Nome da Atividade
PSICOLOGIA DAS EMERGÊNCIAS E CRISES EM AMBIENTES EDUCATIVOS
CÓDIGO
05001004
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da psicossociologia das emergências e crises na escola, com ênfase nas competências para as intervenções práticas principalmente as que se originam da Teoria Temporal do Psiquismo e da Psicossomática. Fundamentos de Primeiros Auxílios Psicológicos em situações-limites e desastres e no Estresse Pós-Traumático. Análise e indicadores para intervenções de compreensão, apoio e superação do trauma às vítimas, profissionais e voluntários em ações de defesa civil. Estudo crítico da Síndrome de Burnout em docentes.

Objectives

Objetivo Geral:

- Familiarizar-se com a complexidade do tema no sentido de favorecer o intercâmbio de experiências, o conhecimento e as inovações que incrementem a produção teórico-prática sobre psicologia em emergências e crises, fornecendo subsídios para a instrumentalização das intervenções nos ambientes educativos e ações em Defesa Civil;
- Identificar as contribuições da psicologia na prevenção e no gerenciamento de crises, obtendo indicadores teórico-práticos, na tarefa de diminuir a vulnerabilidade de educandos e educadores;
- Contribuir à aquisição de habilidades para os primeiros auxílios psicológicos em incidentes críticos;
- Contribuir à aquisição de habilidades de prevenção e recuperação para evitar desgaste (estresse) profissional, especialmente ao que é denominado de Síndrome de Burnout;
- Aprender a reconhecer os diferentes tipos de trauma psicológico e graus de vitimização, assim como suas implicações e tipos de tratamento recomendados.

Conteúdo Programático

1. Angústia Pública: Psicossociologia das Emergências e Crises na Escola
2. Psicossociologia: a esquizofrenização da sociedade e o papel do professor
3. Instituições de exclusão e de inclusão: a loucura na sala de aula / impotência e desamparo
4. Conexões imperfeitas: as relações de poder direção-pais-alunos
5. Desastres, Incidentes críticos e classificação das vítimas
6. Catástrofes e organização da defesa civil: competências do professor
7. Sociograma da violência: Bullying, agressões, alcoolismo e drogas, abuso sexual e estupro
8. O lazer e a recreação como prevenção da delinquência
9. Primeiros Auxílios Psicológicos e Estresse Pós-Traumático: Teoria Temporal do Psiquismo e métodos de intervenção
10. Cultura docente e Síndrome de Burnout: ver-se é igual a ver melhor

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRUCK, Ney Roberto Váttimo. Primeiros auxílios psicológicos: angústia pública e psicologia das emergências. Porto Alegre: Gênese, 2009.
  • MOFFATT, Alfredo. Psicoterapia do oprimido: ideologia e técnica da psiquiatria popular. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1983.
  • MOFFATT, Alfredo. Terapia de crise. São Paulo: Cortez, 1982.

Bibliografia Complementar:

  • GOODWIN, Donald W. Diagnóstico da doença mental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.
  • GUARESCHI, Pedrinho A. Comunicação e poder: a presença e o papel dos meios de comunicação de massa estrangeira na América Latina. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
  • NÓRTE, Carlos Eduardo; MACIEIRA, Raiana Micas; FURTADO, Ana Lúcia de Lemos (Org). Formação: ética, política e subjetividades na Psicologia. Rio de Janeiro: CRP, 2010.
  • ROBAINA, Luís Eduardo de Souza; TRENTIN, Romario (Org.). Desastres naturais no Rio Grande do Sul. Santa Maria: UFSM, 2013
  • SEMINARIO NACIONAL SOBRE DESASTRES AMBIENTAIS, 2000: Curitiba, PR). Anais ... Brasilia, DF: CONFEA, 2001.

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