Nome da Atividade
HISTÓRIA DO TEATRO III
CÓDIGO
05001017
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudo das principais características do teatro do Romantismo, Naturalismo, Realismo até as vanguardas históricas do século XX, com ênfase no contexto histórico, ético e estético.
Objectives
Objetivo Geral:
Promover a compreensão e o debate acerca das características do período entre o século XIX e primeiras décadas do século XX no Ocidente, abordando aspectos históricos, sociais, culturais e estéticos do campo teatral. Desenvolver estudos sobre a encenação, a dramaturgia, a interpretação e as teorias envolvidas no fazer teatral vinculado a estas estéticas.Conteúdo Programático
UNIDADE 1 – O Romantismo e o Teatro
1.1 Pré-Romantismo na Alemanha: “Sturm and Drung” (tempestade e ímpeto)
1.2 A estética romântica: pressupostos teóricos e características
1.3 Os “monstros sagrados”: os grandes atores e as divas no centro da cena
1.4 O melodrama e o vaudeville: gêneros ligeiros e populares do século XIX
1.5 A busca por uma dramaturgia, uma encenação e por temáticas românticas: os dramaturgos alemães e franceses
UNIDADE 2 – O Realismo e o Teatro
2.1 A estética realista: pressupostos teóricos e características
2.2 O surgimento da figura do diretor teatral e suas decorrências estéticas
2.3 A Companhia do Duque de Saxe-Meiningen
2.4 Antoine e a encenação realista da França
2.5 A dramaturgia de A. Strindbergh e H. Ibsen nos países escandinavos
2.6 As encenações de Otto Brahms e Max Reinhardt na Alemanha
UNIDADE 3 – O Naturalismo e o Teatro
3.1 A estética naturalista: pressupostos teóricos e características
3.2 Stanislavski, Danchenko e o Teatro de Arte de Moscou: encenações e constituição de uma pedagogia do ator
3.3 A dramaturgia de AntonTchekov
UNIDADE 4 – O Simbolismo e o Teatro
4.1 A estética simbolista: pressupostos teóricos e características
4.2 O francês Lugné-Poe e a dança de Loie Fuller.
4.3 A dramaturgia de Maeterlinck e de A. Jarry
4.4 As propostas de encenação de Gordon Craig
4.5 As propostas de encenação de Adolphe Appia
UNIDADE 5 – As vanguardas estéticas do início do século XX
5.1 Expressionismo, impressionismo, dadaísmo, futurismo, surrealismo e suas relações com o campo teatral
5.2 V. Meyerhold e as vanguardas na Rússia
UNIDADE 6 – Entre as polaridades de Stanislavski e Meyerhold
6.1 Tairov e o teatro de síntese
6.2 Vakhtangov e a experiência no Habima
6.3 Michael Chekhov e o trabalho do ator
1.1 Pré-Romantismo na Alemanha: “Sturm and Drung” (tempestade e ímpeto)
1.2 A estética romântica: pressupostos teóricos e características
1.3 Os “monstros sagrados”: os grandes atores e as divas no centro da cena
1.4 O melodrama e o vaudeville: gêneros ligeiros e populares do século XIX
1.5 A busca por uma dramaturgia, uma encenação e por temáticas românticas: os dramaturgos alemães e franceses
UNIDADE 2 – O Realismo e o Teatro
2.1 A estética realista: pressupostos teóricos e características
2.2 O surgimento da figura do diretor teatral e suas decorrências estéticas
2.3 A Companhia do Duque de Saxe-Meiningen
2.4 Antoine e a encenação realista da França
2.5 A dramaturgia de A. Strindbergh e H. Ibsen nos países escandinavos
2.6 As encenações de Otto Brahms e Max Reinhardt na Alemanha
UNIDADE 3 – O Naturalismo e o Teatro
3.1 A estética naturalista: pressupostos teóricos e características
3.2 Stanislavski, Danchenko e o Teatro de Arte de Moscou: encenações e constituição de uma pedagogia do ator
3.3 A dramaturgia de AntonTchekov
UNIDADE 4 – O Simbolismo e o Teatro
4.1 A estética simbolista: pressupostos teóricos e características
4.2 O francês Lugné-Poe e a dança de Loie Fuller.
4.3 A dramaturgia de Maeterlinck e de A. Jarry
4.4 As propostas de encenação de Gordon Craig
4.5 As propostas de encenação de Adolphe Appia
UNIDADE 5 – As vanguardas estéticas do início do século XX
5.1 Expressionismo, impressionismo, dadaísmo, futurismo, surrealismo e suas relações com o campo teatral
5.2 V. Meyerhold e as vanguardas na Rússia
UNIDADE 6 – Entre as polaridades de Stanislavski e Meyerhold
6.1 Tairov e o teatro de síntese
6.2 Vakhtangov e a experiência no Habima
6.3 Michael Chekhov e o trabalho do ator
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ASLAN, Odette. O ator no século XX: a evolução da técnica, o problema da ética. São Paulo: Perspectiva, 2010.
- BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2017.
- CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. São Paulo: UNESP, 1997.
- ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral, 1880-1980. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
Bibliografia Complementar:
- BARRETINI, Célia. O teatro, ontem e hoje. São Paulo: Perspectiva, 1980.
- CRAIG, Gordon. O ator e a supermarionete. Trad. Almir Ribeiro. In: Sala Preta, PPGAC/USP, vol. 12, n. 1, 2012, p. 101-124. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57551/60596. Acesso em 02 out. 2020.
- GUINSBURG, J (Org.). O romantismo. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2005, 2008.
- MICHELI, Mario. As vanguardas artísticas do século XX. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
- ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.