Nome da Atividade
HISTÓRIA DO TEATRO II
CÓDIGO
05001014
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo das principais características do teatro renascentista, barroco, classicista e da Commedia dell’ Arte, com ênfase nos contextos histórico, ético e estético.
Objectives
Objetivo Geral:
Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de: caracterizar e identificar os movimentos e os gêneros do teatro do Renascimento ao século XVIII, sob os aspectos históricos, sociais, culturais e estéticos.Conteúdo Programático
UNIDADE 1 – O TEATRO RENASCENTISTA NA ITÁLIA
1.1 – A tragédia e a comédia.
1.2 – A commedia dell’arte.
1.3 – O edifício teatral e o espetáculo.
UNIDADE 2 – O TEATRO RENASCENTISTA EM PORTUGAL E NA ESPANHA
2.1 – O espetáculo renascentista e seus autores: os autos de Gil Vicente e Cervantes.
2.2 – O século de ouro espanhol e seus principais autores: Lope de Vega, Calderón de la Barca, Tirso de Molina.
UNIDADE 3 – O TEATRO ELISABETANO (INGLATERRA)
3.1 – Organização da cena inglesa e seus principais autores: Ben Jonson, Marlowe, Shakespeare.
UNIDADE 4 – O CLASSICISMO FRANCÊS
4.1– Encenação, poéticas do drama, obras dramáticas e principais autores: Racine, Corneille, Molière.
UNIDADE 5 – A COMÉDIA ITALIANA NO SÉCULO XVIII
5.1 – Goldoni e a commedia dell’arte.
UNIDADE 6 – O TEATRO FRANCÊS NO SÉCULO XVIII
6.1 – O espetáculo francês, a peça bem-feita, o iluminismo.
6.2 – Diderot: a arte dramática e o paradoxo do ator.
UNIDADE 7 – O TEATRO ALEMÃO DO SÉCULO XVIII
7.1 – Lessing: teoria dramática.
1.1 – A tragédia e a comédia.
1.2 – A commedia dell’arte.
1.3 – O edifício teatral e o espetáculo.
UNIDADE 2 – O TEATRO RENASCENTISTA EM PORTUGAL E NA ESPANHA
2.1 – O espetáculo renascentista e seus autores: os autos de Gil Vicente e Cervantes.
2.2 – O século de ouro espanhol e seus principais autores: Lope de Vega, Calderón de la Barca, Tirso de Molina.
UNIDADE 3 – O TEATRO ELISABETANO (INGLATERRA)
3.1 – Organização da cena inglesa e seus principais autores: Ben Jonson, Marlowe, Shakespeare.
UNIDADE 4 – O CLASSICISMO FRANCÊS
4.1– Encenação, poéticas do drama, obras dramáticas e principais autores: Racine, Corneille, Molière.
UNIDADE 5 – A COMÉDIA ITALIANA NO SÉCULO XVIII
5.1 – Goldoni e a commedia dell’arte.
UNIDADE 6 – O TEATRO FRANCÊS NO SÉCULO XVIII
6.1 – O espetáculo francês, a peça bem-feita, o iluminismo.
6.2 – Diderot: a arte dramática e o paradoxo do ator.
UNIDADE 7 – O TEATRO ALEMÃO DO SÉCULO XVIII
7.1 – Lessing: teoria dramática.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARRETINI, Célia. O teatro, ontem e hoje. São Paulo: Perspectiva, 1980.
- BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006, 2008, 2017.
- ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1997, 2006, 2008.
Bibliografia Complementar:
- BOQUET, Guy. Teatro e sociedade: Shakespeare. São Paulo: Perspectiva, 1989.
- DIDEROT, D. Discurso sobre a poesia dramática. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
- FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: SENAC, 2004.
- MAGALDI, Sábato. O texto no teatro. São Paulo: Perspectiva, 2012.
- SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Shakespeare enfarinhado: estudos sobre teatro, jogo e aprendizagem. São Paulo: HUCITEC, 2012.