Nome da Atividade
METODOLOGIA E PRÁTICA DA PESQUISA
CÓDIGO
05000967
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Reflexões sobre arte e produção de conhecimento; Metodologias de pesquisa, normas e formatos de trabalhos acadêmicos; Desenvolvimento de tema de pesquisa; Realização de fundamentação bibliográfica; Elaboração de projeto de pesquisa para monografia (Trabalho de Conclusão de Curso).

Objectives

Objetivo Geral:

- Compreender a pesquisa como princípio científico e educativo.
- Debater a pesquisa qualitativa em educação e nas artes.
- Discutir e refletir sobre os pressupostos epistemológicos que norteiam a pesquisa social.
- Elaborar projeto de pesquisa para o TCC.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1
- O que é pesquisa acadêmica?;
- Relações entre arte e ciência na produção de conhecimento;
- Pesquisa na universidade: produção, avaliação, formatos e normas (ABNT e normas da UFPel);

UNIDADE 2
- Leitura proveitosa;
- Fichamento;
- Resumo;
- Resenha e resenha crítica.

UNIDADE 3
- Características de trabalhos acadêmicos: monografia, artigo, dissertação, tese;
- Elaboração de currículo Lattes.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores Associados, 2001
  • BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (ORG.) A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Espelho d'Água, 2003, Cap. 4.
  • COUTINHO, Denise; SANTOS, Eleonora C. da Motta. Epistemologias não-cartesianas na interface artes-humanidades. Repertório: Teatro & Dança, Salvador, n. 14, p. 65-73, 2010.
  • GIUSTI, C.L.L.; GOMES, Z. M. F.; OLIVEIRA, A.A. de; ZIBETTI, C. D. D.. Teses, Dissertações, Trabalhos Acadêmicos: manual de normas da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: UFPel, 2006. 62p.
  • SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. São Paulo:Cortez, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • BACHELARD, Gaston.A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 1996.
  • BECKER, Howard S. Truques de escrita: para começar e termiar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2015.
  • BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp, 2003.
  • FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural do Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
  • KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1998.

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