Nome da Atividade
EXPRESSÃO CORPORAL I
CÓDIGO
05001012
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Percepção de si e do outro pelo e no movimento; exploração das possibilidades e limitações de cada corpo em movimento e sua expressividade. Presença cênica.
Objectives
Objetivo Geral:
1. Conhecer a história da formação corporal do ator: primeira metade do século XX;2. Experimentar o corpo que somos considerando alguns aspectos básicos de anatomia e cinesiologia;
3. Conhecer a função do aquecimento, do alongamento, do alinhamento, do fortalecimento, do relaxamento e da coordenação corporal no trabalho do profissional de teatro;
4. Realizar exercícios práticos que proporcionem o aquecimento corporal, o alongamento, o alinhamento, o fortalecimento, o relaxamento assim como a coordenação do movimento e coloquem o aluno frente às suas possibilidades e limitações;
5. Instrumentalizar o aluno para a composição de ações através dos fatores do movimento estudados por Rudolf Laban;
Conteúdo Programático
- Jogos de movimento-improvisação;
- Processo de investigação de si mesmo;
- Eu-corpo e minhas limitações e possibilidades;
- Preparação corporal para o trabalho em artes cênicas: aquecimento, alongamento, alinhamento, fortalecimento, relaxamento e coordenação corporal;
- Corpo como espaço de expressividade;
- Corpo dilatado e presença cênica.
- Processo de investigação de si mesmo;
- Eu-corpo e minhas limitações e possibilidades;
- Preparação corporal para o trabalho em artes cênicas: aquecimento, alongamento, alinhamento, fortalecimento, relaxamento e coordenação corporal;
- Corpo como espaço de expressividade;
- Corpo dilatado e presença cênica.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BERTHERAT, Thérèse e BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razões. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
- FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ª ed. São Paulo: Annablume, 2006.
- LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus editorial, 1978.
Bibliografia Complementar:
- AZEVEDO, Sonia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
- GONÇALVES, Maria Augusta. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. São Paulo: Papirus, 2001, 2009, 2011.
- MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.
- MIRANDA, Regina. Para incluir todos os corpos. In KALAZANS, Julieta; CASTILHO, Jacyan; GOMES, Simone. Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.
- STOKOE, Patrícia. Expressão corporal na pré-escola. São Paulo: Summus, 1987.