Nome da Atividade
PROJETO ESPECIAL EM MÚSICA IV
CÓDIGO
05000723
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Disciplina variável em conteúdos, mas que privilegia o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, da sensibilidade artística e o domínio técnico-musical, potencializando as habilidades e aptidões indispensáveis à atuação profissional e sua capacidade transformadora na sociedade. São priorizadas as habilidades de organização coletiva, de colaboração e de respeito à diversidade de identidades culturais, como forma de construção do conhecimento e consolidação de um paradigma ético.

Objectives

Objetivo Geral:

Estimular o aluno à criação musical através de atividades que privilegiem a ação conjunta, a colaboração entre compositores e intérpretes, bem como a reflexão e o espírito investigativo e científico; estimular o aluno a transitar e dialogar com as diversas possibilidades estéticas instituídas, da música de concerto ou popular, respeitando a sua identidade cultural e incentivando a construção de suas próprias concepções estéticas;

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COOK, Nicholas. Music, imagination and culture. Oxford: Oxford University press, 1990. GRIFITHS, Paul. A Música Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987. GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude. Historia de la musica occidental, 2 vol. Madrid : Alianza Editorial, 1990. GROVE DICTIONARY OF MUSIC editado por Stanley Sadie, versão concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1994. SALLES, Paulo de Tarso. Aberturas e impasses: o pós-modernismo na música e seus reflexos no Brasil 1970-1980. São Paulo: Editora UNESP, 2005. Obs.: há uma bibliografia variável a ser utilizada a cada semestre, relacionado às necessidades do grupo de alunos e do conteúdo desenvolvido.

Bibliografia Complementar:

  • FUBINI, Enrico. Música y lenguaje en la estética contemporánea. Versión castellana, prólogo y notas de Carlos Guillermo Pérez de Aranda. Madrid: Alianza Editorial. Colección Alianza Música, 1994. LANGER, Susanne K. Sentimento e Forma. Trad. Ana M. Goldberger Coelho e J. Guinsburg. Editora Perspectiva,1953. LESTER, J. Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. New York: W.W. Norton & Company, 1989. SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. São Paulo: Edusp, 1996.

Page generated on 2024-11-23 04:07:09 (query took 0.120142s)