Nome da Atividade
PIANO VII
CÓDIGO
05000402
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aprimoramento do projeto de performance, visando o Recital Solo de Piano de final de curso.
- Desenvolvimento da compreensão musical e de técnicas interpretativas
- Estimulo ao pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos;
- Estudo das tradições interpretativas de diferentes gêneros instrumentais considerando a prática de pianistas e compositores;
Oitava disciplina de um ciclo de oito com desenvolvimento continuado.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
- Desenvolver a compreensão musical e proficiência ao piano
- Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre a prática artística considerando aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos;
- Estudar tradições interpretativas de diferentes gêneros considerando a prática de pianistas e compositores;
Objetivo(s) específico(s):
- Desenvolver a técnica instrumental;
- Estimular a leitura musical;
- Ampliar o conhecimento de repertório;
- Desenvolver competências para performances públicas e a concepção de um projeto artístico.
- Conhecer e cotejar literatura pertinente às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem do piano

Conteúdo Programático

Definição do repertório e desenvolvimento das atividades a partir das necessidades específicas e dos projetos individuais dos alunos. Ao mesmo tempo, o programa deve contemplar:
- Leitura musical;
- Estudos de Técnica instrumental;
- Repertório da literatura pianística de diferentes estilos, gêneros e períodos;
- Aspectos físicos da execução pianística;
- Aspectos de fraseologia, ornamentação e articulação musical;
- Concepção de um projeto artístico.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANALYTICAL strategies and musical interpretation: essays on nineteenth-and twentieth-century music. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
  • CHIANTORE, Luca. Historia de la técnica pianística: un estudio sobre los grandes compositores y el arte de la interpretación Madrid: Alianza, 2001.
  • LABOISSIÈRE, Marília. Interpretação musical: a dimensão recriadora da 'comunicação' poética. São Paulo: Annablume, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • CABALLERO, Carlo. Faure and French musical aesthetics. Cambridge: Cambridge University Press, 2001, 2003.
  • GERIG, Reginald R. Famous Pianists and their Technique. Bloomington: Indiana University Press, 2007.
  • SOUZA, Elizabeth Rangel Pinheiro de. Elementos de coerência no opus 76 de Brahms. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.
  • THE CAMBRIDGE companion to Debussy. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

Page generated on 2024-12-22 09:41:33 (query took 0.116253s)