Nome da Atividade
PASSAGENS AUDIOVISUAIS
CÓDIGO
05000864
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Conhecimento sobre o audiovisual resultante da passagem entre diferentes suportes e linguagens. Os audiovisuais possíveis a partir do diálogo entre cinema, vídeo, cinema experimental, publicidade, videoclipe e design.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo geralFazer com que o aluno tenha contato com uma diversificada produção audiovisual possibilitada pelas passagens entre diferentes linguagens.
Objetivos Específicos
Fornecer um conhecimento teórico/histórico sobre a produção audiovisual que se atualiza por meio do diálogo entre cinema, vídeo experimental, publicidade, videoclipe e design.
Permitir a criação e produção audiovisual de projetos que se desenvolvam nas passagens entre diferentes linguagens.
Conteúdo Programático
Audiovisual e configurações gráficas
O cinema experimental e a imagem em transformação
A publicidade audiovisual e sua relação com o design
Diálogo do videoclipe com os efeitos especiais
Videoclipe e configurações gráficas
O cinema contemporâneo e as configurações gráficas
O audiovisual contemporâneo e suas atualizações
O cinema experimental e a imagem em transformação
A publicidade audiovisual e sua relação com o design
Diálogo do videoclipe com os efeitos especiais
Videoclipe e configurações gráficas
O cinema contemporâneo e as configurações gráficas
O audiovisual contemporâneo e suas atualizações
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosacnaify, c2004. (791.43 D816c 2011 Biblioteca de Ciências Sociais) MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 2. ed. São Paulo : Papirus,2002. (791.4309 M149p 6.ed. Biblioteca de Ciências Sociais) MURCH, Walter. Num piscar de olhos : a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro : Zahar, 2004. (778.53 M973n Biblioteca de Ciências Sociais)
Bibliografia Complementar:
- AUMONT, Jacques. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas : Papirus, 2003. (R 791.4303 A925d 5.ed. Biblioteca de Ciências Sociais) AUMONT, Jacques. O Olho interminável: cinema e pintura . 2. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2011. 266 p. (Cinema, Teatro e Modernidade) ISBN 9788575032817 Número de chamada: [791.43 A925o 2.ed. (BCS) – 3 exemplares] FLUSSER, Vilém. O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naify, 2007. ISBN 978-85-7503-593-1. PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2011. Número de chamada: 303.483 I31 2.ed. (BCS). 8 exemplares.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PASSAGENS AUDIOVISUAIS | Cinema e Audiovisual (Bacharelado) |