Nome da Atividade
CONTRAPONTO III
CÓDIGO
05000573
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
1) Técnicas de escrita contrapontística a três vozes e quatro vozes; invenções a três vozes. 2) O estudo da fuga; elementos constitutivos fuga; estruturação harmônica da fuga; fuga real e tonal; unidade temática; o contra-sujeito; contraponto duplo; os episódios. 3) Composição de fugas. 4) Utilização dos princípios contrapontísticos em contextos não-tonais.
Objectives
Objetivo Geral:
1) Aprofundar o entendimento dos princípios contrapontísticos e suas possibilidades composicionais; 2) Estudo da Fuga; 3) Composição de peças contrapontísticas a três e quatro vozes; 4) Utilização de técnicas contrapontísticas em contextos não tonais; 5) Integração entre compositores e intérpretes visando a interpretação e registro digital das composições dos alunos.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BENJAMIN, Thomas. Counterpoint in the style of J. S. Bach. New York, London: Schirmer Books, 1986. CARVALHO, Any Raquel. Contraponto Tonal e Fuga – Manual Prático. Porto Alegre, Novak Multimedia, 2002. GROOCOCK, Joseph. Fugal Composition: a guide to the study of Bach’s ‘48’. Westport: Greenwood Press, 2003.
Bibliografia Complementar:
- KENNAN, Kent. Counterpoint based on eighteen century practice. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1960. KREHL, Stephan. Fuga. Barcelona: Labor, 1930. VERRAL, John. Fugue and invention in theory and practice. Palo Alto: Pacific Books, 1966.