Nome da Atividade
DRAMATURGIA
CÓDIGO
05000274
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Panorama da dramaturgia ocidental. A estrutura do drama. Análise do texto dramático. A criação de textos teatrais. A aplicação de exercícios dramatúrgicos em espaços formativos.

Objectives

Objetivo Geral:

- Discutir as transformações da dramaturgia ocidental, sobretudo nos séculos XIX e XX.
- Compreender o estudo detalhado de um texto dramático.
- Estudar a estrutura do drama.
- Produzir textos teatrais.
- Planejar exercícios dramatúrgicos em sala de aula.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – O QUE É DRAMATURGIA?
1.1 A definição clássica, com base na identificação aristotélica.
1.2 Os gêneros literários: especificações do gênero dramático
1.3 A concepção de dramaturgia contemporânea.

UNIDADE 2 – PANORAMA DA DRAMATURGIA OCIDENTAL
2.1 O reinado, a deposição e a busca de um novo uso do texto (Roubine)
2.2 A crise do drama

UNIDADE 3 – A ESTRUTURA DO DRAMA
3.1 A unidade dramática
3.2 A personagem
3.3 O conflito
3.4 A rubrica e os diálogos
3.5 Os diferentes gêneros teatrais
3.6 Semiologia teatral: os signos no teatro
3.7 O modelo actancial de análise

UNIDADE 4 – A ANÁLISE DE UM TEXTO DRAMÁTICO/ÉPICO
4.1 Tema da peça
4.2 Argumento (enredo)
4.3 Relação dos acontecimentos
4.4 Principais conflitos
4.5 Gráfico de intensidade da peça (momentos de tensão x momentos de relaxamento)
4.6 Ficha de personagem
4.7 Principais objetivos das personagens
4.8 Atmosfera da peça
4.9 Modelo actancial

UNIDADE 5 - EXERCÍCIOS DE PRODUÇÃO DRAMATÚRGICA
5.1 Produção de textos teatrais
5.2 Recepção da dramaturgia produzida
5.3 Análise da criação ficcional

UNIDADE 6 – LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÃO DRAMATÚRGICA EM ESPAÇOS FORMATIVOS
6.1 As possibilidades de criação dramatúrgica no ambiente escolar

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GUINSBURG, J.; COELHO NETTO, Teixeira; CARDOSO, Reni Chaves (orgs). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1978.
  • ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2006.
  • RYNGAERT. Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998
  • SARRAZAC, Jean-Pierre (org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012
  • UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005

Bibliografia Complementar:

  • ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: Casa da Moeda, s.d.
  • BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 1999.
  • CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, A.; PRADO, Décio de A.; GOMES, Paulo E. S. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2004
  • EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006
  • ESSLIN, Martin. Uma anatomia do drama. Rio de Janeiro: Zahar, 1986
  • MOISÉS, Massaud. A análise literária. São Paulo: Cultrix, 1984
  • PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: a construção da personagem. São Paulo: Perspectiva, 2013.
  • PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003
  • PROPP, Vladimir Iakovlevich. Morfologia do conto maravilhoso. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984
  • SOURIAU, Etiene. As duzentas mil situações dramáticas. São Paulo: Ática, 1993
  • SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880 – 1950]. São Paulo: Cosac & Naify , 2001
  • TODOROV, Tzvetan. Estruturalismo e Poética. São Paulo: Cultrix, 1973

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