Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE
CÓDIGO
05000795
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução à História da Arte. O panorama da Arte. Abordagem introdutória acerca das
produções artísticas (estilos, tendências estéticas e escolas) desde a Pré-história até as
propostas Contemporâneas nas suas relações com o quadro histórico de que são resultado.
Arte do Brasil. Representações do Corpo na História da Arte.

Objectives

Objetivo Geral:

Examinar, através dos tempos, as mudanças da Arte e investigar o pensamento estéticofilosófico
como forma de apreciação;
- Problematizar a produção de arte;
- Habilitar o aluno a reconhecer os diferentes estilos artísticos e suas relações com a história,
a política, a economia, a religião e a sociedade nas suas relações com a arte emergente em
cada período.
- Estimular no aluno o gosto pelo estudo da História da Arte e sua capacidade crítica.
Desenvolver sua percepção visual e sensibilidade artística.

Conteúdo Programático

Introdução da História da Arte: origem e desdobramentos;
- Relações entre Arte e História. A arte como fenômeno social. Sociedade e arte.
-Manifestações das Artes Visuais em interface com as representações do Corpo:
- Arte pré-histórica e mesopotâmica
- Arte egípcia
- Arte grega
- Arte romana
- Arte românica e gótica
- Renascimento
- Barroco
- Neoclassicismo e Romantismo
- Impressionismo / Belle Époque / Art Nouveau
- Expressionismo e Cubismo
- Futurismo e Dadaísmo
- Surrealismo
- Arte Op, Arte Pop
- Tendências contemporâneas (Arte Povera, Transvanguardas, Minimalismo, Arte Conceitual,
Performances, Happenings, Land Art, BodyArt, Fluxus, Instalações, Media-Art, Bio-Art).
- Arte no Brasil, corpo e Representação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos. São Paulo: Cosac Naify, 2011. GOMBRICH, Ernst. A história da arte. 18.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
  • HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. São Paulo: Mestre Jou, 1982. Tomo I e II.

Bibliografia Complementar:

  • ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Cia das Letras, 1992.
  • BASBAUM, R. (Org.). Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
  • CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo. Petrópolis: Vozes, 2009.
  • FUSCO, Renato de. História da arte contemporânea. Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • LELOUP, Jean-Yves. O corpo e seus símbolos: uma antropologia essencial. 20.ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
  • MATOS, Maria Izilda; SOIHET, Rachel (Org.). O corpo feminino em debate. São Paulo: UNESP, 2003.

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