Nome da Atividade
Fundamentos para a docência de Representação Gráfica e Digital para arquitetura
CÓDIGO
0120236
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Estudo teórico e prático sobre o processo de ensino/aprendizagem de representação gráfica e digital. A partir de autores advindos da didática (Yves Chevallard), da psicologia (Jean Piaget), da comunicação (Vilém Flusser), da representação gráfica (Ching), de estudos sobre métodos digitais de projeto (Rivka Oxmann), da percepção (Evgen Bavcar), objetiva-se a instrumentalização para a investigação sobre o processo formativo de desenho dirigido para a ação projetual de arquitetura.

Objectives

Objetivo Geral:

Geral
Conhecer e reconhecer teorias que auxiliem nas reflexões e proposições sobre o processo de ensino/aprendizagem em representação gráfica e digital para a ação projetual de arquitetura.
Específicos
Refletir sobre a formação docente para a área de representação gráfica e digital;
Estabelecer relações pertinentes entre as teorias abordadas e as questões que envolvem o processo de ensino/aprendizagem de representação para o projeto de arquitetura;
Compreender o papel das tecnologias de representação junto à prática projetual de arquitetura, à luz das teorias abordadas;
Identificar tendências e práticas recorrentes, dissonantes ou convergentes na docência do ensino/aprendizagem de representação;
Analisar e interpretar, à luz das teorias abordadas, materiais e momentos didáticos dirigidos à área de representação para o projeto de arquitetura;
Habilitar para a comunicação, em linguagem científica, das reflexões e produções realizadas no âmbito da disciplina.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAVCAR, E. O Ponto Zero da Fotografia. Rio de Janeiro: Very Special Arts do Brasil, 2000.
  • BURRY, J. BURRY, M. The New Mathematics of Architecture. New York: Thames & Hudson, 2010.
  • CELANI, G. Cad Criativo. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003.
  • CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.
  • CHING, Francis D. K. Arquitectura – Forma, Espacio y Orden. México: Ediciones G. Gili, 2002.
  • CHING, Francis C.K. Steven P. Juroszek. Desenho para Arquitetos. Bookman, 2012.
  • FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: ed. Cosac Naify, 2013.
  • FLUSSER, V. Ensaio sobre a Fotografia. Para uma filosofia da técnica. (Apresentação de Arlindo Machado). Lisboa: Relógio d’ Água, 1998.
  • FLUSSER, V. Ensaio sobre a Fotografia. Para uma filosofia da técnica. (Apresentação de Arlindo Machado). Lisboa: Relógio d’ Água, 1998.
  • KEMP, Martin. La ciencia del arte. La óptica en el arte occidental de Brunelleschi a Seurat. Ediciones Akal, 2000.
  • KNIGHT, T. Shape grammar in education and practice: history and prospects. 1999. Disponível em: http://www.mit.edu /~tknight/IJDC/ Acesso em: agosto 2009.
  • MITCHELL, William J. A Lógica da Arquitetura. Projeto, Computação e Cognição. Campinas, Editora Unicamp, 2008, tradução Gabriela Celani.
  • OXMAN, R. Theory and design in the first digital age. In: Design Studies 27. London: Elsevier, 2006.
  • PERRONE, R. O Desenho como Signo da Arquitetura. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - USP, 1993. (Tese de Doutorado)
  • PIAGET, J. (1970). Epistemologia Genética. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
  • PIAGET, J. e INHELDER, B. (1966). A Imagem Mental na Criança: estudo sobre o desenvolvimento das representações imagéticas. Porto: Livraria Civilização, 1977.
  • POTTMANN, A.; ASPERL, A; HOFER, M.; KILLIAN, A. Architectural Geometry. Exton: Bentley Institute Press, 2007.
  • SANTOS, Laymert Garcia dos. Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética. São Paulo: Ed. 34.

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