua: adaptada a necessidade de cada disciplina e realizada com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem, avaliando o processo de leitura, reflexão e escrita. Poderá ser realizado individualmente (professor e aluno) ou compartilhado em aula com os demais alunos, segundo as necessidades e possibilidades do grupo.

  • Tarefas (extra-classe): solicitadas e discutidas em aula, discutindo relação entre texto contexto e música (relação entre o que ouviram e o que leram), gerando avaliação continuada a partir da participação dos alunos. Objetivos: verificar a autonomia do aluno com a escuta, a leitura e a tarefa de leitura/pesquisa solicitada, verificar o envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados.


 

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: Conteúdo (objetividade na apresentação do tema e conteúdo do trabalho solicitado; desenvolvimento com capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, propriedade nas exemplificações; conclusão com fechamento do tema, apontando para possibilidades futuras de trabalho e/ou pesquisas na área); Forma (organização, seqüência lógica, correção lingüística); Normas técnicas.

  • Apresentação de trabalhos: Objetivos: verificar o desempenho do aluno na comunicação oral do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição de idéias. Critérios de valoração: Desempenho do aluno (postura, espontaneidade, auto-controle, dicção, clareza de exposição); Apresentação do conteúdo (objetividade, seqüência lógica, propriedade nas exemplificações, capacidade em relacionar o conteúdo com as demais disciplinas de sua formação, referência aos autores-chave da área, posicionamento crítico frente às idéias do autor, observância do tempo de apresentação de trabalho); Emprego de recursos audiovisuais.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação ao seu engajamento nas discussões em classe, bem como nas apresentações orais das tarefas solicitadas. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.


 

Disciplinas Teórico-Práticas


 

Metodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pelo Projeto da Disciplina (trabalho final).


 

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

 

b) Projeto da disciplina - trabalho final: Objetivos: Verificar a capacidade do aluno na aplicação dos conteúdos desenvolvidos para o projeto final da disciplina. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos específicos de cada disciplina.

 

Disciplinas de Práticas Interpretativas


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada periodicamente, com a participação do professor e do aluno na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;


 

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: empenho individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Estudo extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados e o seu desenvolvimento progressivo. Critérios de valoração: empenho individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto de práticas interpretativasObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.


 

b) Avaliação por banca.

  • 1ª Avaliação por banca: Realizada na 8ª semana, com a participação dos professores de práticas interpretativas e do próprio aluno; não é aberta ao público;

Projeto em curso (duração de 10 minutos): Objetivos: verificar a eficácia do processo de estudo, a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Viabilizar a autocrítica e a conscientização do trabalho em desenvolvimento. Critérios de valoração: empenho individual, domínio prático da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima considerando os resultados alcançados até o momento.

 

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de práticas interpretativas; é aberta ao público;

Apresentação do Projeto de práticas interpretativas: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões interpretativas a aplicação dos conteúdos envolvendo organicidade, sonoridade, temporalidade, e condução dramática. Critérios de valoração: domínio da intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

 

Disciplinas de Prática de Conjunto


 

Métodologia e critérios:

O processo de avaliação será composto pela Avaliação Contínua e pela Avaliação por Banca.

a) Avaliação contínua: realizada a cada aula, com a participação do professor, do próprio aluno e dos colegas na discussão sobre a eficiência no processo de ensino-aprendizagem;

  • Exercícios realizados em aula. Objetivos: verificar a capacidade do aluno de envolvimento imediato com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Tarefas extra-classe: Objetivos: verificar a autonomia do aluno e envolvimento extra-classe com os conteúdos estudados. Critérios de valoração: esforço individual, envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem e apropriação de conhecimentos, habilidades e competências.

  • Projeto composicional semestralObjetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Produção textual em caráter dissertativo: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com a difusão escrita do conhecimento científico; verificar a capacidade reflexiva do aluno; verificar a capacidade de elaboração e exposição dissertativa de idéias. Critérios de valoração: esforço individual, intencionalidade intelectual e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem.

  • Participação em aula: Objetivos: verificar o envolvimento do aluno com o processo de ensino-aprendizagem; desenvolver a capacidade crítica e auto-crítica em relação à produção composicional da turma. Critérios de valoração: intencionalidade intelectual, artística e acadêmica.

b) Avaliação por Banca

Projeto composicional semestral: Objetivos: verificar a capacidade do aluno na tomada de decisões composicionais e aplicação dos conteúdos envolvendo o tratamento da forma, o desenvolvimento de materiais, a condução dramática e a concepção estética em seu projeto composicional semestral. Critérios de valoração: intencionalidade artística, domínio das ferramentas técnicas contempladas nos objetivos acima.

