Nome da Atividade
MÚSICA E TEATRO
CÓDIGO
05000998
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Elementos de musicalização, ritmo e canto para trabalho em cena; Conhecimento musical básico para inclusão da música na criação teatral; Parâmetros da música: altura, duração, intensidade, timbre; Prática de canto coral e percussão em conjunto; Relações entre música e linguagens teatrais em diferentes épocas e no presente; Criação musical coletiva como ferramenta de trabalho com a cena.
Objectives
Objetivo Geral:
- Desenvolver habilidades musicais básicas para trabalho teatral;- Explorar possibilidades de uso da música na criação cênica;
- Trabalho com técnica vocal e canto individual e coletivo;
- Criação coletiva envolvendo música e teatro.
Conteúdo Programático
UNIDADE 1
- Música e corpo, música e gesto: ritmo de fala, percussão corporal e instrumental em conjunto;
- Reconhecimento e consciência dos parâmetros da música: altura, duração, intensidade, timbre;
- Aprendizagem rítmica: estratégia métrica e estratégia mnemônica;
- Prosódia: relações texto e música, musicalidade do texto;
- A musicalização como ferramenta na pedagogia teatral.
UNIDADE 2
- A música e o teatro na história: diferentes usos da música no teatro.
UNIDADE 3
- Possibilidades de uso da música na criação cênica;
- Canto coral: homofonia e polifonia;
- Compassos, divisões e subdivisões rítmicas;
- Forma musical: trabalho de criação musical e uso do discurso;
- Notação básica de ritmo;
- Notações musicais alternativas;
- Trabalho coletivo de criação de cena com música.
- Música e corpo, música e gesto: ritmo de fala, percussão corporal e instrumental em conjunto;
- Reconhecimento e consciência dos parâmetros da música: altura, duração, intensidade, timbre;
- Aprendizagem rítmica: estratégia métrica e estratégia mnemônica;
- Prosódia: relações texto e música, musicalidade do texto;
- A musicalização como ferramenta na pedagogia teatral.
UNIDADE 2
- A música e o teatro na história: diferentes usos da música no teatro.
UNIDADE 3
- Possibilidades de uso da música na criação cênica;
- Canto coral: homofonia e polifonia;
- Compassos, divisões e subdivisões rítmicas;
- Forma musical: trabalho de criação musical e uso do discurso;
- Notação básica de ritmo;
- Notações musicais alternativas;
- Trabalho coletivo de criação de cena com música.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2014.
- GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.
- MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (orgs.). Pedagogias em Educação Musical. Intersaberes, 2013.
Bibliografia Complementar:
- CARLSON, M. Teorias do teatro: Estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. São Paulo: UNESP, 1997.
- CINTRA, Fabio Cardozo de Mello. A musicalidade como arcabouço da cena: caminhos para uma educação musical no teatro. Tese de Doutorado. Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2006. São Paulo: USP, 2006. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27139/tde-04082009-222601/publico/59771.PDF. Acesso em: 07 out. 2020.
- FERNANDINO, Jussara Rodrigues. Música e cena: uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro. Dissertação (mestrado) Escola de Belas Artes da UFMG, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WKJB4 . Acesso em: 07 out. 2020.
- GRAMANI, José Eduardo. Rítmica viva: a consciência musical do ritmo. São Paulo: UNICAMP, 2008.
- LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Edições SESC, 2010.