Nome da Atividade
CLÍNICA MÉDICA DE RUMINANTES II
CÓDIGO
02510089
Carga Horária
93 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
93
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
93

Ementa

Discussão de casos clínicos, acompanhados de revisão bibliográfica e apresentação de parecer pelos médicos veterinários residentes. Tem como foco o estudo das afecções orgânicas dos ruminantes, com ênfase na etiologia, fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e profilaxia, contemplando os seguintes temas: Doenças do sistema digestório (Doenças do sistema digestório anterior, Doenças do rúmen, retículo, omaso, Doenças do abomaso, Doenças dos intestinos), Doenças metabólicas (Interpretação dos perfis metabólicos visando o diagnóstico de doenças metabólicas em ruminantes; Estudo das doenças metabólicas de ocorrência mais comum em rebanhos de bovinos leiteiros, bovinos de corte e ovinos, Doenças da Produção); Clínica Quantitativa (Abordagem do estudo da clínica e dos programas sanitários em sistemas pecuários de produção de bovinos de leite, de corte e ovinos, dando-se ênfase para as questões ligadas a epidemiologia e a gestão das ocorrências; Estudo econômico dos programas sanitários dos sistemas pecuários, bem como das intervenções clínicas nestes sistemas). A disciplina é acompanhada do corpo clínico do Hospital de Clínicas Veterinária e aberta a todos os alunos da graduação e plantonistas.

Objectives

Objetivo Geral:

Discussão de casos clínicos, acompanhados de revisão bibliográfica e apresentação de parecer pelos médicos veterinários residentes.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDREWS, A. H. MEDICINA BOVINA: DOENÇAS E CRIAÇÃO DE BOVINOS. 2. ed. São Paulo: Roca, 2008.
  • DIRKSEN,G., GRUNDER, H.D., STOBER,M. ROSEMBERG - EXAME CLÍNICO DOS BOVINOS, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1990.
  • FEITOSA, F.L.F. SEMIOLOGIA VETERINÁRIA: A ARTE DO DIAGNOSTICO. 2ª ed. São Paulo: Roca, 2008.
  • PUGH, D.G. CLÍNICA DE OVINOS E CAPRINOS. São Paulo: Roca, 2004.
  • RADOSTITS, O.M. et al. CLÍNICA VETERINÁRIA: UM TRATADO DE DOENÇAS DOS BOVINOS, OVINOS, SUÍNOS, CAPRINOS E EQÜINOS. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
  • SMITH, B.P. MEDICINA INTERNA DE GRANDES ANIMAIS. 3. ed. Barueri: Manole, 2006.
  • REVISTAS TÉCNICAS ESPECIALIZADAS Journal of Animal Science Journal of Dairy Science Small Ruminant Research Veterinary Medicine Veterinary Record Journal of American Veterinary Medical Association

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
1 2013 / 2 1 1 Programa de Residência em Área Profissional da Saúde: Clínica Médica de Ruminantes (Especialização)

Page generated on 2024-05-18 07:49:12 (query took 0.062500s)