  • 1ª Avaliação por banca: realizada na 4ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 2ª Avaliação por banca: realizada na 8ª semana, banca formada pelos professores de composição; não é aberta ao público e aos alunos; os apontamentos realizados pela banca são encaminhados pelo professor à sua turma e discutidos em sala de aula.

  • 3ª Avaliação por banca: realizada na última semana, banca formada pelos professores de composição; é aberta ao público; os apontamentos da banca são apresentados diretamente aos alunos durante a realização da avaliação;

 

 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Não há Pós-Graduação em Música na UFPel até o momento.

Acompanhamento de Egressos

O conhecimento das realidades profissionais, acadêmicas e pessoais dos alunos e ex-alunos pode constituir-se em uma ferramenta útil e eficiente na avaliação e reavaliação do curso e de suas concepções pedagógicas, contribuindo diretamente com sua qualificação e atualização. Através do acompanhamento de egressos, e também dos alunos que ainda não concluíram o curso, é possível observar a trajetória profissional e inserção no mercado de trabalho, bem como identificar possíveis deficiências, lacunas de formação e as novas demandas e necessidades da sociedade.

Com esta finalidade, pretende-se acompanhar e avaliar aspectos relacionados à inserção dos egressos no mercado de trabalho; obter elementos que identifiquem níveis de qualidade dos cursos através do acompanhamento do desenvolvimento profissional dos ex-alunos; implementar a criação de um Banco de Dados dos egressos, contendo informações pessoais, acadêmicas, profissionais e outras adicionais; atualizar continuamente as fontes de comunicação com alunos e ex-alunos; realizar cursos e eventos, articulando a integração dos egressos com os alunos da Graduação, da Extensão e da Pesquisa.

 

