Nome da Atividade
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II
CÓDIGO
05000508
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da música brasileira em suas manifestações popular e erudita da segunda metade do século XX até a atualidade.

Objectives

Objetivo Geral:

Abordar os estudos da música brasileira no contexto das ciências musicais. Fornecer instrumentos crítico-reflexivos sobre os conceitos Música Popular, Música Erudita e Brasilidade. Estudar a produção, práticas e recepção musical em sua intrínseca relação com o contexto e o desenvolvimento da história do Brasil e dos conceitos de povo e nação brasileira desde a segunda metade do século XX. Conhecer e refletir criticamente sobre obras musicais e seus compositores no cenário nacional desde 1950 a atualidade. Construir visão panorâmica da história e tendências da música brasileira desde meados do século XX até os dias de hoje. Realizar trabalho de investigação sobre gênero, compositor, obra, prática musical, ou grupo musical do passado ou presente que reflita criticamente sobre a relação música do Brasil, história e sociedade brasileira.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. ______. Dicionário Houassis ilustrado – Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Paracatu, 2006. BOULAY, Marinilda B. (org.) Guia do Mercado Brasileiro da Música 2008/2009. São Paulo: Imprensa oficial do estado de São Paulo, 2008. CABRAL, Sérgio. A MPB na Era do Rádio. São Paulo: Moderna, 1996. CALDAS. Waldenyr. Iniciação à Música Popular Brasileira. São Paulo: Manole, 2010. CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1987. CONTIER, Arnaldo Daraya. Modernismos e brasilidade: música, utopia e tradição. In: NOVAES, Adauto (org.). Tempo e história. p. 259 – 287.São Paulo: Companhia das Letras / Secretaria Municipal de Cultura, 1992. EWALD, Werner. Música Brasileira – Muitos Sons, Muitas Vozes, Muitas Mãos – Uma Visão Panorâmica (texto aceito para publicação). FRITH, Simon. Hacia uma estética de la música popular. In: CRUCES, Francisco. Las culturas musicales. Lecturas de etnomusicologia. 2 ed. Madrid:Trotta, 2008. KIEFFER, Bruno. A modinha e o lundu. Porto Alegre: Movimento, 1986. ______. Música e dança popular. Porto Alegre: Movimento, 1990. KAZ, Leonel et.al. Brasil Rito e Ritmo. Um século de música popular e clássica. Rio de Janeiro: Aprazível, 2003-2004. LUCAS, Maria E. Música popular, à porta ou aporta na academia. Em Pauta. Revista do PPG em Música da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, v. 4, n. 6, p. 4-12, Dez. 1992. MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. 6ª ed. Revisada e ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. MOLINA, Sidney. Música Clássica Brasileira Hoje. São Paulo: Publifolha, 2010. MENDES, Gilberto. O que poucos sabem. In: Revista Bravo. São Paulo, junho 2005. SEVERIANO, Jairo. Uma História da Música Popular Brasileira. Das origens a modernidade. São Paulo, Editora 34, 2008. NAPOLITANO, Marcos. História & Música. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. NAVES, Santuza Cambraia. Da bossa nova à tropicália. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,

Bibliografia Complementar:

  • AMARAL, Paulo Murilo Guerreiro do. Estigma e Cosmopolitismo na Constituição de uma Música Popular Urbana de Periferia: Etnografia da Produção do Tecnobrega em Belém do Pará. Tese (Doutorado). Porto Alegre: PPGMUS/UFRGS, 2009. BOULAY, Marinilda B. (org.) Guia do Mercado Brasileiro da Música 2008/2009. São Paulo: Imprensa oficial do estado de São Paulo, 2008.

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