Nome da Atividade
POÉTICAS POPULARES NA CONTEMPORANEIDADE
CÓDIGO
05000982
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Cultura, Tradição e Contemporaneidade. Cultura Popular, Folclore e Parafolclore. Artes Populares e as múltiplas possibilidades da Arte. Folclore enquanto Poética Popular. Poéticas Populares: Diversidade e Polissemia na Contemporaneidade. O Popular e as Tecnologias. Festa, Rito, Espetáculo e Mercado. O Corpo Popular Contemporâneo. Práticas Experimentais e Processos Criativos em Poéticas Populares.
Objectives
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
UNIDADE I – Estudos Introdutórios
Cultura, Tradição e Contemporaneidade
Cultura Popular, Folclore e Parafolclore
UNIDADE II – O Popular, os Populares
Artes Populares e as múltiplas possibilidades da Arte
Folclore enquanto Poética Popular
UNIDADE III – Poéticas Populares Hoje
Poéticas Populares: Diversidade e Polissemia na Contemporaneidade
O Popular e as Tecnologias
Festa, Rito, Espetáculo, Cena e Mercado
O Corpo Popular Contemporâneo: pluralidades
UNIDADE IV - Experimentos e Criação
Práticas Experimentais e Processos Criativos em Poéticas Populares
Cultura, Tradição e Contemporaneidade
Cultura Popular, Folclore e Parafolclore
UNIDADE II – O Popular, os Populares
Artes Populares e as múltiplas possibilidades da Arte
Folclore enquanto Poética Popular
UNIDADE III – Poéticas Populares Hoje
Poéticas Populares: Diversidade e Polissemia na Contemporaneidade
O Popular e as Tecnologias
Festa, Rito, Espetáculo, Cena e Mercado
O Corpo Popular Contemporâneo: pluralidades
UNIDADE IV - Experimentos e Criação
Práticas Experimentais e Processos Criativos em Poéticas Populares
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANGROSINO, Michael. Etnografia e Observação Participante. São Paulo: Bookman Artmed, 2009.
- BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2010.
- BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
- BIÃO, Armindo. (org.) Artes Populares Brasileiras do Espetáculo e Encenações. Cadernos do JIPE-CIT. Ano 12. N.23. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia. Salvador: UFBA/PPGAC, 2009.
- BUENO, Maria Lucia; CASTRO, Ana Lúcia. (orgs.) Corpo, território da cultura. São Paulo: Annablume, 2005.
- BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna: Europa 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
- CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
- CASTRO JÚNIOR, Luís Victor. (org.) Festa e Corpo: as expressões artísticas e culturais nas festas populares baianas. Salvador: EDUFBA, 2014.
- CITRO, Silvia; ASCHIERI, Patricia. (coords.) Cuerpos em movimento: antropologia de y desde las danzas. Buenos Aires: Biblos, 2012.
- DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
- DOMINGUES, Diana (org.) A Arte no Século XXI: A Humanização das Tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
- DOMINGUES, Diana (org.) Arte e Vida no Século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
- FERNANDES, Florestan. O Folclore em Questão. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
- FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Editora Sulina, 2016. 239 p.
- GONÇALVES, Marco Antonio; Head, Scott. (orgs.) Devires imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
- GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. 3.ed. São Paulo: Annablume, 2008.