Matriz Curricular

1º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
1440047HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória234
1440048LABORATÓRIO CORAL IObrigatória234
0460353MÚSICA E SOCIEDADEObrigatória234
1440049MÚSICA E TECNOLOGIA Obrigatória234
D000528PRÁTICA DE CONJUNTO IObrigatória468
0140004TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória468
2º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000526CONTRAPONTO I0140004 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória234
0590150ESTÉTICA MUSICALObrigatória234
D000520HISTÓRIA DA MÚSICA II1440047 - HISTÓRIA DA MÚSICA IObrigatória234
D000529PRÁTICA DE CONJUNTO IID000528 - PRÁTICA DE CONJUNTO IObrigatória468
D000527PRÁTICA DE ESTÚDIOObrigatória234
0140184TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA II0140004 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória468
3º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460448A CANÇÃO POPULAR NO SÉC. XX E XXI0140004 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória234
0460431HARMONIA I0140184 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIObrigatória234
D000521HISTÓRIA DA MÚSICA IIID000520 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIObrigatória234
D000530PRÁTICA DE CONJUNTO IIID000529 - PRÁTICA DE CONJUNTO IIObrigatória468
0460486PRODUÇÃO CULTURAL0590150 - ESTÉTICA MUSICALObrigatória234
0140192TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA III0140184 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIObrigatória468
4º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
0460434HARMONIA II0460431 - HARMONIA IObrigatória234
D000522HISTÓRIA DA MÚSICA IVD000521 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIIObrigatória234
D000536IMPROVISAÇÃO MUSICAL I0140192 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIIObrigatória234
D000538LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL I0140004 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IObrigatória234
D000531PRÁTICA DE CONJUNTO IVD000530 - PRÁTICA DE CONJUNTO IIIObrigatória468
0140151TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV0140192 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIIObrigatória468
5º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000523ANÁLISE MUSICAL I0460434 - HARMONIA IIObrigatória234
0460512ARRANJO I 0460431 - HARMONIA IObrigatória234
0460435HARMONIA III0460434 - HARMONIA IIObrigatória234
0590165HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória234
D000537IMPROVISAÇÃO MUSICAL IID000536 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IObrigatória234
D000532PRÁTICA DE CONJUNTO VD000531 - PRÁTICA DE CONJUNTO IVObrigatória468
6º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000524ANÁLISE MUSICAL IID000523 - ANÁLISE MUSICAL IObrigatória234
0460504ARRANJO II0460512 - ARRANJO I Obrigatória234
0460510CRIAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO0140151 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IVObrigatória234
0460408HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II0590165 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IObrigatória234
D000533PRÁTICA DE CONJUNTO VID000532 - PRÁTICA DE CONJUNTO VObrigatória468
0460220PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória234
7º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000525ANÁLISE MUSICAL IIID000524 - ANÁLISE MUSICAL IIObrigatória234
D000534PRÁTICA DE CONJUNTO VIID000533 - PRÁTICA DE CONJUNTO VIObrigatória468
0460228PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA II0460220 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IObrigatória234
8º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000535PRÁTICA DE CONJUNTO VIIID000534 - PRÁTICA DE CONJUNTO VIIObrigatória468
0460429SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSO0460228 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IIObrigatória234
OPTATIVAS
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
D000551ANÁLISE MUSICAL IVD000525 - ANÁLISE MUSICAL IIIOptativa234
D000549APRECIAÇÃO E CRÍTICA MUSICAL I0590150 - ESTÉTICA MUSICALOptativa234
D000541ARRANJO E TRANSCRIÇÃO PARA VIOLÃO0140184 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIOptativa234
D000546COMPOSIÇÃO MUSICAL PARA MULTIMEIOS0140151 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IV0460489 - SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa468
0460276CONJUNTO DE FLAUTAS0140184 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIOptativa234
0460495CONJUNTO DE VIOLÕES0140184 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIOptativa234
0460496CONJUNTO VOCAL0140184 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIOptativa234
D000540FUNDAMENTOS DA ACÚSTICA APLICADOS À MÚSICAOptativa234
0460404GÊNEROS E RITMOS POPULARES DO PAMPAOptativa234
0460497HARMONIA APLICADA AO INSTRUMENTO0460431 - HARMONIA IOptativa234
0460436HARMONIA IV0460435 - HARMONIA IIIOptativa234
D000550HISTÓRIA DA MÚSICA NO RIO GRANDE DO SULOptativa234
D000548HISTÓRIA DO JAZZOptativa234
D000547HISTÓRIA DO ROCKOptativa234
0460464INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IOptativa234
0460465INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIOptativa234
0460466INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIIOptativa234
0460467INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IVOptativa234
0460469INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VOptativa234
0460471INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VIOptativa234
0460473INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VIIOptativa234
0460474INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VIIIOptativa234
0460488INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEAOptativa234
D000539LABORATÓRIO CORAL IIOptativa234
D000545LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IID000538 - LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IOptativa234
0460501PERCEPÇÃO CORPORALOptativa234
0460494PRÁTICA DE LEITURA A PRIMEIRA VISTAOptativa234
0460509PRÁTICA DE MPB0140184 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIOptativa234
D000542PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA SOFTWARES DE NOTAÇÃO MUSICAL0140004 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IOptativa234
D000543PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IOptativa234
D000544PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIOptativa234
0460513PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIOptativa234
1440046PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IVOptativa234
1440042RÍTMICA IOptativa234
1440043RÍTMICA II1440042 - RÍTMICA IOptativa234
0460489SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIOptativa234
0460511TEORIAS DA PERFORMANCE INTERPRETAÇÃO MUSICALD000531 - PRÁTICA DE CONJUNTO IVOptativa234
99
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
AC00004ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar504

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

NomeUnidade
CARLOS WALTER ALVES SOARESCA
DANIELA DA SILVA MOREIRACA
GERMANO GASTAL MAYERCA
GUILHERME CAMPELO TAVARESCA
IVANOV ROBERTSON DE OLIVEIRA BASSOCA
JAMES CORREA SOARESCA
JOANA CUNHA DE HOLANDACA
JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTICA
JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIORCA
LEONORA OXLEY RODRIGUESCA
LUIS FERNANDO HERING COELHOCA
LUIZ GUILHERME DURO GOLDBERGCA
MARCELO BARROS DE BORBACA
MARCIO DE SOUZACA
MENAN MEDEIROS DUWECA
OTAVIO AUGUSTO ZANIN DELEVEDOVECA
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSOCA
RAUL COSTA DAVILACA
ROGERIO TAVARES CONSTANTECA
WERNER EWALDCA

