Nome da Atividade
INTRODUÇÃO AO DESIGN GRÁFICO
CÓDIGO
05000056
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Conceito de Design. Abordagem teórico-prática do Design Gráfico. Tipografia. Cores. Noções de metodologia do projeto.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:
- Fornecer subsídios teóricos e conceituais para o entendimento Design Gráfico – seu conceito, fatores e implicações – e sua aplicação na prática acadêmica e profissional com embasamento em metodologia projetual adequada;

Objetivos Específicos:
- Conhecer e debater conceitos de design, sua terminologia, seu campo de atuação e suas implicações sociais e ambientais;
- Conhecer e debater o surgimento do design e suas relações com a história da arte;
- Conhecer, identificar e analisar os elementos visuais utilizados pelo Design Gráfico, analisando suas relações de significados;
- Aplicar os princípios do Design Gráfico no desenvolvimento de um projeto, incluindo metodologia projetual e análises críticas, preparando o estudante para as futuras disciplinas do curso e a consequente prática profissional.

Conteúdo Programático

1. Conceitos
Conceitos de Design e Design Gráfico. Nomenclatura e etimologia. Subdivisões e especificidades. Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. Campo de atuação. O Design e as grandes áreas do conhecimento. Responsabilidade ecológica e social do Design. Binômio forma/função. Origens e desenvolvimento do Design. Paradigma moderno e pós-moderno.

2. Princípios
Grid (malhas, grelhas), princípios e aplicação. Leis Visuais, princípios e aplicação. Cores, princípios e aplicação. Tipografia, princípios e aplicação. Imagem, princípios e aplicação. Produção Gráfica/Suporte, princípios e aplicação.

3. Prática
Metodologia Projetual. Identidade Visual. Métodos de análise.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABC da ADG. Glossário de termos e verbetes utilizados em Design Gráfico. São Paulo: ADG, 1998.
  • AMBROSE, G.; HARRIS, P. Fundamentos de Design Criativo. Porto Alegre, Bookman, 2009. Burdick, Anne. What has writing got to do with design? 1993. n. 9. Disponível em: . Acesso em: 04 mar. 2012.
  • BRAGA, Marcos da Costa (Org.). O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2011.
  • CAUDURO, Flavio Vinicius. Design gráfico e pós-modernidade. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 13, p. 127-139, 2000.
  • ______. Tipografia Pós-moderna. In: Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 1., Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 5., ANPED, 2002, Rio de Janeiro. Anais. de Janeiro: CIPD, 2002. v. 1. p. 1-1.
  • CHAVES, Norbeto. Diez principios del diseño gráfico. 2009. Disponível em. Acesso em 08 set. 2009.
  • COELHO, Luis Antônio L. Design Método. Rio de Janeiro: Novas Idéias, 2006. ______. (Org.). Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, Novas Idéias, 2008.
  • FERLAUTO, Claudio; JAHN, Heloísa. A Gráfica do Livro O Livro da Gráfica. São Paulo: Hamburg Gráfica Editora, 1998.
  • FRASCARA, Jorge. El diseño de comunicación. Buenos Aires: Infinito, 2006.
  • FRUTIGER, Adrian. Sinais e Símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Edições Rosari, 2006.
  • HELLER, Steven. Linguagens do design: compreendendo o design gráfico. São Paulo: Rosari, 2007. (Coleção Fundamentos do Design).
  • HOLLIS, Richard. Design Gráfico:uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Coleção a)
  • LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
  • ______. Pensar com tipos: para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
  • MELO, Chico Homem de. Os desafios do designer e outros textos sobre design gráfico. São Paulo, Rosari, 2003. (Coleção TextosDesign).
  • MEGGS, Philip. History of Graphic Design. New York: John Wiley, 2006.
  • POYNOR, Rick. Abaixo as regras: Design gráfico e pós-modernismo. Porto Alegre, Bookman: 2010
  • RAHDE, Maria Beatriz Furtado; CAUDURO,Flávio Vinicius. Algumas características das imagens contemporâneas. Revista Fronteiras, Estudos Midiáticos, Unisinos. São Leopoldo/ RS, v. 7, n. 3, p. 195-205, 2005.
  • SAMARA, Thimothy. Grid:Costrução e Desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
  • TEIXEIRA COELHO, José. Moderno e Pós-Moderno: Modos & Versões. 3. ed., São Paulo: Iluminuras, 1995.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 28 25 Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
ROBERTA COELHO BARROS
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INTRODUÇÃO AO DESIGN GRÁFICO Design Gráfico (Bacharelado)

Page generated on 2024-10-13 10:46:42 (query took 0.128877s)