Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MEDICINA VETERINÁRIA
CÓDIGO
02530014
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
O papel da disciplina é possibilitar o planejamento das atividades e preparação do material didático necessário para o processo de aprendizagem do acadêmico. Constituindo a confecção de materiais didáticos manipuláveis e desenvolvimento de propostas de atividades para o ensino de indiferentes níveis. Planejamento e realização de uma experiência prática com o uso de materiais concretos. Possibilitando o desenvolvimento de uma visão crítica na escolha e na utilização de recursos adequados ao ensino-aprendizagem de conteúdos da Ciências da vida; permitindo autonomia para criar o seu próprio laboratório de ensino de medicina veterinária, construindo materiais didáticos de baixo custo. Além de capacitá-lo para a elaboração de atividades aliadas ao uso desse tipo de recurso didático na docência contemporânea de medicina veterinária.
Objectives
Objetivo Geral:
- Conhecer e preparar material didático para ensino em medicina veterinária- produzir material didático e principalmente a ferramenta avaliativa do processo
- capacitar na formação docente contemporânea
Conteúdo Programático
UNIDADE I
1.1. O uso de Materiais Didáticos no decorrer da História da Medicina Veterinária
1.2. Conceito de Material Didático
1.3. Métodos, técnicas e recursos didáticos para o ensino de Ciências da Vida
1.4. Características e a importância de Materiais Didáticos
UNIDADE II
2.1. Formação Docente em Veterinária: Desafios da Contemporaneidade
2.2.O Material Didático e a formação do docente
2.3. Criação do ambiente lúdico na sala de aula
2.4. Ludicidade e Aprendizagem
2.5. Como facilitar o entendimento da ciência
UNIDADE III
3.1. Confecção de Materiais Didáticos para aplicações em sala de aula
3.2. Avaliação da produção dos materiais didáticos
3.3. Avaliação da aprendizagem
3.3 Utilização e entrega de Material Didático
1.1. O uso de Materiais Didáticos no decorrer da História da Medicina Veterinária
1.2. Conceito de Material Didático
1.3. Métodos, técnicas e recursos didáticos para o ensino de Ciências da Vida
1.4. Características e a importância de Materiais Didáticos
UNIDADE II
2.1. Formação Docente em Veterinária: Desafios da Contemporaneidade
2.2.O Material Didático e a formação do docente
2.3. Criação do ambiente lúdico na sala de aula
2.4. Ludicidade e Aprendizagem
2.5. Como facilitar o entendimento da ciência
UNIDADE III
3.1. Confecção de Materiais Didáticos para aplicações em sala de aula
3.2. Avaliação da produção dos materiais didáticos
3.3. Avaliação da aprendizagem
3.3 Utilização e entrega de Material Didático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CITELLI, Adilson. (coord). Outras linguagens na escola. São Paulo: Cortez, 2000
- HAYDAT, Regina Célia Cazauz. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2002
- ANTUNES, Celso.Novas maneiras de ensinar – Novas formas de aprender. Petrópolis: Vozes, 2002.
- PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: ArtMed, 2001
- PERRENOUD, Philippe. Formando professores profissionais – Quais estratégias? Quais competências?Porto Alegre, 2001, Artmed.
- Artigos selecionados de publicações sobre trabalhos com materiais e jogos para o ensino de veterinária.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
50 | 2024 / 2 | 13 | 5 |
Veterinária (Mestrado acadêmico) Veterinária (Doutorado) Horários
|
CARINE DAHL CORCINI Professor responsável pela turma BRUNA DA ROSA CURCIO Professor Regente |