Nome da Atividade
PESQUISA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
CÓDIGO
0030068
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Especificidades do saber científico, seus processos metodológicos, as exigências de sua atividade, suas normas, em especial para a confecção e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos. Elementos e esquematização de uma pesquisa: formulação dos problemas de pesquisa, construção de hipóteses, classificação das pesquisas com base em seus objetivos e procedimentos técnicos. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Abordagens qualitativas da pesquisa em educação: tipos de pesquisa, coleta dos dados, análise dos dados. Pesquisas na área do ensino de ciências e de biologia.
Objectives
Objetivo Geral:
1. Compreender as especificidades do saber científico, seus processos metodológicos, as exigências de sua atividade, suas normas, em especial para a confecção e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos.2. Reconhecer os elementos e a esquematização de uma pesquisa: formulação dos problemas de pesquisa, construção de hipóteses, classificação das pesquisas com base em seus objetivos e procedimentos técnicos.
3. Identificar as principais características da pesquisa quantitativa e qualitativa;
4. Conhecer os tipos de pesquisa, coleta dos dados, análise dos dados, dentro de uma abordagem qualitativa;
5. Reconhecer os principais campos de pesquisa em educação de ciências e biologia na atualidade;
6. Relacionar a natureza das pesquisas em educação de ciências e biologia com os avanços nas concepções sobre aprendizagem e ensino;
7. Utilizar a investigação na sala de aula como uma ferramenta para a melhoria da qualidade do ensino de ciências e biologia;
8. Discutir pesquisas em ensino de ciências e de biologia.
Conteúdo Programático
1. Ciência e conhecimento científico;
2. Aspectos teórico-práticos da pesquisa científica;
3. Elementos e esquematização de uma pesquisa: formulação dos problemas de pesquisa, construção de hipóteses, classificação das pesquisas com base em seus objetivos e procedimentos técnicos;
4. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa;
5. Abordagens qualitativas da pesquisa em educação: tipos de pesquisa, coleta dos dados, análise dos dados. Pesquisas na área do ensino de ciências e de biologia.
2. Aspectos teórico-práticos da pesquisa científica;
3. Elementos e esquematização de uma pesquisa: formulação dos problemas de pesquisa, construção de hipóteses, classificação das pesquisas com base em seus objetivos e procedimentos técnicos;
4. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa;
5. Abordagens qualitativas da pesquisa em educação: tipos de pesquisa, coleta dos dados, análise dos dados. Pesquisas na área do ensino de ciências e de biologia.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAUER, M. V.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
- BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
- GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: ATLAS, 2008.
- GRILLO, M.; MEDEIROS, M. (organizadores). A construção do conhecimento e sua mediação metodológica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.
- LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
- MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2ª ed., São Paulo - Rio de Janeiro, Hucitec-Abrasco, 1993.
- MORAES, R. LIMA, V. (organizadores). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.