Nome da Atividade
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA
CÓDIGO
0350363
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
História da Ciência: processos históricos e sociais de produção e validação do conhecimento científico. Do mito à racionalidade. A Ciência: relações entre sujeito e objeto do conhecimento; verdade e métodos. Concepções epistemológicas e suas implicações na Ciência, na formação docente e no ensino de Ciências. Tipos de conhecimento: senso comum; mítico; escolar; científico. Relações entre sociedade e conhecimento científico e tecnológico.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. História da Ciência: exemplos e discussões de processos históricos e sociais de produção e validação do conhecimento científico.
2. A filosofia da Ciência: os métodos científico e os modos de conhecer (dedutivo; indutivo e hipotético-dedutivo); a “questão da verdade” na Ciência; e a problematização de “ideais” científicos, como a neutralidade e a objetividade
3. Os métodos científicos e os diversos cientistas.
4. Introdução à epistemologia com base em filósofos da Ciência (como Popper, Bachelard, Kuhn) e suas implicações na formação docente e no ensino de Ciências.
5. Especificidades, relações e diferenças entre o conhecimento cotidiano, mítico, escolar e científico.
6. Implicações e relações entre sociedade e conhecimento científico e tecnológico: aspectos importantes para o ensino de Ciências.
2. A filosofia da Ciência: os métodos científico e os modos de conhecer (dedutivo; indutivo e hipotético-dedutivo); a “questão da verdade” na Ciência; e a problematização de “ideais” científicos, como a neutralidade e a objetividade
3. Os métodos científicos e os diversos cientistas.
4. Introdução à epistemologia com base em filósofos da Ciência (como Popper, Bachelard, Kuhn) e suas implicações na formação docente e no ensino de Ciências.
5. Especificidades, relações e diferenças entre o conhecimento cotidiano, mítico, escolar e científico.
6. Implicações e relações entre sociedade e conhecimento científico e tecnológico: aspectos importantes para o ensino de Ciências.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BORGES, Regina M. R. Em debate: cientificidade e educação em ciências. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996. CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliensis, 1993. CHASSOT, Attico. A Ciência através dos Tempos. São Paulo: Moderna, 1994. FOUREZ, Gérard. A Construção da ciência: introdução à filosofia e à ética das Ciências. SP: UNESP, 1995 GIL PÉREZ, Daniel et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Contexto e Educação. V. 7, n. 2, Bauru: FE/UNESP, p. 125-153, 2001. HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. Trad. João V. G. Cuter, 2.ed, São Paulo: Martins Fontes, 2003. KNELLER, George F. A ciência como atividade humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. LOPES, Alice R. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: UERJ,1999. LOPES, Alice R. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007. PEDUZZI, Luiz O. Q.; MARTINS, André F. P.; FERREIRA, Juliana M. H. (Orgs.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012. Disponível em DOI: 10.5007/2175- 7941.2013v30n1p227
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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T1 | 2024 / 2 | 20 | 2 |
Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) Horários
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FABIO ANDRE SANGIOGO Professor responsável pela turma |