Nome da Atividade
O Estado-Nação Brasil no Século XXI
CÓDIGO
0060357
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Identificação e análise cultural, política e econômica da contemporaneidade. Estado-Nação Brasil na passagem do Século XX para o XXI. Relações econômicas, políticas e culturais do Brasil na globalização no Século XXI. Estudo de caso das políticas de Estado na fronteira político-administrativo do Brasil com o Uruguai – perspectivas de análise política, econômica, escolar e cultural.
Objectives
Objetivo Geral:
Compreender e analisar a dinâmica da produção espacial brasileira do fim do Século XX e início do Século XXI.Conteúdo Programático
1) Identificação e análise cultural, política e econômica da contemporaneidade. Sistema-Mundo na segunda metade do século XX. O século XXI em sua aurora.
2) Estado-Nação brasileiro na passagem do Século XX para o XXI. A inserção política, econômica e cultural do Brasil no espaço mundial.
3) América Latina, África e o Brasil no século XXI.
4) Estudo de caso – político, econômico e cultural.
2) Estado-Nação brasileiro na passagem do Século XX para o XXI. A inserção política, econômica e cultural do Brasil no espaço mundial.
3) América Latina, África e o Brasil no século XXI.
4) Estudo de caso – político, econômico e cultural.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- SALLUN JR., Brasilio. Metamorfoses do Estado brasileiro no final do século XX. In: Revista brasileira de Ciências Sociais. vol.18 no.52 São Paulo June 2003.
- BENKOS, Georges. Economia, espaço e globalização: na aurora do século XXI. São Paulo: Hucitec e Annablume, 2002.
- HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.
- SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
- CANO, Wilson. A desindustrialização no Brasil. In: Economia e Sociedade, Campinas, v. 21, Número Especial, p. 831-851, dez. 2012.
- BOITO JÚNIOR, Armando. As bases políticas do neodesenvolvimentismo. In: Fórum Econômico FGV, São Paulo, pp. 1 – 15, 2012.
Bibliografia Complementar:
- CANCLINI, Nestor García. La Globalización imaginada. Buenos Aires, Barcelona, México: Paidós, 2001.
- GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
- HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. LOVIK, Liv (Org.); Trad. Adelaine La Guardia Resende [et al]. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
- HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 16. ed. Trad. Adail Ubirajara Sobral; Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2007.