Nome da Atividade
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA ORIENTADA I
CÓDIGO
0228061
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Ensino superior. Ensino-aprendizado. Formação docente. Comunicação. Construção de conhecimento. Emperismo, Apriorismo, Aprendizagem Significativo. Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos, Currículos, Plano de Ensino, Plano de Aula, Metodologias. Ensino remoto, Ensino híbrido. Ensino presencial. Autoavaliação, Avaliação.
Objectives
Objetivo Geral:
Estudar as técnicas de ensino e aprendizado, formação docente, comunicação, construção de conhecimento, projetos político-pedagógicos, planos de ensino, planos de aula, metodologias, ensino remoto, ensino presencial e avaliação.Conteúdo Programático
A formação docente para o ensino superior
Os desafios do ensino aprendizagem
Estratégias do ensino-aprendizagem
Entendimentos dos PPP, Planos de ensino e de aula
Desafios frente às necessidades do ensino aprendizagem remoto
Metodologias
Avaliação e autoavaliação
Os desafios do ensino aprendizagem
Estratégias do ensino-aprendizagem
Entendimentos dos PPP, Planos de ensino e de aula
Desafios frente às necessidades do ensino aprendizagem remoto
Metodologias
Avaliação e autoavaliação
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BACICH, L. Ensino híbrido. Ed. Penso. Fundação Lemann. Kindle, 2015.
- BALESTRA, C., JUSTO, M.M. Ensino de terceito grau. Mercado Aberto, 1997. 215p. BERLINSKE, A., LISTENSTEIN, A. Metodologia do ensino. Varela, 1998. 154p.
- FIGUEIREDO, L. Desafios do ensino superior - muito além de uma vocação. CORAG, 1999. 256p.
- ILLERIS, K. Teorias contemporâneas de aprendizagem. Penso. 1 ed. 245p, 2013. Kindle, 2020.
- PURCHET-CAMPOS, M.A. Iniciação à pesquisa científica. 1996. 186p.
- DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. Ed. Cortez, 1999. 120p.
- CALAZANS, J. Iniciação científica: construindo o pensamento científico. Ed. Cortez,1999. 182p.
- SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. Ed. Cortez, 1996. 272p.
- D'SEVERINO. Metodologia do trabalho intelectual. Ed. Atlas, 1999. 120p.
- PALMER, E. (2016).Good Thinking: Teaching Argument, Persuasion, and Reasoning, https://www.cultofpedagogy.com/good-thinking-erik-palmer/. Amazon. ISBN-13: 978-1625310644
- SHIN, J. C. et al. Teaching and Research in Contemporary Higher Education. 1. Springer Netherlands, 2014