Nome da Atividade
ICONOLOGIA DA ARTE I
CÓDIGO
05000878
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Leituras possíveis das obras de arte e o desenvolvimento destas em diferentes culturas e períodos da história da arte no mundo Ocidental e Oriente próximo. Estudo da história da arte para fornecer ao aluno subsídios teóricos necessários para a construção de uma visão crítica voltada para o audiovisual.

Objectives

Objetivo Geral:

GERAL
Conhecer as diferentes possibilidades de leituras de obras artísticas.
ESPECÍFICOS
- Conceituar “obra de arte” e “estilo” em arte;
- Reconhecer algumas das diferentes possibilidades de leituras de obras de obras de arte e
seus respectivos autores;
- Identificar as principais culturas que se desenvolveram, desde a Pré-História ao final do
século XIX, e as diferentes produções artísticas realizadas pelas mesmas;
- Conhecer permanências e rupturas existentes na produção artística de diferentes culturas
que se desenvolveram no mundo Ocidental (e Oriente próximo), desde a Pré-História ao
final do século XIX;
- Evidenciar o ciclo evolutivo na produção artística que caracterizou as diferentes culturas
que se desenvolveram no mundo ocidental (e Oriente próximo), desde a Pré-História à
estética Art Nouveau.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2013. ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica da arte. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1995. ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. ARGAN, Giulio Carlo; FAGIOLO, Maurizio. Guia de história da arte. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1994. ARNHEIM, Rudolf. Arte & percepção visual. São Paulo: Pioneira, 1980. ARNHEIM, Rudolf. Intuição e intelecto na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989. AUMONT, Jacques. A imagem. 16. ed. Campinas: Papirus, 2017. BELL, Julian. Uma nova história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2008. BERGER, John. Modos de ver. Rocco: Rio de Janeiro, 1999. BATTISTONI FILHO, Duílio. Pequena história da arte. 2. ed. Campinas: Papirus, 1987. BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora UNESP, 2017. CALABRESE, Omar. A linguagem da arte. Rio de Janeiro: Globo, 1987. CANTON, Katia. Novíssima arte brasileira: um guia de tendências. São Paulo: Iluminuras, 2001. CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005. CAVALCANTI, Carlos. História das artes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. v. 1 e 2. COLI, Jorge. O que é arte? São Paulo: Brasiliense, 1998. DE FUSCO, Renato. História da arte contemporânea. Lisboa: Presença, 1988. DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos. São Paulo: Cosac Naify, 2003. DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015. FERREIRA, Gloria; COTRIM, Cecilia (org.). Escritos de artistas - anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. FOCILLON, Henri. Vida das formas. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2015. GOMBRICH, Ernst Hans. Os usos das imagens: estudos sobre a função social da arte e 7 da comunicação visual. Porto Alegre: Bookman, 2012. GOMPERTZ, Will. Isso é arte? 150 anos de Arte Moderna. Do Impres

Bibliografia Complementar:

  • ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. BARCINSKI, Fabiana Werneck (org.). Sobre a arte brasileira: da pré-história aos anos 1960. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes: Edições Sesc São Paulo, 2014. BAUMGART, Fritz. Breve história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1994. BAZIN, Germain. História da arte. Lisboa: Martins Fontes, 1980. BERGER, John. Bolsões de resistência. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2004. BECKETT, Wendy. História da pintura. São Paulo: Ática, 1997. BELTING, Hans. O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2012. BOTT, Gian Casper. Naturaleza muerta. Köln: Taschen, 2008. CARMONA MUELA, Juan. Iconografia clasica. Akal Ediciones, 2008. CARMONA MUELA, Juan. Iconografia cristiana. Akal Ediciones, 2008. CARDOSO, Rafael. A arte brasileira em 25 quadros (1790-1930). Rio de Janeiro: Record, 2008. COSTA, Cristina. A imagem da mulher: um estudo da arte brasileira. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2002. D’ALLEVA, Anne. Méthodes & theories de l’histoire de l’art. Paris: Thalia, 2006. DANTO, Arthur. Após o fim da arte. A arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Edusp / Odysseus, 2006. DUBY, Georges. A Europa na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1988. FOCILLON, Henri. A Arte do Ocidente à Idade Média Românica Gótica. Lisboa: Estampa, 1980. HODGE, Susie. Breve história da arte: um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas. São Paulo: Gustavo Gili, 2018. JANSON, Horst Waldemar. História da Arte. Panorama das artes plásticas da pré-história à atualidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1977. JANSON, Horst Waldemar. Historia del arte. Barcelona: Labor, 1972. v. 1 e 2. KEMP, Martin. História da arte no ocidente. Lisboa: Editorial Verbo, 2006. KINDERSLEY, Dorling. História ilustrada da arte: os principais movimentos e as obras mais importantes. São Paulo: Publifolha, 2014. KRAUBE, Ana Carolina. História da pintura: do Renascimento aos nossos dias. Hong Kong, China: Köne

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ICONOLOGIA DA ARTE I Cinema e Audiovisual (Bacharelado)

Page generated on 2024-12-23 03:08:51 (query took 0.123684s)