Nome da Atividade
BIOLOGIA DO SOLO
CÓDIGO
01230034
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Principais grupos taxonômicos da fauna edáfica. Importância e fatores que afetam a fauna edáfica. Ação da fauna edáfica na degradação e humificação da matéria orgânica do solo. Métodos de coleta de amostras de solo para a determinação da macro e mesofauna do solo. Relação da fauna edáfica com os atributos físicos, químicos e biológicos do solo.
Objectives
Objetivo Geral:
Proporcionar aos alunos de pós-graduação a compreensão sobre a importância de analisar atributos biológicos como parte fundamental na avaliação da qualidade de solos agrícolas. Para esta compreensão é necessário promover o entendimento das relações entre a fauna edáfica e a decomposição dos resíduos vegetais, as quais culminarão na formação da matéria orgânica do solo com consequência direta na melhoria dos atributos químicos e físicos do solo.Conteúdo Programático
Unidade 1. Revisão sobre a qualidade do solo:
1.1 – Qualidade do solo: Revisão crítica;
1.2 – Biologia do solo: Características dos principais grupos e sua importância na qualidade do solo;
1.3 – Estoque de carbono orgânico no solo como uma função chave nos serviços ecossistêmicos: Revisão crítica;
1.4 – Estrutura do solo com um indicador de funções do solo: Revisão Crítica.
Unidade 2. Metodologias para amostragem de atributos biológicos, químicos e físicos do solo:
2.1.– Metodologia para captura e triagem de organismos da macrofauna: monólitos de solo (TSBF);
2.2 – Metodologia para captura de organismos da mesofauna: anéis volumétricos (Funil de Tullgren) e armadilhas de queda (Trampa de Tretzel);
2.3 – Metodologia para determinação do teor de matéria orgânica do solo: método da combustão Walkley Black;
2.4 – Metodologia para a determinação da densidade e porosidade do solo.
Unidade 3. Minhocultura e vermicompostagem – Processos e aplicações;
3.1 – Diferenças entre compostagem e vermicompostagem e a importância de cada processo;
3.2 – Instalação de diferentes tipos de minhocários;
3.3 – Metodologia para determinação da aceitação das minhocas aos resíduos orgânicos;
3.4 - Criação de minhocas em mini-minhocários individuais para avaliação semanal de acasalamento e eclosão;
3.5 – Metodologia para determinação de pH do vemicomposto;
3.6 – Metodologia para determinação de volume do vemicomposto;
3.7 – Metodologia para determinação da umidade do vemicomposto;
3.8 – Metodologia para determinação de superpopulação de minhocas nas caixas e canteiros;
3.9 – Metodologia de retirada das minhocas do vemicomposto.
Unidade 4. Produção de artigo científico:
4.1 – Análise, Interpretação e apresentação de resultados dos atributos biológicos do solo coletados e identificados;
4.2 – Leitura de artigos científicos que embasem os resultados obtidos;
4.3 – Elaboração de artigo científico.
1.1 – Qualidade do solo: Revisão crítica;
1.2 – Biologia do solo: Características dos principais grupos e sua importância na qualidade do solo;
1.3 – Estoque de carbono orgânico no solo como uma função chave nos serviços ecossistêmicos: Revisão crítica;
1.4 – Estrutura do solo com um indicador de funções do solo: Revisão Crítica.
Unidade 2. Metodologias para amostragem de atributos biológicos, químicos e físicos do solo:
2.1.– Metodologia para captura e triagem de organismos da macrofauna: monólitos de solo (TSBF);
2.2 – Metodologia para captura de organismos da mesofauna: anéis volumétricos (Funil de Tullgren) e armadilhas de queda (Trampa de Tretzel);
2.3 – Metodologia para determinação do teor de matéria orgânica do solo: método da combustão Walkley Black;
2.4 – Metodologia para a determinação da densidade e porosidade do solo.
Unidade 3. Minhocultura e vermicompostagem – Processos e aplicações;
3.1 – Diferenças entre compostagem e vermicompostagem e a importância de cada processo;
3.2 – Instalação de diferentes tipos de minhocários;
3.3 – Metodologia para determinação da aceitação das minhocas aos resíduos orgânicos;
3.4 - Criação de minhocas em mini-minhocários individuais para avaliação semanal de acasalamento e eclosão;
3.5 – Metodologia para determinação de pH do vemicomposto;
3.6 – Metodologia para determinação de volume do vemicomposto;
3.7 – Metodologia para determinação da umidade do vemicomposto;
3.8 – Metodologia para determinação de superpopulação de minhocas nas caixas e canteiros;
3.9 – Metodologia de retirada das minhocas do vemicomposto.
Unidade 4. Produção de artigo científico:
4.1 – Análise, Interpretação e apresentação de resultados dos atributos biológicos do solo coletados e identificados;
4.2 – Leitura de artigos científicos que embasem os resultados obtidos;
4.3 – Elaboração de artigo científico.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo. Biologia do solo. Pelotas: Ed. Universitária UFPel/PREC., 2009b, 146 p.
- MOREIRA, Fatima M.S; SIQUEIRA, José O.; BRUSSAARD, Lijbert; Biodiversidade do solo em ecossistemas brasileiros. Universidade federal de Lavras. Editora UFLA. ISBN 9788587692504. 2008. 768p.
- BRADY, Nyle, C.; WEILL, Ray R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. Porto Alegre: Bookman. ISBN 9788565837743. 2013. 686p.
Bibliografia Complementar:
- MORSELLI, Tânia Beatriz Gamboa Araújo. Minhocultura. Universidade Federal de Pelotas. Editora e Gráfica UFPel. ISBN 8571925461. 2009. 116p.