Nome da Atividade
MATEMÁTICA E SUAS METODOLOGIAS
CÓDIGO
0108338
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Relações entre o currículo e as diferentes possibilidades de atuação docente. A Etnomatemática em distintas manifestações culturais e sociais, matematizações produzidas em leituras geométricas, em processos de numeração e contagem, e em medições e suas unidades. Estudo de Modelagem como representação que relaciona realidade e matemática através do estudo de funções. A Aproximação da matemática com a linguagem através da Resolução de Problemas que necessitam para a sua solução de interpretação, compreensão, inter-relação de dados e a verificação e discussão dos resultados. A História da Matemática no contexto das diferentes culturas e sua aplicação no ensino de Matemática, com ênfase em construções matemáticas e em interpretações da geometria em diferentes tempos, além da transformação dos processos algébricos, o raciocínio dedutivo e a relação com as demais ciências. Reflexões e investigações sobre diferentes conceitos; sequências numéricas, análise combinatória, construções geométricas planas e teoria dos conjuntos.
Objectives
Objetivo Geral:
------Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALVES, Cândida M; et al. Cem Aulas Sem Tédio. Santa Cruz do Sul: Editora Instituto Padre Reus, 2006.
- BARBOSA, Ruy Madsen. Conexões e Educação Matemática: Brincadeiras, explorações e ações. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo a Geometria Fractal para sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
- BARONI, Rosa L. S.; NOBRE, Sergio. A pesquisa em História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática. In: BICUDO, Maria A. V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.
- BASSANEZI, Rodney. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2002.
- BICUDO, Maria A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.
- BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no ensino. Ed. Contexto, 2000
- BOYER, Carl B. História da Matemática. Trad. Elza F. Gomide. SP: Editora Edgard Blücher Ltda, 1974.
- D'AMBROSIO, Ubiratan. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, Maria A. V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1999. Vozes, 2008.
- D'AMBROSIO, Ubiratan. Uma História concisa da Matemática no Brasil. Petrópolis: 2a ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
- FERREIRA, Mariana Kawall Leal. (org) Idéias Matemáticas em povos culturalmente distintos. São Paulo: Global, 2002.
- FIORENTINI, Dario e MIORIM, Maria Ângela. (Orgs.). Por trás da porta, que matemática acontece? Campinas: FE. UNICAMP - CEMPEM, 2001.
- KNIJNIK, G. WANDERER, F. OLIVEIRA, C (orgs). Etnomatemática - currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
- MA, Liping. Saber e Ensinar Matemática Elementar. Lisboa: Gradiva, 2009.
- MENDES, Iran Abreu. Matemática e Investigação em sala de aula. 2ª edição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
- MENDES, Iran Abreu. Matemática e Investigação em sala de aula. 2ª edição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
- MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e Jogar - Enlaces teóricos e metodológicos na campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
- POLYA. George. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
- PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
- SAMPAIO, Fausto Arnaud. Matemágica: História, aplicações e jogos matemáticos. Campinas: Papirus, 2005.
- STRUIK, Dirk J. História concisa das Matemáticas. 2a ed. Lisboa: Gradiva, 1992.
- EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Trad. Hiygino H. Domingues. 5a ed. - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.
Bibliografia Complementar:
- CAMPOS, T. e NUNES, T. Tendências atuais do ensino aprendizagem da Matemática. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.62, 1994.
- CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da Matemática. 9a ed. Lisboa Livraria Sá da Costa Editora, 1989.
- Brasil. In: Zetetiké. Campinas. Ano 3, n.4, 1995.
- FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino de matemática no Brasil. In: Zetetiké. Campinas. Ano 3, n. 4, 1995.
- GERDES, Paulus. Sobre o despertar do pensamento geométrico. Curitiba: Editora da UFPR, 1992.