Nome da Atividade
CRÍTICA DE CINEMA
CÓDIGO
05000815
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Definição e funções da análise fílmica;
Os procedimentos metodológicos dos processos de crítica jornalística, ensaio crítico e crítica acadêmica; compreensão e interpretação.
Os procedimentos metodológicos dos processos de crítica jornalística, ensaio crítico e crítica acadêmica; compreensão e interpretação.
Objectives
Objetivo Geral:
Gerais: Produzir textos denominados “crítica de cinema”; Analisar um filme em seu todo, a partir dos créditos, e operar a segmentação dos filmes cena a cena. Compreender a narração como dispositivo em dois níveis: o enredo (fábula) e o estilo (o modo como a fábula é apresentada). Reconhecer o mundo diegético e o extra-diegético (o tempo e o espaço ficcionais e extra-ficcionais).Específicos: Produzir textos analíticos que expressem conhecimento e visão de mundo do autor (aluno), ao mesmo tempo em que não fuja à “valoração” da obra analisada (determinar qualidade), adequando a linguagem e a profundidade da reflexão ao veículo a ser publicada a crítica.
Conteúdo Programático
Unidade I – Formas de análise fílmica: descritivas (descrição de cenas, de planos);
Unidade II – Formas de análise fílmica: referenciais (utilização de citações de outros autores);
Unidade III – Formas de análise fílmica: contextuais (o que está fora do filme: contexto político, sociológico)
Unidade IV – Formas de análise fílmica: a imanência
Unidade V - A crítica, a resenha, o artigo científico
Unidade VI - Exercícios de crítica
Unidade II – Formas de análise fílmica: referenciais (utilização de citações de outros autores);
Unidade III – Formas de análise fílmica: contextuais (o que está fora do filme: contexto político, sociológico)
Unidade IV – Formas de análise fílmica: a imanência
Unidade V - A crítica, a resenha, o artigo científico
Unidade VI - Exercícios de crítica
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. 6. ed. Campinas: Papirus, 2008. 791.4301 E824 / 6.ed. – 7 exemplares - (BCS) BARTHES, Roland. Crítica e verdade. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007, 2011. 809 B285c 0024 3.ed – 6 exemplares - (BCS) BURCH, Noël. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 2011. 791.437 B947p 2011 – 3 exemplares - (BCS) STAM, Robert. O espetáculo interrompido: literatura e cinema de desmistificacao. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. 791.43 S783e – 2 exemplares - (BCS)
Bibliografia Complementar:
- AUERBACH. Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. 300.8 E82 / 5.ed. 0002 – 3 exemplares - (BCS) AUMONT, Jacques & MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus, 2012. 791.4303 A925d 5.ed. 3 exemplares (BCS) VANOYE, Francis. Ensaio sobre a análise filmica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2009. 791.437 / V272e / 6.ed. – 3 exemplares - (BCS)
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 17 | 19 |
Cinema e Audiovisual (Bacharelado) Horários
|
ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
CRÍTICA DO CINEMA | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) |