Turmas ofertadas em 2017 / 2

2º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
D000526 - CONTRAPONTO IProfessor responsável pela turma: JOANA CUNHA DE HOLANDA
SEX (08:00-08:50) SEX (08:50-09:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
12:30
M1259
D000526 - CONTRAPONTO IProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
SEX (08:00-08:50) SEX (08:50-09:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
12:30
M22010
0590150 - ESTÉTICA MUSICALProfessor responsável pela turma: JOSE HOMERO DE SOUZA PIRES JUNIOR
TER (10:00-10:50) TER (10:50-11:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
12:30
T12567
D000520 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
QUA (08:00-08:50) QUA (08:50-09:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
12:30
M1206
D000520 - HISTÓRIA DA MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
QUA (10:00-10:50) QUA (10:50-11:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
12:30
M2205
D000529 - PRÁTICA DE CONJUNTO IIProfessor responsável pela turma: MENAN MEDEIROS DUWE
QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10) QUI (15:10-16:00) QUI (16:00-16:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
16:50
17:10
18:00
M12012
D000529 - PRÁTICA DE CONJUNTO IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50) QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10XX
16:00XX
16:50
17:10
18:00
M2208
0140184 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IIProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10) QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30XX
14:20XX
15:10
16:00
16:50
17:10
18:00
M12056
4º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
0460434 - HARMONIA IIProfessor responsável pela turma: GUILHERME CAMPELO TAVARES
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
16:50
17:10
18:00
M12021
D000522 - HISTÓRIA DA MÚSICA IVProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
TER (08:00-08:50) TER (08:50-09:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
12:30
M1158
D000536 - IMPROVISAÇÃO MUSICAL IProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
16:50
17:10
18:00
M175
D000538 - LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO MUSICAL IProfessor responsável pela turma: MENAN MEDEIROS DUWE
SEX (10:00-10:50) SEX (10:50-11:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
12:30
M1107
D000531 - PRÁTICA DE CONJUNTO IVProfessor responsável pela turma: GUILHERME CAMPELO TAVARES
SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10) SEX (15:10-16:00) SEX (16:00-16:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10X
16:00X
16:50
17:10
18:00
M1158
0140151 - TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA IVProfessor responsável pela turma: JORGE GERALDO ROCHEDO MELETTI
SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50) QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10XX
16:00XX
16:50
17:10
18:00
M11519
6º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
D000524 - ANÁLISE MUSICAL IIProfessor responsável pela turma: CARLOS WALTER ALVES SOARES
QUI (08:00-08:50) QUI (08:50-09:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
12:30
M1206
0460504 - ARRANJO IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
16:50
17:10
18:00
M137
0460510 - CRIAÇÃO DE ACOMPANHAMENTOProfessor responsável pela turma: MENAN MEDEIROS DUWE
QUI (10:00-10:50) QUI (10:50-11:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
12:30
M1413
0460408 - HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA IIProfessor responsável pela turma: WERNER EWALD
TER (10:00-10:50) TER (10:50-11:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
12:30
T12024
D000533 - PRÁTICA DE CONJUNTO VIProfessor responsável pela turma: MARCELO BARROS DE BORBA
SEG (08:00-08:50) SEG (08:50-09:40) SEG (10:00-10:50) SEG (10:50-11:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00X
10:50X
11:40
12:30
M1154
0460220 - PROJETO DE PESQUISA EM MÚSICA IProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
SEG (16:00-16:50) SEG (17:10-18:00)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00X
16:50X
17:10
18:00
T11531
8º Semestre
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
D000535 - PRÁTICA DE CONJUNTO VIIIProfessor responsável pela turma: MARCELO BARROS DE BORBA
SEG (08:00-08:50) SEG (08:50-09:40) SEG (10:00-10:50) SEG (10:50-11:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00X
10:50X
11:40
12:30
M1152
0460429 - SEMINÁRIO ORIENTAÇÃO TRAB CONCLUSÃO CURSOProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
P611
88
Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
D000551 - ANÁLISE MUSICAL IVProfessor responsável pela turma: ROGERIO TAVARES CONSTANTE
SEG (18:50-19:40) SEG (19:40-20:30)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
18:50X
19:40X
20:30
21:20
22:10
M1103
0460436 - HARMONIA IVProfessor responsável pela turma: GUILHERME CAMPELO TAVARES
SEG (15:10-16:00) SEG (16:00-16:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
16:50
17:10
18:00
M1154
D000548 - HISTÓRIA DO JAZZProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
TER (15:10-16:00) TER (16:00-16:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
16:50
17:10
18:00
T175
0460464 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
QUI (08:00-08:50) QUI (08:50-09:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
12:30
P123
0460465 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIProfessor responsável pela turma: IVANOV ROBERTSON DE OLIVEIRA BASSO
SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
16:50
17:10
18:00
P123
0460465 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
SEX (10:00-10:50) SEX (10:50-11:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
12:30
P233
0460465 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIProfessor responsável pela turma: MARCELO BARROS DE BORBA
SEX (13:30-14:20) SEX (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
16:50
17:10
18:00
P348
0460466 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IIIProfessor responsável pela turma: MARCIO DE SOUZA
QUI (10:00-10:50) QUI (10:50-11:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
12:30
P112
0460467 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IVProfessor responsável pela turma: IVANOV ROBERTSON DE OLIVEIRA BASSO
SEX (08:00-08:50) SEX (08:50-09:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
12:30
P132
0460467 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IVProfessor responsável pela turma: GUILHERME CAMPELO TAVARES
QUA (13:30-14:20) QUA (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
16:50
17:10
18:00
P243
0460467 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IVProfessor responsável pela turma: MENAN MEDEIROS DUWE
QUA (08:00-08:50) QUA (08:50-09:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
12:30
P344
0460467 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IVProfessor responsável pela turma: MENAN MEDEIROS DUWE
TER (13:30-14:20) TER (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
16:50
17:10
18:00
P455
0460467 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR IVProfessor responsável pela turma: RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO
SEG (13:30-14:20) SEG (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
16:50
17:10
18:00
P531
0460471 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VIProfessor responsável pela turma: GERMANO GASTAL MAYER
TER (08:00-08:50) TER (08:50-09:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00X
08:50X
10:00
10:50
11:40
12:30
P134
0460474 - INSTRUMENTO COMPLEMENTAR VIIIProfessor responsável pela turma: JOANA CUNHA DE HOLANDA
QUA (15:10-16:00) QUA (16:00-16:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10X
16:00X
16:50
17:10
18:00
P135
0460488 - INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEAProfessor responsável pela turma: JOANA CUNHA DE HOLANDA
QUA (14:00-14:50) QUA (14:50-15:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
16:50
17:10
18:00
M1312
D000544 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
QUI (10:00-10:50) QUI (10:50-11:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
12:30
M1203
D000544 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO
QUI (13:30-14:20) QUI (14:20-15:10)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30X
14:20X
15:10
16:00
16:50
17:10
18:00
M3200
0460513 - PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IIIProfessor responsável pela turma: MARCELO BARROS DE BORBA
SEX (10:00-10:50) SEX (10:50-11:40)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
08:00
08:50
10:00X
10:50X
11:40
12:30
M249
0460489 - SEQUENCIAMENTO E ORQUESTRAÇÃO MIDIProfessor responsável pela turma: ROGERIO TAVARES CONSTANTE
SEG (17:10-18:00) SEG (18:00-18:50)
HORASEGTERQUAQUISEXSAB
13:30
14:20
15:10
16:00
16:50X
17:10X
18:00
M155

