Nome da Atividade
DRAMATURGIA
CÓDIGO
05000274
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Panorama da dramaturgia ocidental. A estrutura do drama. Análise do texto dramático. A criação de textos teatrais. A aplicação de exercícios dramatúrgicos em espaços formativos.
Objectives
Objetivo Geral:
- Discutir as transformações da dramaturgia ocidental, sobretudo nos séculos XIX e XX.- Compreender o estudo detalhado de um texto dramático.
- Estudar a estrutura do drama.
- Produzir textos teatrais.
- Planejar exercícios dramatúrgicos em sala de aula.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1 – O QUE É DRAMATURGIA?
1.1 A definição clássica, com base na identificação aristotélica.
1.2 Os gêneros literários: especificações do gênero dramático
1.3 A concepção de dramaturgia contemporânea.
UNIDADE 2 – PANORAMA DA DRAMATURGIA OCIDENTAL
2.1 O reinado, a deposição e a busca de um novo uso do texto (Roubine)
2.2 A crise do drama
UNIDADE 3 – A ESTRUTURA DO DRAMA
3.1 A unidade dramática
3.2 A personagem
3.3 O conflito
3.4 A rubrica e os diálogos
3.5 Os diferentes gêneros teatrais
3.6 Semiologia teatral: os signos no teatro
3.7 O modelo actancial de análise
UNIDADE 4 – A ANÁLISE DE UM TEXTO DRAMÁTICO/ÉPICO
4.1 Tema da peça
4.2 Argumento (enredo)
4.3 Relação dos acontecimentos
4.4 Principais conflitos
4.5 Gráfico de intensidade da peça (momentos de tensão x momentos de relaxamento)
4.6 Ficha de personagem
4.7 Principais objetivos das personagens
4.8 Atmosfera da peça
4.9 Modelo actancial
UNIDADE 5 - EXERCÍCIOS DE PRODUÇÃO DRAMATÚRGICA
5.1 Produção de textos teatrais
5.2 Recepção da dramaturgia produzida
5.3 Análise da criação ficcional
UNIDADE 6 – LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÃO DRAMATÚRGICA EM ESPAÇOS FORMATIVOS
6.1 As possibilidades de criação dramatúrgica no ambiente escolar
1.1 A definição clássica, com base na identificação aristotélica.
1.2 Os gêneros literários: especificações do gênero dramático
1.3 A concepção de dramaturgia contemporânea.
UNIDADE 2 – PANORAMA DA DRAMATURGIA OCIDENTAL
2.1 O reinado, a deposição e a busca de um novo uso do texto (Roubine)
2.2 A crise do drama
UNIDADE 3 – A ESTRUTURA DO DRAMA
3.1 A unidade dramática
3.2 A personagem
3.3 O conflito
3.4 A rubrica e os diálogos
3.5 Os diferentes gêneros teatrais
3.6 Semiologia teatral: os signos no teatro
3.7 O modelo actancial de análise
UNIDADE 4 – A ANÁLISE DE UM TEXTO DRAMÁTICO/ÉPICO
4.1 Tema da peça
4.2 Argumento (enredo)
4.3 Relação dos acontecimentos
4.4 Principais conflitos
4.5 Gráfico de intensidade da peça (momentos de tensão x momentos de relaxamento)
4.6 Ficha de personagem
4.7 Principais objetivos das personagens
4.8 Atmosfera da peça
4.9 Modelo actancial
UNIDADE 5 - EXERCÍCIOS DE PRODUÇÃO DRAMATÚRGICA
5.1 Produção de textos teatrais
5.2 Recepção da dramaturgia produzida
5.3 Análise da criação ficcional
UNIDADE 6 – LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÃO DRAMATÚRGICA EM ESPAÇOS FORMATIVOS
6.1 As possibilidades de criação dramatúrgica no ambiente escolar
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GUINSBURG, J.; COELHO NETTO, Teixeira; CARDOSO, Reni Chaves (orgs). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1978.
- ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2006.
- RYNGAERT. Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998
- SARRAZAC, Jean-Pierre (org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012
- UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005
Bibliografia Complementar:
- ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: Casa da Moeda, s.d.
- BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 1999.
- CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, A.; PRADO, Décio de A.; GOMES, Paulo E. S. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2004
- EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006
- ESSLIN, Martin. Uma anatomia do drama. Rio de Janeiro: Zahar, 1986
- MOISÉS, Massaud. A análise literária. São Paulo: Cultrix, 1984
- PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: a construção da personagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.
- PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003
- PROPP, Vladimir Iakovlevich. Morfologia do conto maravilhoso. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984
- SOURIAU, Etiene. As duzentas mil situações dramáticas. São Paulo: Ática, 1993
- SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880 – 1950]. São Paulo: Cosac & Naify , 2001
- TODOROV, Tzvetan. Estruturalismo e Poética. São Paulo: Cultrix, 1973