Nome da Atividade
PEDAGOGIA DO TEATRO I
CÓDIGO
05001016
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da história da Arte-Educação no Brasil e dos Fundamentos do Ensino do Teatro. Estudo do conceito de jogo em diversos contextos históricos; as estruturas do jogo social e ficcional. Estudo e vivência das metodologias de ensino do teatro que tem o jogo como base: Jogos Teatrais e Jogos Dramáticos. Planejamento didático fundamentado nas metodologias estudadas.

Objectives

Objetivo Geral:

Conhecer a história da Arte-Educação no Brasil; Aprender os fundamentos do ensino do teatro; Refletir acerca do papel do professor de teatro na escola; Compreender as diferenças metodológicas entre jogos teatrais e jogos dramáticos; Praticar e conduzir exercícios vinculados às duas vertentes do ensino de teatro; Refletir sobre as metodologias estudadas e suas aplicações em diferentes contextos e espaços educacionais; Identificar as características do jogo social e ficcional; Compreender o papel do jogo nos processos de teatroeducação; Vivenciar e planejar práticas com jogos tradicionais e de regras, jogos dramáticos e teatrais.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – O ensino do teatro no Brasil
1.1 A lei de diretrizes e bases para educação de 1996
1.2 Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental
1.3 Orientações curriculares para o ensino médio
1.4 Arte-Educação no Brasil
1.5 Fundamentos do Ensino do Teatro na educação básica
UNIDADE 2 – O homo ludens
2.1 As origens do jogo
2.2 O jogo como fenômeno cultural
2.3 O jogo e o conhecimento
UNIDADE 3 – A evolução do jogo na criança
3.1 Jogo sensório-motor
3.2 Jogo simbólico
3.3 Jogo de regras
UNIDADE 4 – Teatro e/ou educação: o jogo e as práticas teatrais
4.1 Do faz-de-conta à representação teatral
4.2 Jogos Dramáticos
4.3 Jogos Teatrais
4.4 Planejamento didático a partir das metodologias estudadas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1980.
  • JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino de teatro. 9ª ed. Campinas: Papirus, 2010, 2014.
  • KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. 7ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
  • SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. 5ª ed. São Paulo: Summus, 1978.
  • SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2005, 2008, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo: Perspectiva, 1991, 2007.
  • COURTNEY, Richard. Jogo, teatro & pensamento: as bases intelectuais do teatro na educação. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
  • DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. 3ª ed. São Paulo: HUCITEC, Mandacaru, 2011.
  • PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
  • PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Para desembaraçar os fios. Educação & Realidade v. 30(2), p. 217-228, jul/dez 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/12462/7384. Acesso em: 03 out. 2020.

Page generated on 2024-11-22 23:37:42 (query took 0.130590s)