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
ALEX PARACY RIBAS20171
Bruno Costa Chaves20172
BRUNO DE CESARO20171
BRUNO SEXAS DE MORAES20171
DEISE CONCEICAO VEIGA20171
Demetrius Silva da Rosa20172
Dione Ritiele Ibaldo Almeida20172
Endie Domingues Furtado20172
Gustavo Fleury Fina Mustafé20171
HIGOR DE OLIVEIRA ESTREMERA20171
HUGO COSTA PINTO ALVES20172
JENER PORTO CAMARGO JUNIOR20171
Larissa Batista Bizarro 20172
Lênon Aquino Chagas20172
Luiz Guilherme dos Santos da Silva Junior20172
Luiz Guilherme Mohallem Martins20171
ROBERTO BARROS GONZALEZ FILHO20171
Rodrigo Martins Farias20172
RODRIGO WOLTER IAFELICE20171
TACIO MACHADO WURDIG20171
WILLIAN SANTOS SANCHES20171
Yuri Canabarro Barbosa20172
ADEMIR BELCHIOR MOTTA20161
BRENDA MAZZOLA LAZZAROTTO20161
DAVID DO AMARAL CRUZ20162
EDUARDO BRANCO KICKHÖFEL20161
ERICK DUTRA LEMOS20161
FELIPE CESAR DE CASTRO20161
GABRIEL GARCIA CALDEIRA20161
GUSTAVO DE OLIVEIRA20161
IVANA MUNARI MARTINS20161
MATHEUS DOS SANTOS FACTORI20161
NATANIEL MORAES MELLO20161
PAULO VITOR SANTOS DE FREITAS20161
Tiago Dummer Vaz20161
Wagner dos Santos Sicca20161
BRENDA POSTINGHER BRUGALLI20151
MARCELA SILVEIRA DOS SANTOS20152
MARIANA DA COSTA RIBEIRO20151
VINICIUS CARREIRO DOS SANTOS20151
VINICIUS DA CRUZ TERRES 20151
LIGIA POLIANA DE OLIVEIRA20141
MARISA GOUVEA FONSECA20141
ANGELO PEIXOTO DE OLIVEIRA20131
JOÃO FRANCISCO PINHEIRO NETO20131
MARIA DE FÁTIMA DA ROSA FARIAS20131
THIAGO BERRUTTI DO AMARAL20131
JOÃO MARCOS NOLTE MARTINS20121
SELDA MARIA SILVA DE OLIVEIRA20121

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão

Localização e contatos