Nome da Atividade
HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO
CÓDIGO
05000885
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo com caráter de repertório, contemplando a evolução histórica, técnica e estética da animação.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo GeralAtravés de exibição orientada de filmes e da análise de textos, a disciplina objetiva proporcionar o desenvolvimento da formação do aluno na área da animação.
Objetivos Específicos
Através de uma abordagem histórica e cronológica, promover o repertório na área.
Conteúdo Programático
Emile Reynaud e o praxinoscópio – Os primórdios.
Winsor McCay - A história da animação em stop motion e o Prêmio Winsor McCay pela International Animated Film Society
Os clássicos de Chuck Jones e os clássicos da UPA (United Productions of América) em séries para televisão.
A história da Disney.
Norman McLaren e a animação na película.
O documentário em animação. O caso Valsa com Bashir .
História da animação no Brasil – de Kaiser (1917), passando por Sinfonia Amazônica (1953) até à computação gráfica, apresentando estudos da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA)
Do surrealismo de Jan Švankmajer à animação de terror de Tim Burton.
Os filmes da Dreamworks e da Pixar.
Animação no Rio Grande do Sul.
Winsor McCay - A história da animação em stop motion e o Prêmio Winsor McCay pela International Animated Film Society
Os clássicos de Chuck Jones e os clássicos da UPA (United Productions of América) em séries para televisão.
A história da Disney.
Norman McLaren e a animação na película.
O documentário em animação. O caso Valsa com Bashir .
História da animação no Brasil – de Kaiser (1917), passando por Sinfonia Amazônica (1953) até à computação gráfica, apresentando estudos da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA)
Do surrealismo de Jan Švankmajer à animação de terror de Tim Burton.
Os filmes da Dreamworks e da Pixar.
Animação no Rio Grande do Sul.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AUMONT, Jacques. A Estética do Filme. Campinas. SP: Papirus, 1995. Número de Chamada: 791.4301 E824 / 6.ed. (BCS) BARBOSA Junior.; ALBERTO Lucena (org.). Arte da animação: técnica e estética através da história. São Paulo: Editora Senac, 2005. ISBN: 8573592192 MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1990. Número de Chamada: 791.43014 M379l (BCS)
Bibliografia Complementar:
- AUERBACH. Erich. Mimesis. São Paulo: Perspectiva, 4ª ed., 2002. AUMONT, Jacques e MARIE, Michel. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. Campinas, Papirus, 2003. SOLOMON, Charles. History of the Animation - Enchanted Dramings Revised and Update. Nova York: Wings Books, 1996. FOLMAN, Ari. Valsa com Bashir – Uma História da Guerra do Líbano. Porto Alegre: L&PM, 2009. GARDIES, René. Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Texto Gráfica, 2008. METZ, Christian. Linguagem e Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1977. MORENO, A. A Experiência Brasileira no Cinema de Animação. Arte Nova/Embrafilme, Rio de Janeiro, 1978. RIBEIRO DA CRUZ ,Paula , Do Desenho Animado à Computação Gráfica: A Estética da Animação à Luz das Novas Tecnologias – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006 SATRAPI, Marjane. Persépolis. São Paulo: Cia das Letras, 2008. SERGI Càmara. O Desenho Animado. Lisboa: Editorial Estampa, 2005 SURRELL, Jason. Os Segredos dos Roteiros da Disney. São Paulo: Panda Books, 2009.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 27 | 25 |
Cinema de Animação (Bacharelado) Horários
|
CARLA SCHNEIDER Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO | Cinema de Animação (Bacharelado) |