Nome da Atividade
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NA SAÚDE DA FAMÍLIA
CÓDIGO
0450020
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Princípios do planejamento e da avaliação em saúde. Vertentes do planejamento em saúde: normativo e estratégico situacional. Princípios e diretrizes do pacto pela saúde e consequências para Estratégia de Saúde da Família. Contrato de gestão na atenção básica. Instrumentos de planejamento e gestão no âmbito do SUS. Planejamento, avaliação e monitoramento e melhoria contínua da qualidade nas ações da ESF em consonância com a Política Nacional da Atenção Básica. Avaliação e desenvolvimento do planejamento em nível local. Dimensões avaliativas: avaliação de processo, de resultado/impacto, de qualidade, de desempenho. Avaliação de desempenho: conceitos e seleção de indicadores. Estratégias de avaliação participativa.
Objectives
Objetivo Geral:
GeraisDesenvolver atividades de planejamento e avaliação em serviços de saúde, com foco na ESF
Específicos
Compreender as bases teóricas e metodológicas do planejamento na atenção primária em saúde
Compreender princípios e métodos de avaliação em saúde com ênfase na atenção primária em saúde
Reconhecer os princípios e diretrizes das políticas de saúde e suas implicações no planejamento e avaliação da ESF
Compreender processos de planejamento e avaliação participativa
Conhecer instrumentos preconizados para avaliação e monitoramento da APS
Reconhecer a dinâmica dos atores locais nos processos de pactuação das ações de planejamento e avaliação
Realizar diagnóstico em saúde, priorizando problemas e definindo estratégias de intervenção no âmbito do território
Utilizar instrumentos de monitoramento e avaliação na atenção primária
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: AMAQ, Brasília: MS; 2012.
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Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família. Brasília: MS (Série B: Textos Básicos em Saúde); 2005.
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- BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes Operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. Brasília: MS (Série A. Normas e Manuais Técnicos); 2006.
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- LOEWENSON, R.; LAURELL, A. C.; HOGSTEDT, C.; D'AMBRUOSO, L.; SHROFF, Z. Investigación-Acción Participativa em Sistemas de Salud: una guía de métodos. Harare, Zimbabue: TARSC, AHPSR, WHO, IDRC Canada, EQUINET; 2014. Disponível em: http://www.equinetafrica.org/sites/default/files/uploads/documents/Spanish%20PAR%20Reader%20March%202015%20for%20web.pdf. Acesso em: 25 Out. 2016.
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- PINHEIRO, R.; SILVA JUNIOR, A. G. Institucionalização da Avaliação em Saúde: mediações com integralidade. In: PINHEIRO, R., SILVA JUNIOR, A. G. (orgs.). Atenção Básica e Integralidade: contribuições para estudos das práticas avaliativas em saúde (vol.1). 1ª ed. Rio de Janeiro: CEPESC / ABRASCO; 2008. p. 17-41.
- PINHEIRO, R.; SILVA JUNIOR, A. G. Práticas avaliativas da integralidade em saúde: percurso metodológico da pesquisa. In: PINHEIRO, R.; SILVA JUNIOR, A. G. (orgs.). Atenção Básica e Integralidade: contribuições para estudos das práticas avaliativas em saúde (vol.1). 1ª ed. Rio de Janeiro: CEPESC / ABRASCO; 2008. p.43-58.PINHEIRO, R.; SILVA JUNIOR, A. G. Institucionalização da Avaliação em Saúde: mediações com integralidade. In: PINHEIRO, R., SILVA JUNIOR, A. G. (orgs.). Atenção Básica e Integralidade: contribuições para estudos das práticas avaliativas em saúde (vol.1). 1ª ed. Rio de Janeiro: CEPESC / ABRASCO; 2008. p. 17-41.
- PINHEIRO, R.; SILVA JUNIOR, A. G. Práticas avaliativas da integralidade em saúde: percurso metodológico da pesquisa. In: PINHEIRO, R.; SILVA JUNIOR, A. G. (orgs.). Atenção Básica e Integralidade: contribuições para estudos das práticas avaliativas em saúde (vol.1). 1ª ed. Rio de Janeiro: CEPESC / ABRASCO; 2008. p.43-58.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
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5 | 2024 / 2 | 10 | 10 |
Saúde da Família (Mestrado profissional) |
ELAINE THUME Professor responsável pela turma |