Nome da Atividade
TÉCNICAS COMPOSICIONAIS DOS SÉCULOS XX E XXI - II
CÓDIGO
05000506
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

1. Atonalismo; 2. Politonalidade. Polimodalidade. Pantonalidade; 3. Messiaen: “Valeurs Ajouté” e “Modos de transposição limitada”; 4. Novos Processos Contrapontísticos. 5. Elliott Carter: Modulação de andamentos e estratificação; 6. Notação musical (associada às técnicas apresentadas no semestre); 7. Audição e análise de obras musicais correlatas.

Objectives

Objetivo Geral:

Fornecer uma base para o entendimento de linguagens utilizadas pelos principais compositores em meados do século XX. Introduzir os alunos às principais técnicas composicionais utilizadas daquele período, relativas aos campos da organização de alturas e estruturação temporal.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CONSTANTE, R. Aspectos de estruturação temporal no Concerto para Violão e Orquestra. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006. Tese de Doutorado. KOSTKA, S. Materials and Techniques of Twentieth-Century Music. New Jersey: Prentice Hall, 1999. STRAUS, J. Introduction to Post-Tonal Theory. New Jersey: Prentice Hall, 1990. LESTER, J. Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. New York: W.W. Norton & Company, 1989. MESSIAEN, Olivier. The Technique of my Musical Language. Paris: Leduc, 1956.

Bibliografia Complementar:

  • COWELL, Henry. New Musical Resources. New York: Cambridge University Press, 1930.

Page generated on 2024-12-21 22:33:42 (query took 0.119382s)