Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DO ENSINO DA ARTE I
CÓDIGO
05000629
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Pressupostos teórico-metodológicos da arte e da educação. Terminologias e conceitos. Histórico do ensino da arte no Brasil e perspectivas. Tendências pedagógicas e estéticas no ensino da arte.
O ensino da arte no currículo escolar: legislação e prática. Parâmetros Curriculares Nacionais: conteúdos e objetivos
do ensino da arte.

Objectives

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARBOSA, Ana Mãe. Educação e Desenvolvimento cultural e artístico, IN: Educação e Realidade; gênero e educação. Porto Alegre, vol. 20, n.2, jul/dez.1995, p.9-17. ______. (org.) Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. BIASOLI, Carmen Lúcia Abadie. Arte-Educação: realidade ou utopia? Pelotas: ETFPel, 1994, 78p. ______. A formação do professor de arte: do ensaio... à encenação. Campinas (SP), Papirus, 1999. _______. Professor de 1º grau: que personagem é este? IN: Nossas Trilhas. Revista do Curso de Mestrado em educação. FaE/UFPeL, Pelotas, 1996, Anual, p. 45-49.
  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação fundamental Parâmetros Curriculares Nacionais/ Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997, 130p. BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Darcy Ribeiro – Nº 9.394/1996. BUORO, A. B. Os olhos que pintam. A leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Cortez: 2002. MARTINS, Miriam Celeste, PICOSQUE Gisa, GUERRA, M. Terezinha T. Didática do ensino da arte: a língua do mundo, poetizar, fruir, e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

Bibliografia Complementar:

  • PEREGRINO, Yara Rosas (cord.) Da Camiseta ao Museu: o ensino das artes na democratização da cultura. João Pessoa: Editora Universitária, 1995, 190 p. IAVELBERG, Rosa. Para aprenser a gostar de arte. SP: Artemed, 2007. ROSSI, M. H.W. Imagens que falam. Leitura da arte na escola. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2003.

Page generated on 2024-12-23 12:36:39 (query took 0.124027s)